Disquerias em Buenos Aires: onde comprar discos na capital argentina

Plaza de Mayo, Casa Rosada, Obelisco, Malba, Caminito, La Bombonera, Monumental de Núñez, Jardim Japonês, Puerto Madero e por aí vai. Pontos turísticos em Buenos Aires é o que não faltam. Como em toda grande capital, as possibilidades são inúmeras. Para o bem e para o mal, já que muitas agradam, outras surpreendem, mas algumas até decepcionam. Porém, uma atração é especial e, geralmente, encanta a todos: las disquerias.

Para quem não abre mão da milenar arte de vasculhar prateleiras, estantes empoeiradas ou quaisquer outros tipos de móveis em busca de um disco bacana, Buenos Aires é um prato cheio. Desde os sebos até os grandes estabelecimentos, passando pelas casas especializadas. A jornada pelas lojas portenhas dificilmente será em vão.

Abaixo, um guia rápido com informações e localização das principais disquerias da capital argentina, nas quais certamente vale o lema de toda loja de discos que se preze: se não tiver o que você procura, pode ter o que você nunca imaginou encontrar.

Oid Mortales – Av. Corrientes, 1145, Galeria Arte, loja 17, Centro.

A melhor loja de discos em Buenos Aires é de um sujeito chamado Diego Perri, profundo conhecedor de música e guru quando o assunto é rock argentino. Acanhada, mas aconchegante, a Oid Mortales (“Ouvi, mortais”, nome pelo qual também é conhecido o hino nacional argentino) faz a alegria dos bolhas desde 1983 e encanta pela quantidade de coisas maravilhosas que abriga. Uma espécie de Baratos Afins portenha, mas que não é selo.

Há discos de tudo que se imaginar, mas chama a atenção a discografia completa de várias bandas de krautrock e de progressivo italiano, como o Le Orme. Muita coisa também de hard rock 70's, folk e rock alternativo local. Em particular, babei quando encontrei quase tudo do Fairport Convention e do Badfinger. Conta também com bastante coisa indie. Curioso que, nas duas vezes em que estive na loja, Diego Perri ouvia uma banda de synth-pop que não deu pra identificar, algo entre Kraftwerk e Depeche Mode.


Rock ‘N Freud – Arenales, 3337, Paseo del Sol, Palermo.

Se durante os dias que passar em Buenos Aires qualquer cidadão tiver a oportunidade de conhecer apenas a Rock ‘N Freud, já terá valido a viagem. A loja tem como qualidade e mérito ser, talvez, a mais completa e atualizada.

Em termos de gênero, é mais abrangente, mas menos profunda que a Oid Mortales, até por ser muito maior. A Rock ‘N Freud também é bem bacana por ter um ar saudosista e ser uma daquelas lojas de rua em extinção, que não se encontra mais por aí. Sim, bem ao estilo da fictícia Championship Vynil, de propriedade do bolha Rob Gordon, em Alta Fidelidade.

Thor – Av. Santa Fé, 1670, Bond Street, loja 51, Centro.

Se fosse uma banda, a Thor seria o Ratos de Porão: metal demais para ser punk, punk demais para ser metal. Lá também se encontra rock alternativo e até reggae, mas, felizmente, o foco está nas duas primeiras vertentes citadas.

A loja fica na Bond Street, a Galeria do Rock argentina. Só que lá, até mais do que na galeria paulista, o que se vê é a hegemonia total das lojas de roupas, acessórios, tatuagens e skate. Tanto que a Thor é praticamente a única disqueria da Bond Street, salvando assim o recinto.


Tempo – Av. Jorge Luis Borges, 1666, Palermo

A Tempo é uma loja de rua, assim como a Rock ‘N Freud, mas não tão boa quanto. E também não tem as maravilhas que se encontra na Oid Mortales. É mais genérica, com discos mais “arroz de festa”. Não deixa de ser uma boa loja, porém limitada.

Canta Claro – Av. Corrientes, 1217, centro

A Canta Claro é uma mistura de disqueria com sebo. E talvez aí esteja sua qualidade. Dentre os discos novos, nada de muito interessante. Já na seção de usados é possível achar uma ou outra coisa bacana. Inclusive mais barato, claro.

