Porque a MTV trata você como um imbecil?



O anúncio de que o personagem Detonator, criado pelo humorista Bruno Sutter, iria apresentar um programa chamado Rocka Rolla (não por acaso, o título do primeiro disco do Judas Priest) na MTV, dedicado totalmente ao heavy metal, foi saudado com empolgação por uma parcela da mídia especializada e dos fãs do estilo, como se a emissora enfim fosse tratar o gênero com o respeito e a atenção que ele merece. É claro que isso não aconteceu.

Rocka Rolla é um programa fraco, de humor duvidoso, apresentado por um humorista cuja única piada já perdeu a graça há uns cinco anos, no mínimo. “Ah, mas o Bruno é fã de heavy metal, ele já teve até uma banda”. Pior ainda, porque hoje a sua aparição só serve para propagar uma imagem totalmente equivocada, e ultrapassada, sobre o fã de música pesada.

Antes que alguém diga que não se importa com nada disso, respondo que você está errado e deveria se importar, e muito. Afinal, é justamente esse estereótipo transmitido em rede nacional que chega até a maioria das pessoas que não consomem e não fazem parte do mundo do heavy metal. Essa tiração de sarro com a sua cara contribui de maneira decisiva em como o headbanger é visto, entendido e percebido pela imensa maioria da população brasileira.

Eles acham que nós somos violentos, burros, imbecis, desprovidos de cérebro. Eu não sou assim. Eles pensam que amamos vestir calças coladas e andar sem camisa mostrando o peito cabeludo, como se fôssemos homens das cavernas perdidos em pleno século XXI. Eu nunca fui assim. Eles pensam que o metal se resume a vozes agudas cantadas a plenos pulmões por vocalistas castrados e letras que falam sobre conquistas épicas, dragões e espadas. Há muito tempo o metal explora uma variedade enorme de temas em suas letras, falando a língua atual de um público que não para de crescer em todo o mundo.

Vale a pena, nessa história toda, fazer um paralelo com o rap. Se o gênero há anos possui um programa dedicado a ele na grade da MTV, onde o estilo não só é tratado com respeito e seriedade, mas apresentado por gente que entende do que está falando, porque o heavy metal também não? “Ah, o público de heavy metal é muito menor que o do rap”. Não, não é não. O Brasil tem um público imenso totalmente ligado e apaixonado pelo metal. E mais: esse público é extremamente fiel, e continua não apenas comprando CDs e DVDs originais de suas bandas favoritas, como cultua o colecionismo e faz questão de adquirir os mais variados itens para os seus acervos.

O heavy metal é muito mais do que um gênero musical. O metal é um fenômeno cultural, que funciona como elo de ligação entre indivíduos de classes sociais diferentes nos mais variados países, unindo pessoas de todos os continentes. Isso foi retratado de forma brilhante pelo diretor e antropólogo canadense Sam Dunn nos documentários Metal: A Headbanger’s Journey e Global Metal, que estão aí para quem quiser ver.

O heavy metal não é um estilo musical consumido apenas por adolescentes em busca de afirmação social. O fã de metal costuma se manter fiel ao estilo durante toda a sua vida. Eu tenho quase 40 anos. Ao longo da minha história musical, a minha curiosidade me fez entrar em contato com os mais variados estilos, do jazz ao funk, do blues a MPB. Porém, a única constante, o meu eterno porto seguro quando o assunto é música, sempre foi o heavy metal. Eu, como você, não sou burro. Eu não sou ignorante, não sou tapado, enxergo muito além do meu umbigo e sou capaz de falar sobre diversos assuntos. Eu não sou um acéfalo como o personagem Detonator acredita. Sou instruído, tenho curso superior, sou pós-graduado na minha área e ocupo uma posição de chefia e liderança em minha profissão. E isso não acontece só comigo. Tenho amigos médicos, engenheiros, advogados, jornalistas, professores, enfim, pessoas com as mais variadas atividades que, assim como eu, são não apenas fãs apaixonados, mas, acima de tudo, consumidores vorazes de heavy metal.

Eu, os meus amigos e, tenho certeza, você que está lendo esse texto também, não nos vemos na figura deturpada e preconceituosa de Detonator. Aquilo é uma piada sem graça, que presta um desserviço enorme para a sociedade, vendendo uma visão burra e ultrapassada sobre os headbangers.

