Randy Blythe segue preso por tempo “indeterminado”





A coisa está feia para Randy Blythe, vocalista do Lamb of God, preso há duas semanas em Praga, na República Checa, acusado pela morte de Daniel Nosek, fã do grupo, em um show realizado em 2010.




Ao descer do avião que levava a banda e pisar em solo checo, o músico foi imediatamente preso pelas autoridades locais no dia 27 de junho. Isolado e sem contato com a família, amigos e seus colegas de banda, Blythe pode conversar apenas com os seus advogados - em sua maioria, checos e com pouca habilidade no inglês.


A coisa é muita estranha. Durante os 24 meses que separaram a incidente e a prisão de Randy Blythe, a polícia checa poderia ter investigado o caso a fundo e chegado a uma conclusão mais concreta, mas isso não aconteceu. Randy está sendo mantido preso sem que uma acusação formal tenha sido feita, e, até agora, a justiça alega apenas que o vocalista está detido para “averiguações”. Ou seja, a polícia checa ainda não sabe se um crime foi ou não cometido, o que é, no mínimo, controverso e extremamente amador. Porque esperar dois anos para investigar o caso? O que impediu a polícia de investigar antes? Nosek faleceu quatorze dias após o show onde tudo ocorreu, portanto só esse fato já justificaria uma investigação profunda sobre o ocorrido.

O juiz responsável estipulou uma fiança de 200 mil dólares pela liberdade de Blythe. O valor foi pago, mas o músico não foi liberado, pois, alguns dias depois, o promotor revogou o direito à fiança estipulado pelo juiz. Como não há uma acusação legal contra o músico, Randy Blythe encontra-se, no momento, em um limbo jurídico, preso em um país distante cuja abertura política e a democracia são muito recentes. Há um agravante aí: de acordo com a legislação checa, a justiça pode manter um suspeito que está sendo investigado durante até 90 dias na prisão, mesmo sem tê-lo acusado formalmente de um crime. Especialistas que analisaram o caso afirmaram, de forma unânime, que a razão mais provável para o promotor ter negado o direito à fiança para Blythe é o receio de que, se libertado, o músico saia imediatamente do país e nunca mais passe nem perto da República Checa.


O Lamb of God enviou alguns advogados norte-americanos ao país para defenderem Randy. Eles estão tentando uma nova audiência para que um novo valor de fiança seja fixado. Como a primeira fiança foi rejeitada, é bem provável que uma segunda não seja aceita. A questão é, a princípio, ilegal no campo jurídico, já que Randy Blythe pagou a fiança estipulada pela justiça e está sendo mantido preso sem ser acusado de nada! O próprio Tribunal Europeu de Direitos Humanos já reconheceu que a prisão preventiva na República Checa é, frequentemente, considerada abusiva.



Diversos vídeos foram postados e mostram Daniel Nosek e Randy Blythe juntos no show. Em um deles, percebe-se claramente que Daniel foi empurrado com violência por um segurança que estava ao lado do vocalista. O argumento de Scott Ian, guitarrista do Anthrax, de que os músicos ficaram muito mais receosos com o stage dive após o assassinato de Dimebag Darrell em pleno palco faz pleno sentido e deve ser levado em conta, afinal nunca se sabe o que uma pessoa que sobe a um palco e se aproxima de um músico pode estar levando e o que ela pretende fazer.

O Lamb of God criou um fundo para ajudar na libertação de Randy - clique aqui. Há também uma petição online na página da Casa Branca, sede oficial do governo norte-americano, pedindo a liberdade de Randy Blythe. Clique aqui para assinar. Chegando a 25 mil assinaturas, a petição será levada até o Presidente Barack Obama. 

Toda essa situação já extrapolou, há muito, o universo musical. No momento, trata-se de uma questão de direitos humanos, uma situação que envolve a diplomacia de dois países, a relação entre dois povos distintos. Não é possível que uma pessoa, famosa ou não, seja mantida presa por duas semanas sem direito à fiança sem ser acusada formalmente de nada! Isso é ilegal, não é certo, é desumano!