 
Musimundo e El Ateneo – vários locais espalhados pela cidade

Musimundo e El Ateneo são bem parecidas com as Fnacs, Saraivas e Leituras aqui do Brasil: lojas de departamento da culura pop. A diferença é que lá a seção de música é bem mais destacada. Discos ainda parecem ser considerados arte e trazem isso consigo.

Ao contrário das megastores daqui, é possível encontrar vários itens da discografia de determinada banda e não apenas um ou outro disco. Em suas particularidades, a Musimundo prioriza a parte de tecnologia, enquanto a El Ateneo se volta bastante para a literatura. Me agradou mais os bons discos que encontrei na primeira. Pelo gosto pessoal, mas também pelo preço.

Compakta – Pasaje El Lazo, 3156, local 7, Palermo

Decepção. E até cheguei a pensar que fosse por ter sido a primeira em que fui, possivelmente com muita sede ao pote, mas não. A Compakta realmente é uma loja fraquinha, com pouquíssimas opções. A impressão é quase a mesma de tentar comprar um disco em uma dessas banquinhas armadas para vender merchandising em shows e festivais. Você até tenta, põe em prática a boa vontade, mas nada encontra.

Para piorar, os preços são bem elevados. Só a atendente é legal e tem um aspecto que lembra bastante a Patti Smith, o que dá uma amenizada.

Random Store – Av. Corrientes, 1662, Paseo La Plaza, Centro

Disqueria comum, só com coisa mainstream. Daquelas que o melhor que você pode encontrar é um ou outro álbum do AC/DC. Se tiver sorte.

Casa Piscitelli – Av. San Martín, 450, Centro

Fiquei até sem graça ao entrar nesta loja. Especializada em música clássica e erudita, a Casa Piscitelli é toda elegante, tem uma decoração rebuscada e parece mais uma daquelas lojas de alugar roupa para festas – chão de carpete, poltronas, sofás e todo mundo de terno, até a senhora responsável pelo atendimento. De qualquer forma, deve ser uma baita disqueria para quem não ouve 'barulho'.

Tango Store – Av. Callao, 395, Centro

O nome já entrega: disqueria de Tango. Trata-se de uma subsidiária da Zivals, então deve ser coisa boa. Mas não fiz mais do que passar na porta.

Abaixo, três lojas que não foram visitadas, mas que já estão devidamente inseridas no roteiro de uma próxima ida a Buenos Aires.

Notorius – Av. Callao, 966, Recoleta

El Agujerito – Maipú, 791, Galerial del Este, local 10, Retiro

Abraxas – Av. Santa Fé, 1270, Galeria 5ª Avenida, local 74, Centro

 

(por Guilherme Gonçalves)


Comentários

  1. Parabéns pela matéria. Conheço várias das mencionadas. E outras não, mas agora estão na lista de lugares a conhecer. Adicionaria a Miles Discos em Palermo... Eles têm bastante coisa de jazz e progressivo que me interessou bastante.

    ResponderExcluir
  2. Concordo!!! Faltou a Miles em Palermo... Em 2009 eram duas lojas, uma especializada em posters e filmes e outra em cds e livros. Em 2010 só tinha ficado uma das casas. Sensacional!

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma zona brilhante do site! Perfeita para um blog de colecionadores, indispensável!

    Parabéns a Collector's mais uma vez, pela matéria. Espero visitar Buenos Aires em breve, e já tenho lugares para ir.

    ResponderExcluir
  4. Agora dá gosto de viajar para a Argentina, pois quando vou fazer uma viagem para o exterior a primeira coisa que eu penso é aonde vou comprar discos, quais as lojas e a sua especialidade, em alguns casos eu ligo e já pergunto sobre o que me interessa e quando chego ao local só pago e dou mais uma olhada para me certificar senão estou perdendo nada.

    ResponderExcluir
  5. Esta área do site poderia ser ampliada, com as diversas cidades dos leitores que acompanham o blog. Eu, por exemplo, tenho contato com os últimos guerreiros daqui de João Pessoa, com as suas lojinhas.

    Quem vier a João Pessoa, ainda pode encontrar lojas de disco, acreditem!

