Enquete da semana: o melhor álbum de metal de 2004


A disputa dessa semana em nossa enquete ficou concentrada, desde o início, entre os quatro primeiros colocados. Mas, da metade em diante, o segundo disco do Mastodon tomou a dianteira e não largou mais. Uma vitória muito justa, diga-se de passagem. Destaque também para os álbuns do Exodus, Motörhead, Angra, Pain of Salvation, Nightwish, Ayeron e Orphaned Land, além do Therion, que concorreu com dois trabalhos.

Confira o resultado abaixo, e não deixe de comentar, é claro:

Mastodon – Leviathan – 38%
Exodus – Tempo of the Damned – 33%
Motörhead – Inferno – 29%
Angra – Temple of Shadows – 26%
Pain of Salvation – Be – 19%
Nightwish – Once – 18%
Ayreon – The Human Equation – 18%
Orphaned Land – Mabool: The Story of the Three Sons of Seven – 16%
Enslaved – Isa – 14%
Therion – Lemuria – 12%
Saxon – Lionheart – 11%
Edguy – Hellfire Club – 11%
Evergrey – The Inner Circle – 10%
Behemoth – Demigod – 10%
Therion – Sirius B – 10%
Rotting Christ – Sanctus Diavolos – 9%
Haggard – Eppur si muove – 9%
In My Dying Bride – Songs of Darkness, Words of Light – 8%
Ensiferum – Iron – 7%
Neurosis – The Eye of Every Storm – 7%
Witchcraft – Witchcraft – 7%
Hibria – Defying the Rules – 5%
Mercenary – 11 Dreams – 4%

Comentários

  1. Pode me tirar pra chato, mas ainda acho que faltaram na lista aqueles que - ao menos para mim - foram os mais interessantes e arregaçantes do ano, "Vol. 3 - The Subliminal Verses", do Slipknot, e "Reise, Reise", do Rammstein, as duas grandes bandas dos últimos 15 anos, nunca decepcionando. "Pulse of the Maggots", "Duality", "Vermilion", "The Blister Exists", "Before I Forget"... O Slipknot conseguiu a façanha de não soar mais fraco após o excelente "Iowa" e ainda solidificou de vez o status de maior banda de heavy metal surgida nos últimos anos, só perdendo em popularidade para os gigantes estabelecidos há décadas.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Diogo. Não tinha me dado conta de que esses 2 discos (Vol. 3 e Reise, Reise) tinham sido lançados em 2004.

    Como é possível votar em mais de 1, com certeza teriam o meu voto também.

    Acredito que Slipknot ficaria tranquilamente entre os 5 melhores e Rammstein bem perto.

    Porque eles ficaram ausentes da lista, Ricardo?

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa, para essa pesquisa de 2005 já identifiquei a falta de "Hypnotize" do System of a Down, que lançou 2 albuns naquele ano.

    ResponderExcluir
  4. Todoa os discos presentes nas enquetes são indicados por mim, que faço uma pré-seleção dos álbuns. É por isso que os discos do Slipknot e do Rammstein não estão na lista. O mesmo vale para o Hypnotize, que acho bastante inferior ao Mezmerize, e por isso não entrou na enquete. Não é uma "falha", mas sim uma escolha minha.

    ResponderExcluir
  5. Por este aspecto, são os melhores discos de determinado ano, segundo Ricardo Sellig né? Tem discos que a gente não gosta mas que foram grandes lançamentos no ano em questão, e não tem como negar este fato. O do Slipknot é um exemplo...

    ResponderExcluir
  6. É impossível listar todos os discos lançados no ano. O sistema que encontrei para montar as enquetes foi esse. Falhas podem acontecer, mas as coisas estão funcionando e o saldo, a meu ver, é muito mais positivo do que negativo.

    ResponderExcluir
  7. Eu não entendi o que tiagorolim78 disse a respeito do Slipknot.

    Afinal tu gosta ou não gosta do album vol. 3?

    Eu acho um BAITA disco e devia estar na enquete. Receberia mais votos que muita coisa naquela lista.

