Captain Beyond volta à ativa com nova formação

Por essa ninguém esperava! O lendário Captain Beyond anunciou o seu retorno à ativa. A nova formação da banda conta com apenas um integrante original, o baterista Bobby Caldwell. Ao lado dele estão o vocalista Paul Shortino (Quiet Riot, King Cobra), o guitarrista Danny Johnson (Alcatrazz, Alice Cooper, Steppenwolf) e o baixista Sean McNabb (Dokken, Quiet Riot). A princípio, este line-up deve realizar apenas shows e não tem planos de entrar em estúdio.

O Captain Beyond foi formado em junho de 1971 em Los Angeles. A formação original tinha o ex-Deep Purple Rod Evans nos vocais, o guitarrista Larry “Rhino” Reinhardt (Iron Butterfly) e o baixista Lee Dorman (também do Iron Butterfly), além de Bobby Caldwell. Este quarteto gravou um dos melhores álbuns do hard setentista, o seminal Captain Beyond, lançado em 1972. A banda sofreu algumas mudanças de formação, incluindo a saída de Caldwell, mas manteve o alto nível no ano seguinte com Sufficiently Breathless, seu segundo disco, que deixou o peso um pouco de lado e apostou em sons com mais balanço e uma pegada latina, cortesia da inclusão do baterista Marty Rodriguez e do percussionista Guille Garcia.  

Sem sucesso comercial devido a uma mistura entre falta de estratégia e má vontade de sua gravadora, a Capricorn Records, o Captain Beyond se viu em um beco sem saída e praticamente acabou nos anos seguintes. O grupo ainda retornaria com uma nova formação em 1977 com o seu terceiro disco, o fraco Dawn Explosion, que trouxe Willy Daffern no posto de Rod Evans, além do retorno de Bobby Caldwell na bateria. Mas logo depois do lançamento o grupo anunciou o seu fim definitivo.

Pessoalmente, acho esse retorno totalmente desnecessário. Certamente, essa nova encarnação do Captain Beyond não acrescenterá nada à história até então meio mítica da banda. Por mais competentes que possam ser Shortino, Johnson e McNabb, esse retorno soa forçado, passando a impressão de músicos de aluguel acompanhando Caldwell - até rimou, vejam só ...

Resumindo, uma picaretagem das brabas!

Comentários

  1. Eu não vejo picaretagem porque o picareta dessa formação, o Rod Evans não estará presente nela porque depois do fiasco do New Deep Purple seria muita cara de pau, pelo menos esse tem com senso, agora o resto dos caras estão no direito deles.

    Sejam bem vindos, tomara que declinem da idéia quanto a gravar um novo álbum e o façam rápido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.