Vou até mais fundo: o heavy metal não precisa da MTV, mas a MTV precisa do heavy metal. O metal, que nunca foi uma música amigável e produzida para o consumo em massa, criou, ao longo da sua história, os seus próprios meios de divulgação, uma ampla rede de mídia que conta a história do estilo de forma independente, à margem dos grandes veículos. Isso acontece em todo o mundo, e ficou ainda mais forte com o surgimento da internet. O heavy metal teve um papel fundamental na popularização da MTV em seus primeiros anos, porque foi através dos clipes do estilo e dos fãs apaixonados pelo som pesado que a emissora se firmou nos Estados Unidos e provou ser uma ideia viável comercialmente. Hoje, com o mercado fonográfico vivendo uma nova realidade, onde a mídia física perde cada vez mais valor para os downloads e o mundo virtual, o suporte da MTV a um gênero é um fator muito menos importante do que já foi um dia, ainda mais quando falamos de um estilo com as características particulares do heavy metal.

O Rocka Rolla é um engodo, uma produção de extremo mal gosto, ultrapassada e sem sentido. Mais do que isso: a figura do Detonator é uma ofensa, um insulto, a quem ouve e consome heavy metal. Eu não sou igual a ele, e você também não é. Eu não me enxergo naquele indivíduo escroto, e tenho certeza de que você também não. E essa opinião não é a de um cara bitolado que parou no tempo e quer, a todo custo, retomar os “mágicos” anos oitenta, muito pelo contrário. Essa opinião é a de um cara que percebe o estilo mais forte do que nunca, se renovando e se reinventando em inúmeras variações, cada vez mais extremas e apaixonantes. É isso que a MTV precisa entender: o heavy metal está muito longe daquilo que a emissora pensa que o estilo é. 

Eu não sou um imbecil. Já em relação a quem comanda a MTV, tenho lá as minhas dúvidas.

Comentários

  1. Não vejo MTV desde que a "modinha" entrou lá, a tv ficou sem graça, e os poucos programas que eu realmente gostava de ver, acabaram ou perderam a graça. É o que eles querem, transmitir essa imagem chula de nós, como fazem com muitas outras coisas (regiões, culturas, etc.), e que fique bem claro, não somos ignorantes, burros muito menos satânicos... (a corna pode ter vindo disso (se estiver errado, me corrigam por favor), mais já paro pra pensar em fazer uma bombinha da branquinha da paz num ambiente onde a música é pesada?). Temos lá nossos extravagantes, como todo ritmo tem... mais só quem convive com isso (heavy metal) sabe o porque resolvemos seguir esse ritmo que a anos, vem nos alimentando...

    ResponderExcluir
  2. A MTV hoje é uma sombra dela mesma e talvez por isso essa vontade desenfreada de atingir um estilo que a ajudou a ser o que foi. Realmente uma lastima esse programa e deve ser sim boicotado por todos que gostam e vivem a música pesada.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo que você disse... vi o programa e achei bem fraco e sem graça, acima de tudo.

    O pior é que quando falam em headbanger (o que chamam de "metaleiro") as pessoas pensam logo de cara na figura do Detonator...

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc. A MTV já perdeu a relevância há muito tempo. Ela própria e uma piada ultrapassada e totalmente sem graça. O metal somente foi devidamente exposto quando o Gastao comandava o programa e isso foi no século passado! E pensar que, alem dele, já passaram pela emissora gente como Fábio Massari e Kid Vinil. Infelizmente, o buraco nunca tem fundo. No mais, continue com o seu excelente trabalho! Abs. Clóvis.

    ResponderExcluir
  5. Quando anunciaram o programa e quem ia apresentar, pensei na figura do Bruno, e não do Detonator. Quem sabe, se o pessoal lá pensasse dessa forma e o programa fosse feito voltado para o estilo e não para a comédia sem graça, seria o caminho. Assisti ao programa pela internet e não consegui ver mais do que 2 minutos. Realmente, acreditar que a emissora quer voltar a ser (se algum dia foi) uma referência na música é uma piada tão sem graça como foi esse programa.

    ResponderExcluir
  6. Não é de hoje que a MTV destrata os fãs e causa repúdio em quem não conhece os artistas.

    A própria Marina Person apresentava um programa (acho que era MTV +) que ridicularizou o Raul Seixas em um episódio.

