Quantic & Alice Russell with The Combo Bárbaro: crítica de ‘Look Around the Corner’ (2012)



Quantic é o codinome do músico, DJ e produtor inglês William Holland. Alice Russell é uma cantora de soul music também inglesa com alguns discos já lançados. Combo Bárbaro é uma banda formada por músicos de diversos países e baseada na Colômbia, com a qual Quantic trabalha desde 2009, ano em que lançou Tradition in Transition. E Look Around the Corner é o disco que une essa turma toda.




Lançado em 3 de abril passado, Look Around the Corner é um registro muito interessante, quase um trabalho arqueológico. Os músicos investiram em uma sonoridade que vai do funk vintage até os balanços latinos. O resultado é um álbum cativante, muito bom de se ouvir, com timbres bem escolhidos, arranjos sofisticados e bom gosto escorrendo pelos sulcos.

A música soa como um encontro entre a Motown e o Buena Vista Social Club, tendo como diretor artístico um Marvin Gaye que, ao invés de ter nascido em Washington, veio ao mundo em Havana. O som tem muito groove e é ao mesmo tempo refinado. Metais batem ponto em algumas faixas, enquanto em outras o piano toma a frente. Holland, responsável também pela guitarra, é econômico em suas intervenções, porém certeiro. Seus vocais, em contraponto à voz principal de Alice Russell, são um dos destaques do play. O peruano Alfredo Linares digita o seu piano com personalidade, fazendo valer a experiência de mais de 40 anos de carreira. Fechando o time, a cozinha formada por Fernando Silva (baixo) e pelo fenomenal Malcolm Catto (bateria) fazem o som pulsar de forma constante e sensual.

Há de se fazer um parágrafo à parte para Alice Russell. Sua voz tem uma alma negra implícita e a cantora nunca cai na armadilha do exagero, como que querendo provar alguma coisa a alguém. Interpretando as faixas com segurança e com uma atitude de quem sabe muito bem o que está fazendo, Alice honra a tradição das grandes musas do soul como Tammi Terrell, Martha Reeves e Aretha Franklin.

Entre as faixas, destaque para a linda composição que dá nome ao disco, para o tempero latino em doses homeopáticas de “Here Again” - com direito até a uma flauta doce -, o groove de “Travelling Song”, a instrumental “Una Tarde En Mariquita” - essa totalmente Buena Vista - e os mais de sete minutos de “I’d Cry”, que baixam a luz do ambiente e transportam o ouvinte para um clube de burgueses endinheirados perdido na Buenos Aires da década de 1950.

Look Around the Corner é um grande disco, relaxante e coeso, apaixonante e dono de uma beleza explícita. Suas músicas unem gêneros teoricamente distantes - o funk, o soul, o jazz e a música latina - e demonstram que, na prática, o único limite entre os estilos musicais está na criatividade dos instrumentistas.

Altamente recomendado!



Nota: 8,5

Faixas:
  1. Look Around the Corner
  2. Here Again
  3. Travelling Song
  4. Magdalena
  5. I’ll Keep My Light in My Window
  6. Una Tarde En Mariquita
  7. Interlude
  8. Su Suzy
  9. Boogaloo 33
  10. Road to Islay
  11. Similau
  12. I’d Cry
  13. Magdalena (Reprise)
  14. Look Around the Corner (Reprise)

Comentários

  1. Isso é bom demais, pelo amor de deus!
    Que coisa linda!
    Alguém tem que lançar esses discos no Brasil.
    Vejo um monte de gente tentando emular o som da Motown hoje em dia, com certeza esse trabalho foi o que chegou mais perto.
    Genial!

    ResponderExcluir
  2. Puts, que sonzera! I'll Keep My Light in My Window é foda demais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.