É preciso investigar o que aconteceu. Um jovem morreu em um show, e isso foi uma tragédia. Um indivíduo está sendo mantido preso, praticamente incomunicável, em um país distante do seu, sem um motivo legal que justifique a sua prisão. É necessário saber o que houve, mas tudo deve ser feito dentro da lei.

Tudo está estranho, como se pessoas quisessem se promover em cima de um caso envolvendo um músico famoso em todo o mundo e de grande repercussão junto à opinião pública. A justiça precisa ser feita, os culpados precisam ser identificados, mas, para isso, tudo precisa acontecer conforme manda a lei, e isso não está ocorrendo, infelizmente.

#FreeRandyBlythe

Comentários

  1. 1º. Seguranças de shows são muito mais famosos por provocarem mortes e lesões graves no público do o público provocar o mesmo nos músicos. O caso Dimebag foi uma exceção, quantos fãs mataram músicos em shows de lá para cá? Quantos ao menos chegaram perto? Além de que o grande problema naquele caso foi a segurança na entrada, que falhou na revista ao permitir uma pessoa armada entrar no local do show, e como ele conseguiu entrar armado atiraria fosse do palco, fosse do público, logo, não considero esse um bom exemplo para comparação ou justificação do caso de Blythe.

    2º. As informações que chegam parecem todas comprometidas, de músicos, pessoas da banda, do staff, o que ocorre até mesmo pela dificuldade da língua, mas, o que dizem juristas e a imprensa checos sobre o caso? O que vejo é muito corporativismo por parte dos músicos, o que é normal e compreensível, mas não podemos nos deixar levar pelo simples fato de simpatizar com o trabalho do Randy.

    3º. Se a legislação checa prevê que um indivíduo pode ser mantido preso por até 90 dias para auxiliar nas investigações, então, é claro que a prisão dele é legal, pois passaram-se 14 dias, ilegal seriam 91 dias. E mais, realmente nada foi feito nesses dois últimos anos? O que dizem as autoridades da República Checa? Só sabemos o que dizem sobre eles, mas e eles, o que dizem diretamente sobre o caso? Me parece que estamos tratando a República Checa da mesma forma como Europa e EUA, preconceituosamente, nos tratam, como se fossemos menos capazes, e nossas leis todas estúpidas. Para comparação o Brasil também permite que uma pessoa fique presa por até 90 dias sem ser acusada de nada, e muitas vezes, quando esse prazo acaba e o investigado é solto a população e imprensa cai matando e criticando a soltura, mesmo que não haja denuncia alguma.

    4º. Ricardo, se você está indignado com o caso deveria olhar mais de perto o próprio umbigo, vulgarmente conhecido como realidade brasileira, onde facilmente podemos encontrar absurdos muito mais latentes, como presos por mais de 100 dias sem acusação em delegacias com até 5x a lotação máxima. As delegacias de Salvador, por exemplo, foram recentemente classificadas de masmorras pelo CNJ... enfim, para me indignar com o caso do Randy faltam ainda fatos que objetivamente se mostrem absurdos (salvo a alegação de que seus advogados não falam inglês, isso, se comprovado, é mesmo absurdo e começa a figurar um cenário de graves arbitrariedades), mas quem quer se indignar sem medo de errar pode dar uma olhadinha nas delegacias e presídios brasileiros, nem que seja pela TV.

    6º É claro que o Randy merece o benefício da dúvida, seu caso deve ser corretamente investigado e conduzido, o que questiono é que no Brasil pessoas são condenadas pela sociedade pelo simples fato de ter seu rosto estampado nos jornais e na TV, e seria salutar que todos aqui também pudessem usufruir na prática desse direito.

    7º. É claro que a midia, familia, fãs, músicos, etc, devem acompanhar o caso do Randy, justamente para se afastarem de quaisquer ilegalidades/abusos, mas esse acompanhamento deve ser feito com um pouco mais de imparcialidade, pois se tem uma coisa que o Scott Ian falou corretamente é que as pessoas devem arcar com seus atos, e se o Randy for responsável pela morte do Daniel Nosek ele deve pagar, seja a música dele boa ou não.

