NME: revista inglesa completa 60 anos de publicação


A NME, uma das revistas de música mais importantes, influentes e tradicionais do mundo, está completando 60 anos de história. Isso mesmo: seis décadas de publicação ininterrupta. E mais: a periodicidade da NME é semanal! Ou seja, são cerca de 37 mil edições!

A New Musical Express surgiu em março de 1952 no formato jornal. Essa formatação se manteve até a década de 1980, quando passou a ser publicada em forma de revista. Durante a década de 1970, a NME se transformou na publicação de música mais vendida do Reino Unido. Em 1996, o site da NME entrou no ar. Atualmente, a revista é publicada pela mesma editora da ótima Uncut.





A proposta da NME sempre foi seguir o que o seu nome diz: levar nova música para os leitores. Levando-se em conta que ela é uma publicação inglesa e a Inglaterra sempre foi pródiga em revelar novos nomes, material para isso nunca foi problema. A explosão do punk foi documentada na revista, assim como a cena de Manchester na década de 80 – de onde saíram nomes como Smiths, Stone Roses e New Order – e o nascimento, auge e declínio do Britpop durante os anos 90. Além disso, a revista sempre publicou, de tempos em tempos, matérias especiais sobre alguns dos maiores nomes da história do rock.

No Brasil, a NME sempre foi considerada uma espécie de “bíblia” para o público indie. Jornalistas brasileiros fizeram as suas carreiras baseados no que o semanário inglês publicava, lançando em primeira mão as novidades do Velho Mundo por aqui. Isso, aliado ao fato de a revista sempre apresentar uma tendência a valorizar demais os novos nomes, fez com que não somente ela, mas sobretudo os seus seguidores, considerassem nomes como a recente Lana Del Rey como os novos salvadores da música – status que, convenhamos, é para poucos.









Para comemorar essa data história, a NME publicou em sua página no Facebook uma linha do tempo com a história da revista. Vale a pena dar uma conferida. 

Comentários