Coração de Herói: crítica de ‘Apocalipse XVIII’ (2012)



Nota: 7


O Coração de Herói é a nova banda de Marcelo “Soldado” Nejen (ex-Korzus e Treta HC), que aqui, além das guitarras, assume também os vocais. Ao seu lado estão Tomatti (guitarra), Rafa (baixo) e Paulinho (bateria). O som do grupo é uma amálgama entre thrash metal e hardcore, com bastante peso e agressividade.


Produzido por Heros Trench e Marcello Pompeu, o primeiro disco do Coração de Herói apresenta uma sonoridade bem orgânica, viva, que agrada de imediato. O timbre áspero das guitarras casa com a proposta do grupo, característica que, aliada a escolha da banda em cantar na língua portuguesa, torna a sua música diferenciada em um primeiro momento.


Porém, nem tudo são flores. Com exceção da faixa que dá nome à banda, as demais composições apresentam riffs requentados, que você já ouviu dezenas de vezes em outros grupos. Isso incomoda, porque cada música acaba remetendo a algo que você, mesmo inconscientemente, já conhece. Liricamente, as letras de Nejen exploram temas religiosos e bíblicos e, apesar de raramente caírem na pieguice, também não acrescentam muito ao trabalho, soando clichês na maior parte do tempo, isso quando não escorregam para a pregação de valores que não tem nada a ver com o rock, como acontece em “Aos Velhos Tempos”.


A energia intensa da banda, preservada pela ótima produção, pode enganar os mais afoitos. No entanto, as ideias apresentadas pelo grupo nesse seu primeiro disco, de maneira geral, soam repetitivas, como se o quarteto redecorasse velhos clichês com uma nova embalagem e os reapresentasse aos ouvintes.


O Coração de Herói tem talento e potencial - e isso fica claro na música “Coração de Herói” e em alguns momentos ao longo do álbum -, mas precisa ser capaz de se descolar das suas influências, usando-as para encontrar a sua própria identidade e não como bengala para criar as suas músicas. Um disco interessante, mas que poderia ser muito melhor se a banda seguisse esse caminho.


Faixas:
  1. Armadura
  2. Coração de Herói
  3. Colisão
  4. Aos Velhos Tempos
  5. Confronto Final
  6. Sem Amanhã
  7. Na Rua
  8. Infante Combatente
  9. Unidos pelo Sangue
  10. Youngblood
  11. Entre o Bem e o Mal
  12. Apocalipse

Comentários

  1. Disco excelente. Cravado. Letras inteligentes e de bom estímulo. No rock não há barreiras; não pertence aos viciados ou ninfomaníacos! A sonoridade é vasta no Rock, e a mensagem ainda mais; Vida longa ao Coração de Herói!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.