    Isso sem contar programinhas de produção sofrível, tipo "os hinos do metal"...

    Enfim, a emissora propaga preconceito e desinforma com uma precisão assombrosa.

    Isso me parece problema de falta de verba pra contratar diretores decentes.

    Eis a tal alienação pela TV, que não é da Igreja e nem do Carnaval.

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante do texto é primeira vez que vejo alguém defender o heavy metal como algo que sempre se renova...A maioria dos sites que visito que falam sobre o gênero geralmente comentam como foi bom no passado, mas não falam cenário como ele é hoje.Em relação a MTV não sei o que dizer...Antigamente até saia alguma informação de um evento ou banda que viria realizar um show no Brasil.Hoje eles se preocupam muito mais com a vida do artista do que com a música.

    ResponderExcluir
  8. Não assisto a MTV faz alguns anos, desde que saiu da programação da Sky.
    Quer dizer, já não assistia mesmo, não inha música nessa época.
    Nunca achei que a Massacration fosse uma banda de verdade, apesar deles se apresentarem em festivais e neguinho dizer que gostava das músicas, pra mim eram tão sem graça quanto aquelas do grupo de pagode do Casseta e Planeta. Ou seja, uma paródia caricata com clichês do Heavy Metal. Se for visto assim, atá vale a tentativa, mas levar aquele cara a sério, dando um programa que "pretende" subtituir/atualizar o clásico Fúria Metal, é sacanagem.
    Não assisti ao programa, mas também acho que um Massari ou um Gastão fazem falta num programa que não é apenas um Top 10.
    O Heavy Metal e rock em geral não merecem tratamento especial, nenhum estilo de música deveria receber.
    O problema é que os não conhecedores de Metal acham que é música de ogro, barulhenta, sem cérebro e tal, não ligo pra isso.
    O problema é a formação de opinião pros mais novos, quando eu usava uma camisa do Iron Maiden aos 16 anos, meus amigos pagodeiros achavam maneiro eu ser diferente, apesar da zoação mútua que rolava.
    Sabe-se lá qual reação que um adolescente receberá daqui a um tempo se as coisas continuarem assim?

    ResponderExcluir
  9. Se queriam associar o Heavy Metal ao humor, deveriam pegar a cartilha do That Metal Show. Esse sim é um programa de que fala e discute o metal de maneira bacana, engraçada, justamente por colocar dois humoristas de verdade, tendo Eddie Trunk como mediador, fazendo piadas hilárias sobre a historia de algum entrevistado ou banda, que também entram na onda. Tirando o Furo MTV, em nada essa emissora me agrega algo há muitos anos.

    ResponderExcluir
  10. Acho que o pessoal está levando este programa muito a sério. O metal sempre existiu, as zoações, sejam pelo visual ou pelos fãs sempre existiram, e não vai ser o rocka rolla (aliás que programa sem graça) ou o detonator/massacration que vão aumentar o diminuir isso. Zoam os fãs de metal como zoam os sambistas de raiz, os funkeiros dos anos 70/80 (fãs de James Brown ou George Clinton) e os "pops" da vida. Façamos com o o sábio Joe Perry e "Let The Music Do The Talking". Achei um texto a expressão da opinião do autor, mas não concordo.

    ResponderExcluir
  11. Se engana quem pensa que esse programa é pra agradar fã de metal. Esse programa é um programa pro público da MTV.

    ResponderExcluir
  12. Ricardo, mais um texto inspirado. A MTV perdeu o pouco de dignidade que tinha quando, há alguns anos, anunciaram que, apesar de levar música no nome, os clipes iam deixar de fazer parte da programação. Voltaram atrás rapidinho, viram que foi um suicídio, apesar de eu não duvidar que os programas de entretenimento devam até dar boa audiência (ao longo da história a MTV fez bons programas até - hoje nem sei dizer, realmente não vejo mais).

    Na parte METAL, tínhamos o FÚRIA... mas que creio que nunca se comparou ao que o "headbangers ball" foi na MTV americana. Hoje em dia, acho que apesar de não ser um programa de clipes (o que é uma boa para mostrar sons novos - mas NEM SEQUER na mídia especializada há muito essa preocupação!!!), creio que o programa referência seja mesmo o THAT METAL SHOW da VH1.

