Discos Fundamentais: Back Street Crawler – The Band Plays On (1975)

Após o fim do Free, o guitarrista Paul Kossoff lançou em 1973 seu primeiro disco solo recheado de convidados (inclusive todos os músicos do Free) sob o título Back Street Crawler. Dois anos depois, ainda que nenhum desses convidados tenha perdurado junto a Kossoff, o guitarrista leva o título de seu álbum fundando e liderando uma nova banda altamente competente, de forma que muitas vezes cada membro se mostra tão marcante quanto o próprio líder. Mesmo sendo então uma nova formação, traz uma sonoridade mais entrosada e focada do que o disco solo de Kossoff.

As três primeiras faixas são excepcionalmente marcantes. O disco abre com “Hoo Doo Woman” flertando com o soul bem como em outros momentos do álbum, e dando destaque ao presente baixo de Terry Wilson. “New York, New York” traz Kossoff solando do começo ao fim sem se sobrepor indevidamente ao vocalista Terry Wilson-Slesser e duetando com o tecladista Mike Montgomery. Esse último é uma importante força no disco com sua ótima levada blues e sendo responsável pela maioria das composições. Outro destaque vai para a balada “Stealing My Way” - antes que perceba, você estará com o refrão dessa notável faixa na cabeça.

Por diversos motivos acaba sendo inevitável lembrar os ex-colegas de Paul Kossoff, na época se aventurando no Bad Company. O Back Street Crawler se assemelha aos momentos mais blues e soul da banda de Paul Rodgers e Simon Kirke, mesmo tendo em mente que todos esses músicos carregavam consigo tais características desde seus tempos de Free – Kossoff nesse momento as expondo um pouco mais que os outros dois. Mas é fácil de notar que o guitarrista estava tão bem acompanhado quanto seus ex-colegas. Além dos já citados Mike Montgomery e Terry Wilson, The Band Plays On traz empolgantes viradas de bateria de Tony Braunagel. E no que diz respeito a Terry Wilson-Slesser, se seu alcance soa por vezes tímido, são suas melodias que fazem músicas como “The Band Plays On” e “All The Girls Are Crazy” soarem como hits certeiros.

Paul Kossoff foi um excelente guitarrista com uma vida tragicamente curta – não é à toa que até hoje é lembrado por Paul Rodgers, mesmo esse tendo trabalhado com alguns dos melhores do mundo – e reuniu um time à altura para essa nova empreitada, que infelizmente não obteve ainda hoje a exposição merecida. The Band Plays On traz as grandes características do que há de melhor no blues rock setentista e ainda se aproximando de elementos mais swingados. No ano seguinte a banda lançaria o álbum Second Street, encararia seu fim devido a morte de seu guitarrista e lançaria na sequência ainda dois álbuns sob o nome Crawler.



Faixas:

A1 Hoo Doo Woman
A2 New York, New York
A3 Stealing My Way
A4 Survivor  
A5 It's a Long Way Down to the Top

B1 All the Girls Are Crazy
B2 Jason Blue
B3 Train Song
B4 Rock & Roll Junkie
B5 The Band Plays On

(por Igor Luis Seemann)

































































Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.