    ResponderExcluir
  2. Essas informações sobre esse caso são desencontradas e confusas demais desde o início quando foi anunciada a prisão de Randy Blythe.

    Realmmente é estranho que a polícia depois de 2 anos sem aviso prévio execute uma prisão que na minha opinião é questionável.E mais estranho ainda é fixar uma fiança que foi paga e ainda assim manterem o cara preso porque consideraram-no como risco de fuga em potencial.

    Mas então ele ainda não foi acusado formalmente de nada, ele é considerado suspeito apenas e um suspeito pode ser mantido preso sim, mas por tempo determinado.Obs: No Brasil um suspeito só fica preso ele representar ameaça ao andamento das investigações, ou se for considerado risco de fuga.

    E depois de concluídas as investigações que incluem depoimentos, provas materiais entre outras é que se chega a conclusão sobre indiciá-lo ou não.

    Neste caso, o suspeito está retido para averiguações, e quando as investigações terminarem, e os resultados aparecerem ai possivelmente ele pode ser libertado.

    Mas tem de se considerar a possibilidade dele ser considerado culpado e portanto indiciado, ir a julgamento e ser condenado.

    O providencial é que a embaixada norte americana seja acionada, pois é mais estranho ainda que nenhum orgão do governo tenha se manifestado sobre o caso ou acompanha-lo para saber se o réu no caso Randy está recebendo tratamento e possivelmente será julgado com parcialidade e justiça.

    Infelizmente é esperar esse tempo e ver o desenrole desse caso, que pelo visto ainda está longe uma solução.

    E sobre a declaração e Ian Scott, ele não está errado, mas já que aponta a segurança, ou seja a integridade física: as bandas deveriam ficar mais distantes do público e não tão próximas e mais umas medidas também ajudariam e muito a evitar esse tipo de acidente.

    Mas isso me permite uma observação sobre a palavras do guitarrista do Anthrax é estranho usar Dimebag agora que aconteceu esse acidente, pois muitas bandas fizeram shows nessas condições e nem pareciam se importar com esse tal de stage diving.

    ResponderExcluir
  3. Serena. não vejo onde a sua comparação com a realidade brasileira faz algum sentido. Sei que o nosso país tem diversos, inúmeros problemas, mas esse é um site sobre música e não cobrimos as mazelas do Brasil.

    A situação em que se encontra Randy Blythe é absurda, e alguma coisa precisa ser feita pelos órgãos do seu país natal, no caso os Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  4. Serena. não vejo onde a sua comparação com a realidade brasileira faz algum sentido. Sei que o nosso país tem diversos, inúmeros problemas, mas esse é um site sobre música e não cobrimos as mazelas do Brasil.

    A situação em que se encontra Randy Blythe é absurda, e alguma coisa precisa ser feita pelos órgãos do seu país natal, no caso os Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o que disse a Serena. Esta discussão me lembra o caso de um francês, Olivier Rebellato, que dirigindo completamente bêbado causou um acidente e deixou uma pessoa por trinta dias em coma e outra em estado vegetativo. Ele na época disse que nada iria acontecer pq estava no Brasil. Ele ficou preso por 6 meses e após esse período pôde pagar fiança (aprox. R$5mil) e, assim que foi liberado, recebeu seu passaporte e foi direto pra França. A França não extradita e o caso prescreveu. Ou seja, Nada aconteceu, como ele preveu no dia do acidente.

    Eu concordo com a prisão do Blythe. Mas o caso precisa ser investigado e os EUA deve acompanhar as investigações para que não haja injustiças. Se ele não ficar preso e sair do país ficará impune de um crime que pode ter cometido, mesmo que não tenha tido intenção, é um crime.