    Por fim, só digo o seguinte: APESAR DE CONCORDAR com o texto, eu NÃO SERIA tão enfático como você ao dizer que o esteriótipo do "metaleiro" está ultrapassado. Ok, vc diz isso pensando em você. Eu também quero pensar em mim quando falo da renovação do público e da cena headbanger, e em pessoas educadas e racionais que conheço. Mas esse NÃO É O PADRÃO.

    Basta ir em qualquer fórum, revista, fila de show (!), ou MESMO EM MUITOS COMENTÁRIOS deste MESMO blog para ver os OGROS de SEMPRE, utilizando a "argumentação refinada" de xingar o que não gostar, fechar os ouvidos para o que é novo, galera que parou no passado MESMO, e que ainda tem a concepção infantil do "purismo", e da eliminação de outros estilos.

    Se há uma falha no seu texto, é essa: nós não queremos, claro, MAS ELES AINDA SÃO (ou parecem ser) A GRANDE MAIORIA!

    abço!

    ps: gosto do Sutter (aliás, H&R que falta fazem!), achava o Massacration até engraçado e entendo a parte dele de tentar reviver algo parecido. Também não sei se a MTV impõe ao cara "ou faz o programa nesses termos, ou não faz". É complicado. Se o público entendesse como uma grande IRONIA contra os tr00s, até seria legal. mas quem entende ironia? rs

    ResponderExcluir
  13. A MTV nos trata como imbecis porque isso foi permitido pelos telespectadores, ou seja, somos imbecis porque assistimos a MTV, ou assistimos a MTV porque somos imbecis? Sobre música e estilo de vida não dá pra falar tendo como pano de fundo um programa de MTV né?

    ResponderExcluir
  14. Nunca entendi como um headbenger poderia gostar d um personagem babaca desses e sua "banda" escrota. Sempre achei isso uma falta d respeito com tds q gostam d rock. É claro, q um programa apresentado por um esteriótipo ridiculo desse, só poderia ser uma porcaria msm.

    ResponderExcluir
  15. Essa repulsa a esse tal detonator eu sentia há alguns anos atrás quando dei de cara com aquela porcaria chamada massacration.

    Mais esclarecedor que o Ricardo foi é dificil ser e tbm nem é necessário...

    Cheguei a ver caras que curtem Heavy ir assistir shows desse massacration... numa demonstração que tbm no meio Heavy Metal, a burrice permeia.

    É estranho se sentir zoado ainda mais quando essa zoação vem de boçais garotos impulsionados a cargos de diretor de programação buscando cegamente pontos de audiência chula e infantil.

    Mas o que alivia saber é que essa emissora que desmerece o Metal e o metaleiro, é capaz de produzir cada programa que explica de onde vem essa capacidade mental.
    Uma emissora que faz a apologia do homossexualidade como se isso fosse ser moderno...
    uma emissora que faz aquele programinha difícil de encontrar onde está a graça num jogo de mimicas que não chegam em conclusão alguma...
    coloca caras com até um bom nível de inteligência alto para fazer parodia"zinhas" medíocres...
    uma emissora que ignora a musica nacional...

    Penso então.... ainda bem que eles não curtem o poderoso HEAVY METAL!!

    ResponderExcluir
  16. Eu nunca gostei da MTV, sempre achei uma porcaria aquela emissora desdea primeira vez que eu vi.Esse Massacration é outra tranqueira ,não sei como ganhou notoriedade.
    Aliás a MTV se imbecilizou ao longo dos anos é só olhar para a grade da emissora, os palhaços (apresentadores)que já protoganiziram aqueles shows de horrores que eles chamam erroneamente de programas.
    Essa emissora presta um desserviço enorme aos adolescentes brasileiros, pois não percebem que são tratados como verdadeiros imbecis.
    Pessoal façam um favor a vocês mesmos desliguem a televisão e ignorem esse palhaço.
    Eu também tenho formação superior e pós graduação na minha área e tenho vários amigos no mesmo esquema, mas ai eu pergunto se nós somos burros, idiotas e ignorantes como esses caras, quem são os inteligentes então? os fãs de pagode, axé até pelo que sei a parcela da população que escuta esse tipo de música mal tem o segundo grau completo e não sabe nem conversar sobre os assuntos do cotidiano apenas recortam e colam o que houvem por ai, e não pensem que estou sendo preconceituoso não é nada disso é só uma constatação que eu fiz ao longo dos anos trabalhando em algumas áreas anterior as salas de aula onde leciono todos os dias.
    Até onde eu sei o rap, o axé, o sertanejo entre outros estilos da música popular brasileira não tem e nunca tiveram um festival dedicado somente a eles no Brasil, pois só no Brasil tem vários festivais dedicados a música pesada com ou sem bandas internacionais e agora estamos prestes a ter um com grandes nomes do cenário mundial no nordeste (Maranhão), cd's, camisetas, vinil, dvd's e vários outros materiais colecionaveis exclusivamente voltados ao público heavy metal do nosso país que é extremamente fiel os colkecionadores como eu e vocês caros coelgas que o digamos, não é verdade?
    E por isso, eu vos falo, ou seja repito ignorem esse cara, essa emissora ultrapassada e decadente que insiste em nos tratar como idiotas!

