Lothlöryen: crítica de ‘Raving Souls Society’ (2012)



Nota: 8,5


Quarto álbum da banda mineira Lothlöryen, Raving Souls Society mostra o grupo investindo em uma sonoridade mais moderna e atual, distanciando-se um pouco do universo de J.R.R. Tolkien onipresente nos três trabalhos anteriores - Thousand Ways to the Same Land (2003), ... Of Bards and Madmen (2005) e Some Way Back No More (2008). A mudança de curso lírica foi acompanhada na parte instrumental, com canções sem tantos floreios e mais calcadas em riffs, resultando em um álbum muito interessante.


Percebe-se uma certa influência de Rage em algumas composições - “Face Your Insanity” e “A Tale of Lunacy” são bons exemplos -, com bases bastante pesadas e melodias que fogem do comum. O timbre do novo vocalista Daniel Felipe é próximo da aspereza de Hansi Kürsch, do Blind Guardian, o que, em certos momentos, dá uma cara bem familiar ao som.


Com um sólido trabalho de composição e uma produção competente, Raving Souls Society mostra a maturidade atingida pelo Lothlöryen. As passagens instrumentais são ricas, os arranjos são interessantes, a banda busca surpreender o ouvinte em cada movimento. Essa postura puxa o disco para cima, transformando-o em um dos melhores álbuns lançados por uma banda brasileira nos últimos anos.


Com uma execução primorosa e músicas bastante acima da média, Raving Souls Society coloca a carreira do Lothlöryen em outro nível. Um lançamento internacional para o disco seria uma boa, uma vez que ele tem qualidade para conquistar headbangers de qualquer parte do mundo.


Ouça, e deixe o Lothlöryen conquistar você também.


Lançamento da Shinigami Records.




Faixas:
  1. First Raving Steps
  2. Face Your Insanity
  3. When Madness Calls
  4. Hypnerotomachia
  5. Temples of Sand
  6. A Tale of Lunacy
  7. To Live Forever
  8. 1314
  9. Burning Jacques
  10. Sun of Delirious
  11. My Old Tavern

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.