    ResponderExcluir
  8. Ricardo, se alguém vem aqui e pede para você incluir na enquete um nome extremamente improvável, OK, até se poderia dizer que não dá, REALMENTE, para incluir 100% dos lançamentos de um ano numa enquete. Senão eu também ia pedir 100 bandas a cada uma delas, e aposto que você também!

    Mas do mesmo modo que já senti falta de nomes como Shaman, Lacrimosa (dos MAIORES nomes do gótico), Jon Oliva, alguns discos do Royal Hunt, e do próprio Metallica e Iron, que você ignorou quando bem quis (ex: fase dos Load's, ou Blaze no Iron, etc). Agora sentiram falta de um disco que nem exalto tanto, mas lembro que foi ESSENCIAL e muito falado em 2004, que foi o do Slipknot. Isso é bastante claro! (além do Rammstein e outros)

    Colocando alguns nomes indiscutíveis de antemão, dá para salpicar com alguns nomes menores de seu gosto pessoal, sempre MUITÍSSIMO bem vindos, ainda que bandas menores mas que sacudiram o underground, ou lembrando dos primeiros álbuns de bandas que vêm a ser reconhecidas somente agora na 2ª década do século. Tudo muito salutar.

    Apenas NÃO utilize termos como "tal álbum é muito inferior a outro, e logo não entrou"... é esse tipo de tratamento que julguei IRÔNICO de sua parte, para depois vir me dar chamada como fez lá no outro tópico das bandas nacionais, tomando partido do maluco que veio xingando deus e o mundo...

    no mais, por divulgar de Korn a Meshuggah, Machine head a Kamelot, Rammstein a Orphaned Land, Hammers Of Misfortune a Mastodon, sigo fã do site. Mas críticas para incluir mais nomes e mais variedade (nem vou falar "originalidade", senão é nova briga rs) deveriam sempre ser bem vindas e, acima de tudo, OUVIDAS com atenção! abço!

    ResponderExcluir
  9. Ricardo, eu entendo que você é quem define os critérios, afinal, o blog é seu e acaba atraindo pessoas com ideias mais próximas às suas a respeito de música, basta verificar o bom desempenho do Mastodon nesse tipo de enquete, algo que eu imagino que muito dificilmente se repetiria em outros espaços. Contudo, penso que seria legal não ignorar certos discos de heavy metal que foram sucessos indiscutíveis dentro da música pop em geral, caso de "Vol. 3", do Slipknot. Entre os presentes na lista, quais tiveram semelhante impacto em grande escala? A resposta é simples: nenhum. Talvez o Nightwish tenha tido força semelhante no Brasil, mas mundialmente não é possível comparar com um disco que não foi número um na Billboard por detalhe. Felizmente o seguinte foi direto ao topo, sem fazer concessão alguma, ao contrário, soando mais thrash metal do que nunca.

    ResponderExcluir
  10. E se os discos fossem escolhidos tendo o Rate your Music como base ???? É uma idéia.... talvez até infeliz da minha parte.... mas talvez fosse mais neutro ...
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Eu acabei fazendo por curiosidade

    http://rateyourmusic.com/customchart?page=1&chart_type=top&type=album&year=2004&genre_include=1&include_child_genres=1&genres=metal&include_child_genres_chk=1&include=both&origin_countries=&limit=none&countries=

    ResponderExcluir
  12. Fábio, eu já uso o Rate Your Music como base para elaborar essas enquetes, e, como você pode ver, nelas o Slipknot não está bem avaliado. Além disso, às vezes o site não computa gêneros como o nu metal e alternative metal, que são os rótulos que o Slipknot está enquadrado, dentro do rótulo geral de "metal". Pode ser complicado para quem está de fora entender isso, mas se tiverem outros sites para repassar onde eu possa me basear para criar as novas enquetes, agradeço.

    ResponderExcluir
  13. Tem toda razão...é complicado mesmo... mas listas são listas... e o legal delas é a discussão...
    um outro ótimo site é o Heavy Metal About:
    http://heavymetal.about.com/

    Sobre o Slipknot... a banda é mesmo geralmente mal avaliada no Rate Your Music...

