O poder da música



Nós sabemos que a música tem um poder imenso. A experiência que cada um de nós tem com os sons, conduzidos pelos nossos artistas favoritos, é única, intensa e inigualável. Mas, apesar de termos plena consciência do quanto a música não só nos faz bem, mas de como ela é importante para tornar a vida muito mais completa, não sabemos explicar de maneira racional todas as maravilhas que sentimos ao ouvir uma canção.


O documentário Alive Inside, dirigido por Michael Rossato-Bennett, mostra os poderosos efeitos da música em pacientes idosos que sofrem de demência, perda de memória e Alzheimer. O filme tem a sua estreia mundial marcada para o dia 18 de abril, em Nova York, mas um emocionante trecho já pode ser visto abaixo:



Com as participações do neurologista e escritor Oliver Sacks (autor de Alucinações Musicais, entre outros livros) e do médico Bill Thomas, o documentário mostra como a música traz de volta a memória, a identidade e a vida de pessoas que estavam mergulhadas na depressão e perdidas em suas próprias mentes. As cenas mostram as reações de um paciente, Henry, ao ouvir música. Ele renasce, e isso transparece em sua fisionomia. Ele retoma a energia, a vivacidade, em cenas impressionantes, recuperando memórias antigas e o entusiasmo pela vida. É de arrepiar!

Após assistir esse trecho, só digo uma coisa: nunca tirem a música da minha vida. Eu agradeço.

Comentários

  1. Fiquei arrepiada e surpresa de uma maneira muito positiva... lindo!

    ResponderExcluir
  2. Impossível conter as lágrimas. Muito emocionante.

    Eu sempre falo com minha mulher e meus amigos para que, se um dia eu ficar em coma, que ponham uma determinada seleção de discos em um mp3 player e deixem rolando nos meus ouvidos até que eu morra ou acorde.

    Tenho certeza de que ou a música me traz de volta ou então eu vou partir feliz.

    Um documentário desse só me faz ver como estou certo de querer isso, e me lembra que está na hora de atualizar a lista.

    Muito obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.