Thriven: crítica de Bag of Scumbags (2012)

Como é bom ouvir uma banda brasileira de heavy metal que apresenta influências que vão muito além das habituais. Esse é o caso Thriven, quinteto natural de Campinas que estreou em disco com o EP Purecavespringwater, de 2008, e agora chega ao seu primeiro disco.


Bag of Scumbags foi gravado em três diferentes estúdios de São Paulo e produzido pela banda e por Tiago Hóspede. As treze faixas do disco são pretenciosas, não escondem a ambição do grupo e, por isso mesmo, fazem de Bag of Scumbags um trabalho bem acima da média. 


Extremo em algumas pessagens, mais cadenciado e acessível em outras, o Thriven tem um que de Mastodon em suas ideias, principalmente as dos primeiros álbuns da banda de  Troy Sanders e Brent Hinds. Vozes limpas convivem com vocais guturais, riffs pesados andam lado a lado com passagens mais atmosféricas. Há pancadaria e violência, mas o som também se aproxima de diversos outros estilos como o prog e o punk, tudo envolto por uma onipresente aura de psicodelismo. 


Essa variedade torna a coisa toda sempre imprevisível e faz com que Bag of Scumbags seja uma pequena joia para quem curte aquele tipo de música que sai do caminho reto, não tem medo do escuro e adora o desconhecido. Intenso e inspirado, o trabalho do Thriven não encontra parâmetro em nenhuma outra banda brasileira - e isso é um enorme elogio!


Entre as faixas, gostei muito de “Groan”, “Seduction”, “Bully” e “Spinal”, instrumental que fecha o play.



A arte de Bag of Scumbags merece um parágrafo à parte. Do logotipo à impressão, a banda teve um grande cuidado com todos os detalhes. O disco vem em uma linda embalagem digipak com verniz fosco aplicado, o que torna a capa ainda mais bela. O encarte traz um poster repleto de ilustrações e informações sobre a banda, transformando o próprio CD em um objeto de desejo.


Bag of Scumbags é uma grata surpresa. Corajoso e destemido, o Thriven acredita fielmente em suas ideias e não abre mão delas em nenhum momento durante todo o disco. E é justamente essa atitude, tão em falta nos dias de hoje, onde qualquer bandinha iniciante desiste de todo e qualquer princípio por meros 15 minutos de fama, que faz de Bag of Scumbags um álbum tão bom e verdadeiro.


Longa vida ao Thriven!


Nota: 8


Faixas:
  1. Baeg
  2. A la Calabresi
  3. Groan
  4. Over and Done
  5. Fudge
  6. Seduction
  7. Chosen One
  8. Useless
  9. Myers
  10. Bully
  11. Annanimal
  12. Greedy
  13. Spinal

Comentários

  1. Caramba, que felicidade de ver um banda brasileira fazendo um som desse estilo e nesse nivel :D Correndo pra comprar o CD

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.