    ResponderExcluir
  14. O rateyourmusic é um bom lugar para pesquisa (aliás, é ótimo!) e para nos lembrarmos de eventual lançamento que fez barulho em cada ano, blz. Mas sem torná-lo um critério absoluto, pois lá também seriam cometidas injustiças.

    A proposta é simples: uma rápida pesquisa, com os principais nomes de cada (sub)estilo do metal de rpesença obrigatória, sem ignorar este ou aquele por "não ir com a cara"... superado isso, deixar um espaço para o gosto pessoal do dono do blog, que vem incluindo bons nomes.

    ResponderExcluir
  15. Parece simples, mas não é: onde fazer a tal "uma rápida pesquisa, com os principais nomes de cada (sub)estilo do metal"? E, além disso,os principais nomes de cada estilo do metal é algo subjetivo para cada um, não?

    ResponderExcluir
  16. "onde fazer a tal "uma rápida pesquisa"?"

    eu dispensaria a pesquisa. Basta estar atualizado na cena (e sei que está!). Ir em alguns sites ver quais os lançamentos de tal ano é bom APENAS para NÃO deixar algo de fora por um lapso, esquecimento, o que seria normal se for tentar puxar só de cabeça. JAMAIS por preconceito ou arrogância, coisas das quais sei que você também NÃO é adepto (quer dizer, depois de eventos recentes por aqui, já nem sei mais).

    "E, além disso,os principais nomes de cada estilo do metal é algo subjetivo para cada um, não?"

    uhm, não, de modo algum! Principais, maiores, é objetivo. "Melhores" é que é altamente SUBJETIVO. Como quando leio "tal lançamento é bem inferior a outro"... subjetivismo total (o que não dispensa argumentação a respeito, claro, para uma saudável e aberta discussão).

    Para MIM, a banda do meu vizinho pode ter lançado algo melhor que o Metallica em determinado ano, por ex (seria doido e improvável, mas é o famoso "gosto pessoal"). Posso vir aqui, até recomendar ou lembrar da banda, mas exigir que vc lembrasse dela ou incluísse numa eventual enquete seria absurdo! Agora, o gigante Metallica, esse não tem "esquecimento" que sustente, certo? O mesmo valeria para Jon Oliva, Slipknot, Rammstein, Andre Matos, Lacrimosa. O Royal Hunt não é nenhum "gigante" em seu estilo (nem sei bem qual o estilo deles)...esse só "cobrei" porque você mesmo lembrou deles com o clássico "Paradox". E por aí vai...

    Saudações!

    ResponderExcluir
  17. Não adianta, a bola da vez aqui no blog são as enquetes. Por mais que eu argumente, elas continuarão sendo criticadas (rs).

    A questão é que a Collector´s Room mostra a minha visão sobre a música. Sempre foi assim e sempre será. Tem gente que me acha arrogante por essa postura, mas é a vida, não posso fazer nada.

    Toda a reputação, crescimento, respeito e público que o blog conquistou ao longo dos anos foi devido a essa visão, às minhas opiniões, à maneira como eu penso. Escrevo sobre música desde 2004, não comecei ontem. E, como vocês, também tenho as minhas preferências pessoais.

    Há coisas que precisam ser melhoradas? Sim, e sempre haverão. No entanto, a qualidade do material publicado na Collector´s Room é infinitamente superior às falhas que acontecem de vez em quando.

    Tem dias em que acesso blogs e sites por aí e leio tanta merda, mas, como conheço as pessoas que os publicam, simplesmente prefiro ficar quieto a expressar a minha opinião.

    Enfim, aumentem o som, coloquem a cerveja pra gelar e é isso aí ...

    ResponderExcluir
  18. Cadê o Ties of Blood do Korzus ? Nessa lista ai ele vai para o 4º lugar fácil. Mesmo assim passa longe da aberração que é a lista de melhores do ano da Roadie Crew, cruz credo...

    ResponderExcluir
  19. ricardo, por que voce nao inclui o campo outro neste tipo de enquete? assim, caso a pessoa queira votar em algum disco que nao esteja pre-selecionado estara livre para faze-lo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.