    Leia a matéria sobre o caso que relatei aqui: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/06/20/interna_gerais,301202/prescricao-por-lentidao-do-judiciario-garante-impunidade-a-frances.shtml

    ResponderExcluir
  6. Ricardo, a comparação com a realidade brasileira faz sentido se você parar para refletir o significado da palavra "absurdo" e ser mais criterioso ao usá-la. Se a lei checa diz que um investigado pode permanecer preso por até 90 dias não é absurdo ele permanecer preso por 15 dias, é a lei de lá e deve ser respeitada como queremos que a nossa o seja, como querem os americanos que a deles o seja. Logo, a prisão dele não é ilegal, é legal.

    O que questiono é: onde está o absurdo? Onde está a ilegalidade? Absurdo é no Brasil ficar preso por mais de 100 dias sem ser acusado de nada e não 15 dias, dentro de um máximo possível de 90, por isso a comparação com a realidade brasileira, para mim ao menos, se mostra bastante pertinente e plausível.

    Absurdo é se o Randy estiver sendo torturado, mal tratado, comendo comida estragada, o que ocorre com frequencia por essas bandas. Se ele está preso é incomodo, mas, diante das circunstâncias apresentadas é normal, e, para mim, faltam elementos que desenhem o absurdo.

    E se as autoridades americanas não se envolveram ainda no caso pode até ser ruim para o Randy, mas dificilmente é problema da justiça checa.

    O outro ponto que questiono é que as informações chegam sempre comprometidas, é vinda de um músico, um membro da banda, etc, mas qual é o nome do juiz responsável? Qual o teor dos autos? O que diz o delegado ou quem quer que seja o responsável pelas investigações? O que diz o promotor ou o responsável pela denuncia? Onde estão as testemunhas? O único relato de testemunha publicado foi completamente desfavorável ao Randy.

    Enfim, ainda o que me resta é aguardar mais informações, e o trabalho do acompanhamento da mídia como eu já disse é indispensável, mas, justamente por ser um caso onde estão em jogo muitas coisas deve ser tratado com um pouco mais de distanciamento e imparcialidade, assim é normal que os músicos sejam corporativisas, mas a impressa ingressar nesse corporativismo não.

    ResponderExcluir
  7. Serena,

    venho me abstendo de me manifestar a respeito justamente por isso: falta de informação! Também acho que, por mais legítima que seja, as opiniões de músicos de outras bandas exalam corporativismo mesmo, e NÃO são a melhor fonte!

    Porém, o que me assustou NESTE último post foi a notícia da "incomunicabilidade" do preso, o que é vedado por qq diploma de Direitos Humanos. Além disso, justamente por essa falta de notícias acerca das investigações e providências (nos últimos 2 anos ou 90 dias), da negação da fiança, etc. fica essa sensação de insegurança, de arbitrariedade mesmo.

    Concordo, queria saber informação dos autos tb, para uma opinião mais concreta. Mas esse "respeito" à legislação alheia, que até deve existir em nome da soberania, também pode significar ratificar certos absurdos (nem preciso citar países com procedimentos penais e penas abusivas, até mesmo a pena capital - e absolutamente condenáveis do ponto de vista dos Direitos Humanos, embora "legais" internamente).

    Seu paralelo com a realidade brasileira, porém, me parece perfeita! Aqui, claro, via de regra, assola a parte mais vulnerável da população, que é detida pelos mais arbitrários motivos, cumpre penas além da conta, etc.

    Assusta que, na República Tcheca, estão fazendo isso até mesmo com uma artista, e internacional (que gera conflitos diplomáticos, e, até por isso, os tchecos deveriam até estar mais atentos ao caso). Mostra um sistema no mínimo desorganizado. E, embora seja Europa, não nos esqueçamos que o LESTE Europeu, ao menos em termos de desenvlvimento e de políticas públicas, está mais para Brasil do que para uma Alemanha, por ex...

    abço!

    ResponderExcluir
  8. Esse espetáculo vai perdurar por 90 dias gostemos nós ou não.