    ResponderExcluir
  17. Eu nunca gostei da MTV, sempre achei uma porcaria aquela emissora desdea primeira vez que eu vi.Esse Massacration é outra tranqueira ,não sei como ganhou notoriedade.
    Aliás a MTV se imbecilizou ao longo dos anos é só olhar para a grade da emissora, os palhaços (apresentadores)que já protoganiziram aqueles shows de horrores que eles chamam erroneamente de programas.
    Essa emissora presta um desserviço enorme aos adolescentes brasileiros, pois não percebem que são tratados como verdadeiros imbecis.
    Pessoal façam um favor a vocês mesmos desliguem a televisão e ignorem esse palhaço.
    Eu também tenho formação superior e pós graduação na minha área e tenho vários amigos no mesmo esquema, mas ai eu pergunto se nós somos burros, idiotas e ignorantes como esses caras, quem são os inteligentes então? os fãs de pagode, axé até pelo que sei a parcela da população que escuta esse tipo de música mal tem o segundo grau completo e não sabe nem conversar sobre os assuntos do cotidiano apenas recortam e colam o que houvem por ai, e não pensem que estou sendo preconceituoso não é nada disso é só uma constatação que eu fiz ao longo dos anos trabalhando em algumas áreas anterior as salas de aula onde leciono todos os dias.
    Até onde eu sei o rap, o axé, o sertanejo entre outros estilos da música popular brasileira não tem e nunca tiveram um festival dedicado somente a eles no Brasil, pois só no Brasil tem vários festivais dedicados a música pesada com ou sem bandas internacionais e agora estamos prestes a ter um com grandes nomes do cenário mundial no nordeste (Maranhão), cd's, camisetas, vinil, dvd's e vários outros materiais colecionaveis exclusivamente voltados ao público heavy metal do nosso país que é extremamente fiel os colkecionadores como eu e vocês caros coelgas que o digamos, não é verdade?
    E por isso, eu vos falo, ou seja repito ignorem esse cara, essa emissora ultrapassada e decadente que insiste em nos tratar como idiotas!

    ResponderExcluir
  18. Há muito tempo não assisto MTV e, pelo visto, estou me poupando de derreter neu cérebro ou ficar com uma raiva do tamanho da sua. Curto muito o metal, tenho inclusive um blog sobre o assunto, especializado em bandas cariocas (quem quiser conhecer, Rio de Metal - http://riodemetal.blogspot.com) e concordo com cada palavra que você disse sobre a variedade de pessoas que curtem o som. Tenho minhas dúvidas é quanto ao tamanho do público, se comparado a gêneros como o pop, por exemplo. E não é à toa: para curtir o metal, sinceramente, é preciso mesmo ter "algo mais" na cabeça, gostar de exercitar a mente, coisa pouco feita pela maioria, hoje em dia. Não é pra todo mundo, assim como jazz, música erudita e por aí vai.
    Muito legal, seu blog, já estou seguindo.

    ResponderExcluir
  19. Na verdade a MTV trata não só os apreciadores de Heavy Metal como "mongolóides", mas a todos como "mongolóides". Outro dia a tal da Marymoon estava ensinado a fazer bolhas de sabão !!!!!! Fala sério !!!! Não é a toa que essa nova geração está tão alienada .....

