Tim Maia Racional Vol 3 ganha edição em vinil pirata

O terceiro volume da tão cultuada série Racional, talhada por Tim Maia entre 1975 e 1976 quando era adepto da seita Universo em Desencanto, ganhou sua primeira edição comercial. Vem em bom vinil 180 gramas e som tinindo. Mas é totalmente pirata.


A matriz é a versão oficial produzida no ano passado a partir de material encontrado por acaso em 2000 na casa do engenheiro de som William Luna Jr., onde ficou perdido por mais de 30 anos. Prensado em CD, o disco não chegou a ser comercializado. Vinha como brinde para quem comprasse os 14 volumes de uma coleção de Tim vendida em bancas de jornal. Na ocasião, a gravadora Sony Music disse ter interesse em lançar para as lojas - em CD e vinil. Demorou demais, e o mercado informal tomou a dianteira.


Segundo o selo estampado na capa do LP, apenas 300 unidades foram prensadas pelos piratas. Estão à venda nas lojas especializadas em vinil, como as das galerias do centro de São Paulo e da praça Benedito Calixto e, claro, viraram fetiche imediato entre colecionadores, que pagam até R$ 350 por um exemplar.


Foi incluída uma faixa bônus, "Estrela do Meu Show", de outra fase do cantor, já nos anos 1980. Trata-se de versão de Tim para canção do grupo americano Kwick. Retirada de compacto raro, essa é a única faixa do LP que não tem boa qualidade de som. As outras seis faixas são as tais encontradas pelo produtor Dudu Marote. Foram retidas em 1976 pelo pai de Luna, dono do estúdio Somil, porque Tim lhe devia honorários de gravações. Esse material bruto foi trabalhado pelo produtor Kassin que, ao lado de Paulinho Guitarra, músico da banda original de Tim na fase Racional, finalizou as faixas. Acrescentaram outros instrumentos, como guitarras e órgãos, e chamaram o maestro Lincoln Olivetti, que trabalhou em discos de Tim em períodos posteriores, para incluir os metais e as cordas.


Junto com os dois primeiros volumes, lançados no calor da hora em 1975 e 1976 e bancados pelo próprio Tim Maia, esse Racional Vol 3 já nasce um dos álbuns mais importantes do funk e do soul nacionais. É fundamental, portanto, que extrapole o nicho dos colecionadores e chegue ao grande público.


Procurada pela Folha, a gravadora Sony promete lançar uma edição comercial do Tim Maia Racional 3 até dezembro. Antes tarde.


(Fonte: Folha.com)

Comentários