    Como eu já disse antes o governo norte americano, no caso a embaixada já deveria ter tomado providências, ou seja, verificar as condições que ele se encontra, se ele está comendo comida estragada, se ele está recebendo tratamento justo por parte das autoridades, se está sendo torturado, se está mesmo incomunicável (se ele está nessa condição como ele se comunica com o advogado dele? será que ele não fala inglês mesmo? ou existe algum tradutor?). obs: inclusive ele já esteve com membros da família dele que foram visita-lo.

    E repito outra coisa que eu já escrevi antes: não existe acusação formal ainda, porque o caso ainda está em processo de investigação e como foi ele foi considerado como grande potencial de fuga, rejeitaram a fiança e mantiveram-no preso e vai permanecer lá por 90 dias pelo visto.

    A justiça da República Checa está agindo de acordo com os seus códigos e é isso que tem de ser compreendido e a ilegalidade só existe quando são feridos os direitos humanos coisa que EUA não respeitam quando se trata dos interesses do governantes de lá que inclusive já fizeram muito pior se formos partira para as comparações.

    E a justiça tem que ser mesmo imparcial e mostrar suas garras para quem quer que seja, pois pelo que eu me lembre um artista não é melhor do que ninguém e não deve ter privilégios só por isso.

    Enfim não sabemos da repercussão do caso na sociedade checa, pois até agora vi um vídeo com o tio do Daniel e ele diz lá que o grande medo era o Randy fugir e o caso ficar sem solução.

    O juiz do caso é o Petr Fassati e tudo o que ele disse parece ter sido resumido e divulgado de acordo com interesse de quem divulgou. O que me parece que não é só corporativismo e sim manipulação de informações, desde o começo.

    E pessoal vocês devem considerar a possibilidade do Randy enfrentar um julgamento e ser condenado e ter que cumprir pena na prisão daquele país.

    Serena concordo com você a prisão checa perto das prisões brasileiras são mesmo "colônias de férias", pois independente de ser o ocidente ou oriente europeu é que existem leis, soberania e etc. que devem ser observadas e por isso respeitadas.

    ResponderExcluir
  9. Colecionador,

    só para esclarecer, não quis dizer que o "artista" é melhor que ninguém... apenas disse que, em tese, assim como ocorre no Brasil (e mantenho que o leste europeu, mesmo sendo Europa, muitas vezes se aproxima muito do 3º mundo nesses casos), um caso coberto pela mídia, e ainda mais envolvendo um cidadão de outro país, COSTUMA agilizar as autoridades - não pq a pessoa é "melhor", mas, infelizmente, pq aí envolveria a "imagem" do sistema local.

    No mais, você tem razão. E, sim, os EUA é um dos países mais arbitrários em termos de direitos, ainda mais dos presos (exemplos, recentes inclusive, são inúmeros).

    E não sei se é o caso do Randy, falta informação (isso todos concordamos), mas continuo achando perigoso esse negócio de "ah, mas no EUA é pior", "no Brasil é pior" - não acho argumentos válidos - assim como o "respeitemos a soberania e o sistema de tal país", etc. Se algo estiver sendo feito de abusivo, deve ser combatido, não importa onde ou com quem.

    Aguardemos algo mais concreto. Abços!

    ResponderExcluir
  10. Scobar, não me assustei com a “incomunicabilidade” porque o Ricardo não usou a palavra com a mesma carga jurídica que você deu ao interpretar o trecho, veja bem, o Randy está "sendo mantido preso, PRATICAMENTE incomunicável,", ou seja, ele está detido, sem celular, sem computador, com visitas reguladas por dias e horários, ou seja, praticamente incomunicável como qualquer outra pessoa detida, por isso não vislumbro o absurdo.

    Concordo plenamente que não podemos ratificar toda e qualquer legislação soberana, mas no caso em tela nada se mostrou desabonador de prestígio.