    ResponderExcluir
  20. A primeira vez que li este texto foi em um outro site bem conhecido especializado em Heavy Metal. Li tudo até os comentários, aliás a maioria de uma galera bem nova, que de certa forma começou a curtir Metal numa época bem mais tranquila e fácil, e pelo que reparei tem outra visão da coisa.
    Não conhecia o programa, só vi uma chamada quando estava zapeando de canal, pois não vejo a Mtv direito há muitos anos pois eu acho que não sou o "target" do programa, uma vez que já tenho quase 40 anos.
    Movido pela curiosidade, vi 1/5 de um episódio do tal do Rocka Rolla, e..sinceramente? achei uma merda, não serve nem pra programa de Heavy Metal e muito menos para programa humorístico. That Metal Show une as 2 coisas e não tem nem comparação, é literalmente outro Universo! Humor inteligente, bem sacado e realmente presta um bom serviço a quem gosta de Heavy Metal e todas as suas variaçoes.Já Rocka Rolla é cansativo, piada para retardados e pensando bem feito para uma geração retardada, criada na internet, vendo mtv..melhorou a situação do país de certa forma mas piorou e muito o nivel cultural das pessoas. Quanto mais idiota melhor perto de Rocka Rolla é um Monty Python!e olha que na época em que foi lançado também gerou muitas críticas de quem gostava de Metal, lá nos anos 90. Voltando a galera lá do outro site que criticou seu texto, eles eram bebês ainda, nos anos 90.Sei que idade não quer dizer porra nenhuma,nem todos ficam mais sábios com o passar dos anos, mas tem um lance do Metal que acho que deve ser levado em consideração. Quem começou nos anos 80 sabe como quem gostava de Heavy Metal era tratado: como marginal, vagabundo, drogado, policia parando cabeludos na rua, a critica (bom isso até hj) execrando o Heavy Metal, a galeria do rock como ponto de encontro de gangs, muitas brigas na rua, dificuldades para se arrumar instrumentos musicais, lançamentos gringos, falta de informação pois não havia internet, pais de uma outra geração mais rígida e católica nem queria saber do que se tratava e por aí vai...dava pra escrever um livro relatando todas as dificuldades que um Metalhead tinha nos anos 70, 80 e um pouco dos 90...
    Muitos lutaram pelo que gosta e imporam um respeito, tentaram mudar a imagem do Heavy Metal para as pessoas "normais". No começo dos anos 90 via se o reflexo disto: Sepultura aparecendo na Rede Bobo, Jo Soares chamando um monte de bandas de Metal para entrevista, um monte de meninas que hj são quarentonas ouvindo Skid Row e Guns´n´Roses na rádio, e por ai vai. Mas a galerinha que pediu pra vc "relaxar" e pegar leve, e disse que vc leva muito a sério o programa, nem sonha desta pequena parte da historia do Heavy Metal no Brasil e no mundo também.Hoje em dia tudo é facil: a internet está ai pra escrever qq merda e baixar o que quiser, a galeria do rock virou ponto de passeio de familias inteiras, voce pode se entupir de tatuagens pois até a sua mãe deve ter uma, pode ter o cabelo que quiser, pode andar do jeito que quiser sem ser intimado pela policia, ou pela gang rival, ou por recem chegados nordestinos em São Paulo que nunca viram isso pois não tinha internet, tv e o escambau e para alguns era coisa de outro mundo.
    Aí fica muito fácil hoje em dia, mas muitas pessoas abriram o caminho para que isso acontecesse...o "chatos, velhos, radicais, sem um pingo de humor, etc" que a Galerinha da geração facebuugy diz em posts de internet,pois na rua...bom deixa pra lá. Resumindo concordo em genero, numero e grau com seu texto, parabéns, pena que não vai mudar muita coisa por ai, mas ja é alguma coisa.
    Não deixe de conhecer o meu blog, abraços

    ResponderExcluir
  21. Mas que Mimimi hein? O Headbanger é tão caricato quanto um Hippie, um Emo ou um fã de ópera de gravata borboleta.
    Falar sobre espaço para a cena e e levar a sério os clichês de comportamento da turma metaleira é praticamente assumir que o Metal está em baixa mesmo. O Detonator conseguiu pegar os melhores clichês dessa tribo e converter numa coisa engraçada. Pergunta se Iggor Cavalera se ofendeu...
    Get a life!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.