Banda pré-ZZ Top de Billy Gibbons tem material raro lançado

Antes de formar o ZZ Top na cidade de Houston, Texas, em 1970, o guitarrista e vocalista Billy Gibbons possuía uma banda chamada The Moving Sidewalks. Além de Gibbons, o grupo tinha em sua formação Tom Moore no teclado, Don Summers no baixo e Dan Mitchell na bateria.

O Moving Sidewalks durou apenas três anos, de 1966 a 1969, e fazia um blues psicodélico que alcançou projeção na região natal da banda. O quarteto abriu alguns shows do 13th Floor Elevators e assinou com a gravadora Tantara, selo pelo qual saiu o único disco do grupo, Flash, de 1968. O single “99th Floor”, que não está presente no LP, liderou as paradas de Houston por seis semanas. “Need Me”, compacto lançado já por uma nova gravadora, a Wand Records, de Nova York, foi outro sucesso dos caras. 


A ótima repercussão levou a banda a abrir alguns shows do The Doors e de Jimi Hendrix Experience, mas logo depois Ton Moore e Don Summers resolveram deixar o grupo, decretando o seu fim. Gibbons e Mitchell chamaram então Lanier Greig para o baixo, fazendo surgir a primeira encarnação do ZZ Top.


The Moving Sidewalks: The Complete Collection está sendo lançado em CD e LP duplos, e reúne todas as faixas de Flash em um disco, mais canções inéditas e takes alternativos no outro. A versão em CD vem em uma embalagem paper sleeve, popularmente conhecida como mini LPs. Tanto a edição em CD quando a em LP vem acompanhadas por um longo encarte de 56 páginas com a história do grupo.

Ouça abaixo os dois principais singles do Moving Sidewalks:

Comentários

  1. fantástica a matéria sobre a primeira banda do billy gibbons principalmente depois de eu ter cruzado com ele ontem 06 de outubro, num mall aqui de houston onde vim pra assisti dia 09 de outubro um show dos beach boys. obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.