    Também sei que a situação dos países do leste europeu não é tão estável quanto de países como Alemanha ou Suécia, mas nada no caso indicou que alguma arbitrariedade está sendo cometida. A priori, trata-los diferenciadamente seria respaldado apenas no mesmo preconceito que os ditos países desenvolvidos tem ao analisar qualquer questão onde apareça o nome Brasil, ou seja, se o país é subdesenvolvido tudo feito por eles também o é, e na realidade não é bem assim.

    Enfim, você disse: "Assusta que, na República Tcheca, estão fazendo isso até mesmo com uma artista, e internacional" mas eu humildemente pergunto, isso o que? E prossegue: "(que gera conflitos diplomáticos, e, até por isso, os tchecos deveriam até estar mais atentos ao caso)." Onde está a desatenção? Por fim: "Mostra um sistema no mínimo desorganizado." Desorganizado onde, qual a desorganização? Não estou dizendo que nada disso aconteceu, estou dizendo que se aconteceu eu não vi, se alguém puder me mostrar eu agradeço.

    O Colecionador, "O juiz do caso é o Petr Fassati e tudo o que ele disse parece ter sido resumido e divulgado de acordo com interesse de quem divulgou. O que me parece que não é só corporativismo e sim manipulação de informações, desde o começo.", perfeito, é exatamente isso que venho dizendo com um pouco mais de dedos, rs.

    Reforço, não estou dizendo que a situação do Randy não seja absurda, o que estou dizendo é que faltam elementos que caracterizem o absurdo, ou seja, se a situação dele é absurda ou não eu não sei, mas do que me foi dito nada se mostrou ilegal ou desumano. O grande problema é que faltam informações.

    Quanto à diplomacia americana me parece mesmo é que não se manifestou justamente porque não há qualquer absurdo efetivamente sendo operado, ou seja, não falou porque não tem o que dizer.

    Continuo aguardando o desenrolar do caso da mais rápida e justa maneira para todos.

    ResponderExcluir
  11. Muito correto, Serena. A falta de informação impede um debate mais contundente ou preciso, isso é consenso. Não ingressei nessa onda do "Free Randy" justamente por causa disso, não é hora de se comportar como fã.

    Nesse trecho que você destacou, quis bater justamente nessa tecla: a falta de informação. Não estamos falando de uma quadrilha, de ameaça a testemunhas nem nada disso. Não vejo pq a fala de uma maior clareza. Mas, aí tb concordo, não sabemos se a falta de clareza é por parte das autoridades tchecas, OU se simplesmente HÁ SIM notícias mais concretas e elas que não chegam (ou não chegam completamente) a nós.

    Reitero que em momento nenhum quis dizer que o artista ou o cidadão estrangeiro é "melhor" ou merece maior atenção. Mas fato é que envolve a imagem do país, e isso costuma gerar um interesse interno de mostrar serviço... que, por óbvio, deveria ser a regra, e a todo e qq cidadão (vale para o precário caso das prisões brasileiras tb, conforme disse).

    Qto à incomunicabilidade, tinha entendido que ele não havia visto/falado com a família ainda. Se há o contato regular com família e sua própria embaixada, ou advogados que falem sua língua, tradutores, etc, ok. Caso contrário, considero a situação insustentável. rs sem celular e internet é bem diferente de "incomunicável", o que nem no Brasil é permitido.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  12. Scobar, entendo o que você quer fazer ao ressaltar o fato do Randy ser uma figura relativamente pública, e concordo com você, o problema é que não sabemos se ele não está tendo o tratamento diferenciado comumente recebido, ou seja, mais celeridade, maior empenho na elucidação, etc, mas, mesmo que não esteja, ainda nada nos chegou que o torne de investigado (seja inocente ou culpado) a mártir, como parecem querer pessoas como o Scott Ian.