    ResponderExcluir
  6. tenho 1 pergunta...mas esses CDs e vynis que as lojas vendem sao made in argentina ou sao gringos?

    ResponderExcluir
  7. Olá, Wagner.

    Quase todos os itens são importados. Porém, os valores são bem diferentes dos praticados aqui no Brasil.

    Inclusive, eles vêm com uma espécie de selo que diz: 'feito em tal lugar e para comercialização exclusiva em toda a América do Sul, exceto Brasil'.

    Em média, os importados custam uns 50 pesos, o que dá uns R$ 25. Bem mais barato que aqui. Itens mais raros, claro, acabam tendo um valor maior.



    ResponderExcluir
  8. vc lembra o endereço das musimundo? desci a calle florida, parte da av corrientes, andei razoavelmente ali no centro e não achei uma única musimundo pelo caminho.

    ResponderExcluir
  9. Cara, a que visitei foi justamente essa da Florida, n° 267.

    De qualquer forma, aqui parece ter o endereço de todas:

    http://www.musimundo.com/musica/locales/index.htm

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, boa tarde!

    Vou com uma certa frequência a Buenos Aires e gostaria de contribuir com a galera aqui. Sempre fuço nas lojas locais e abaixo seguem minhas dicas:

    Oid Mortales -> tem de tudo, loja eclética, mas de Hard Rock e Metal especificamente, pouca coisa.

    Melomania -> a uma quadra da Oid Mortales. Tem um acervo menor, mas bem servida de hardrock e metal, aliás, foi onde mais comprei vinis até hoje na Argentina (Venom, Accept, Sodom, Kyuss, etc...) Av. Corrientes 1246 1o. piso Local 45

    Thor -> é a loja mais metal de BsAs. Do punk/hardcore ao black metal. Tem muitos lançamentos também. Infelizmente não tem vinil...

    Musimundo -> conheço a unidade da Calle Florida, e a cada ano fica cada vez menor. É como já falaram, uma FNAC argentina. Não se acha quase nada underground aqui, apenas lançamentos e eventualmente alguma coisa da Icarus Music (q lança Metal na Argentina). Muito poucos vinis.

    Ateneo -> é sempre uma surpresa. É uma loja mainstream mas se vc tiver tempo para fuçar, recomendo, sempre achamos alguma coisa. Achei um box do Rammstein aqui bem barato, CDs de bandas de metal da Argentina por um ótimo preço, vale a pena fuçar.

    Volumen 4 -> principal loja de Metal/Hard de BsAs. Loja do famoso "Ariel", mal educado que só ele.... prefiram ser atendidos pelo irmão mais novo dele (esqueci o nome, é um rapaz sem um dos braços, gente finíssima). Loja padrão galeria do rock brasileira (Die Hard/Paranoid), pois tem de tudo, mas vinis são poucos e muitos usados. Vale a pena fuçar tb (fica na Calle Lavalle - volumen4.com.ar)

    Ainda na Calle Lavalle, subindo em direção ao Obelisco, depois da galeria onde está a Volumen 4, existe uma outra galeria a direita com uma loja nos fundos, à esquerda, que de tudo de metal, e bastante lançamento. MAS o dono é um gordão cabeludo filho da puta e racista, que dá o preço conforme sua cara. Brasileiro se fode, pois sabem que nossa moeda vale o dobro que a deles. Tem tudo que é estilo de metal/hard, e raridades tb, em CD e vinil, mas já fiz um teste mandando um amigo argentino perguntar o preço e claro que era mais barato para ele do que para mim. Entrei na loja falando um monte para aquele viado(falo espanhol fluente), e nós dois ameaçamos chamar a polícia (hehehe), aí a turma do deixa disso entrou em cena e nos separou. Dica: peça para um amigo argentino entrar e comprar o que vc deseja.....

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, boa tarde!

    Vou com uma certa frequência a Buenos Aires e gostaria de contribuir com a galera aqui. Sempre fuço nas lojas locais e abaixo seguem minhas dicas:

    Oid Mortales -> tem de tudo, loja eclética, mas de Hard Rock e Metal especificamente, pouca coisa.

