De Primeira: Slippery – First Blow


Hoje estamos estrando uma nova seção aqui na Collector´s Room. Toda semana, a De Primeira trará a análise do disco de estreia de novas bandas nacionais. Quem analisará os álbuns será Fabiano Negri, um dos mais experientes músicos do país, que esteve anos à frente do extinto Rei Lagarto e hoje lidera a Unsuspected Soul Band.

Se você quer ver o disco da sua banda avaliado no De Primeira, mande um e-mail para fabianonegri@yahoo.com.br e saiba como proceder no envio do material.

Nota: 8,5

A Slippery é uma banda de Campinas (SP) que aposta num som que para alguns pode estar datado, mas que ainda possui muitos e fiéis seguidores pelo mundo: o hard glam. Junte isso a boas doses de heavy metal e AOR e voce pode ter uma boa ideia do que vem pela frente.

Formada por músicos competentes e experientes, a banda já havia mostrado um pouco do seu poder de fogo no EP Follow Your Dreams, lançado em 2007, que teve boa aceitação, fazendo assim o grupo acreditar ainda mais no seu som e investir pesado para colocar First Blow no mercado.

O álbum não decepciona. Contando com uma ótima produção – a cargo da própria banda e de Átila Ardanuy, responsável também pela mixagem e masterização –, a sonoridade apresentada resgata perfeitamente tudo o que era feito nos anos 1980.

Mas a qualidade do Slippery mora no apuro técnico de seus componentes. A cozinha formada por Rod Rodriguez (bateria) e Érico Moraes (baixo) pulsa com pegada para que as guitarras cortantes de Kiko Shred – um dos guitarristas mais virtuosos da nova geração - e Rafael Dragão possam despejar riffs e solos cheios de citações, mas ao mesmo tempo com muita personalidade. O vocalista Fabiano Drudi completa o time com um timbre muito forte – que lembra bastante Dee Snider – e afinação perfeita.

Os refrões pegajosos ditam a tônica da bolacha, como você pode ouvir na abertura com “Follow Your Dreams”, na clara influência de Survivor em “Two Young Hearts” e na melódica “No Time to Sorrow”. A tradicional balada está registrada na açucarada “What I Need”, que conta com ótimo trabalho da guitarra de Kiko Shred.

O CD fecha com uma boa releitura da faixa “Night of the Demon”, do Demon, com total destaque para o vocal de Fabiano Drudi, e que serve para pagar tributo a uma das grandes influências da banda.

Se o trabalho de divulgação for bem feito e os fãs do estilo descobrirem a Slippery, fica a certeza de que o grupo pode colher bons frutos daqui pra frente. Os admiradores do hard glam estão um pouco carentes de novas bandas que emulem o som dos anos 1980 com maestria – é um público bastante conservador – e a Slippery faz isso com toda a certeza!

Boa sorte!


Faixas:
Follow Your Dreams
Slippery
Two Young Hearts
Another Chance
No Time to Sorrow
Run for Reaction
The First Blow
Sons of Freedom (Wild at Heart)
Out of the Light
What I Need
Night of the Demon


Ouça sons do grupo na página da banda no Soundcloud:

Comentários

  1. Mais uma ótima iniciativa deste que é um dos melhores blogs brasileiros sobre música na atualidade!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.