    Eu acho, e não passa de achismo pessoal, é que o grande X da questão não é culpa da República Checa, mas é problema nosso. Devido à língua nem o Ricardo, nem nós podemos buscar informações direto da fonte, e apesar de figura pública o Randy não chega a ser um Justin Bieber, e me arrisco a dizer que não passe de um músico americano de uma banda de rock na República Checa, então, a grande imprensa brasileira também não se preocupa em nos trazer informações, como também não há muita informação em inglês, ou seja, além de toda informação comprometida pelos motivos que já falei, muito pouco temos condição de saber, mas mesmo essa informação comprometida é melhor que informação nenhuma, justamente para mostrar que alguém está de olho, para que não extrapolem a legalidade nacional checa ou os direitos internacionais do homem, e quanto aos dois ainda não temos do que falar.

    E levando em consideração o histórico americano, expansivo e territorialista, se ninguém falou nada pelo governo é porque não deve ter mesmo o que falar, pois a República Checa é um país relativamente isolado (não há, que eu saiba, nenhum grande país por trás, como Coréia do Norte que tem a China, ou Israel que tem os EUA). Os EUA não tolerariam abusos de um nanico no cenário internacional, pois se até quanto a verdadeiros anônimos eles se metem (e isso é o certo por parte de qualquer país, pois mexe com a integridade de seus cidadãos e com a própria soberania) não deixariam, em ano de eleição presidencial, alguém com certa visibilidade natural passar por algo intolerável.

    Por isso, querendo ou não, só nos resta aguardar, inclusive pelo pior, como que ele também responda ao processo (ou parte dele) preso (e mesmo que responda em liberdade ele não deverá deixar o país até a conclusão do processo) e até seja condenado, ou mesmo que ele seja posto em liberdade a qualquer momento, concluindo que ele não praticou qualquer crime e volte para casa.

    ResponderExcluir
  13. Scobar e Serena este caso é um ninho de ratos no que tange as informações, hoje eu li no Blabbermouth, que um corpo de juízes iria se reunir hoje dia 13 de julho, sexta-feira para julgar se mantém ou não o pedido de fiança.

    Um dos advogados mandados pela banda para auxiliar o Randy disse: que se caso seja mantida a decisão atual, ou seja, a rejeição da fiança ele pode passar 180 dias preso o que significa 6 meses, mas a notícia não explica o porque desse tempo já que o inicial seriam 90 dias.

    E quanto ao governo esqueçam, pois a embaixada já se pronunciou disse que esse assunto não é da alçada dela porque ela só auxilia os cidadãos norte americanos que necessitem de serviços consulares.

    Olhem, sobre esse caso só vamos saber o desfecho quando vier a sentença inocente ou culpado, pois até lá serão essas informações sem pé nem cabeça.

    Sobre a República Checa todos sabemos que é um país ex-comunista que não é rico, mas não se tem notícias de desrespeito aos direitos humanos e nem que seja um país fechado eu pelo menos desconheço. O que mais me parece é que é mais um dos países pobres do leste europeu cuja importância no cenário politico mundial deva ser supérflua.

    obs: Scobar quando disse que o artista não deve ter privilégios, eu nem tinha pensado no que você escreveu eu disse do ponto de vista da justiça e enquanto as injustiças eu concordo com você elas devem ser combatidas, mas até agora nesse caso eu vi nenhuma e as comparações são justas porque elas exemplificam casos de injustiças que no do caso Brasil e EUA tem um bom histórico e nesse último você até concordou.

    ResponderExcluir
  14. Uma última coisa que deve ser observada é o impacto deste caso pela sociedade checa, pois assim teríamos algum material para entender melhor o imaginário daquela sociedade.

    Me desculpem, mas o caso do Randy Blythe não é tão grave se compararmos com os brasileiros que estão no corredor na morte na Indonésia porque foram condenados por tráfico de drogas, se esse fosse o caso de Randy Blythe com certeza ele, a imprensa e os amigos teriam algo muito sério com o que se preocupar.

    Tem um detalhe esses brasileiros não se queixaram em momento algum tipo fomos torturados, comemos comida podre entre outros, entende?

    Agora pegue e pergunte para a sociedade na Indonésia o que eles acham da condenação desses dois e já vai dar para entender muito sobre a cultura, costumes (direito) desse povo, entendeu?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.