    Melomania -> a uma quadra da Oid Mortales. Tem um acervo menor, mas bem servida de hardrock e metal, aliás, foi onde mais comprei vinis até hoje na Argentina (Venom, Accept, Sodom, Kyuss, etc...) Av. Corrientes 1246 1o. piso Local 45

    Thor -> é a loja mais metal de BsAs. Do punk/hardcore ao black metal. Tem muitos lançamentos também. Infelizmente não tem vinil...

    Musimundo -> conheço a unidade da Calle Florida, e a cada ano fica cada vez menor. É como já falaram, uma FNAC argentina. Não se acha quase nada underground aqui, apenas lançamentos e eventualmente alguma coisa da Icarus Music (q lança Metal na Argentina). Muito poucos vinis.

    Ateneo -> é sempre uma surpresa. É uma loja mainstream mas se vc tiver tempo para fuçar, recomendo, sempre achamos alguma coisa. Achei um box do Rammstein aqui bem barato, CDs de bandas de metal da Argentina por um ótimo preço, vale a pena fuçar.

    Volumen 4 -> principal loja de Metal/Hard de BsAs. Loja do famoso "Ariel", mal educado que só ele.... prefiram ser atendidos pelo irmão mais novo dele (esqueci o nome, é um rapaz sem um dos braços, gente finíssima). Loja padrão galeria do rock brasileira (Die Hard/Paranoid), pois tem de tudo, mas vinis são poucos e muitos usados. Vale a pena fuçar tb (fica na Calle Lavalle - volumen4.com.ar)

    Ainda na Calle Lavalle, subindo em direção ao Obelisco, depois da galeria onde está a Volumen 4, existe uma outra galeria a direita com uma loja nos fundos, à esquerda, que de tudo de metal, e bastante lançamento. MAS o dono é um gordão cabeludo filho da puta e racista, que dá o preço conforme sua cara. Brasileiro se fode, pois sabem que nossa moeda vale o dobro que a deles. Tem tudo que é estilo de metal/hard, e raridades tb, em CD e vinil, mas já fiz um teste mandando um amigo argentino perguntar o preço e claro que era mais barato para ele do que para mim. Entrei na loja falando um monte para aquele viado(falo espanhol fluente), e nós dois ameaçamos chamar a polícia (hehehe), aí a turma do deixa disso entrou em cena e nos separou. Dica: peça para um amigo argentino entrar e comprar o que vc deseja.....

    ResponderExcluir
  12. Muito boa matéria. Será meu guia quando for para a terra dos hermanos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Guilherme! Estive em Buenos Aires mês passado (março de 2014) e segui seu roteiro de lojas de discos. Fiquei um pouco desapontada com o acervo da Rock 'n' Freud (quase todo só de discos novos, ou seja, que eu poderia comprar pela internet tranquilamente).
    Uma boa surpresa, no entanto, foi a maior e melhor loja de Buenos Aires que você ainda não incluiu na sua lista. A EUREKA (o nome é um prazer por si só... "encontrei!", em grego), no charmoso bairro de San Telmo. Ali achei verdadeiras raridades.

    Confira fotos e mais info sobre a Eureka no site:
    http://myvillacrespo.com/2012/04/eureka/

    Vale a pena! E, por gentileza, faça constar (acima da Oid Mortales!) esta verdadeira joia de B.A. no seu roteiro. Os leitores e colecionadores agradecem!

    Charlene.

    ResponderExcluir
  14. Ah! Outra coisa que me desapontou foi o fato de a THOR, na galeria Bond Street, estar fechada e lacrada em pleno sábado. Fala sério! Cheguei até lá com a maior esperança...

    ResponderExcluir
  15. Poxa, Charlene, não acredito que não fui nessa Eureka... Em San Telmo? Fiquei justamente lá e não a conheci...

    Uma pena. Mas vou anotar sua dica!

    Quanto à Rock 'n' Freud, entendo sua crítica. Mas, para mim, essa foi uma das qualidades dela. Justamente o fato de não ter apenas clássicos, mas coisas bacanas que estão sendo lançadas justamente agora! Ainda que sejam fáceis de achar pela internet... Sempre acaba sendo bom comprar direto na loja!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. Quero comprar uns vinil via on line da argentina e alguem pode me informar algum site de loja na Argentina.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.