Discos Fudamentais: Blue Cheer - Vincebus Eruptum (1968)

Segundo Geddy Lee, baixista do Rush, o Blue Cheer passou um tanto quanto despercebido, mas na época ninguém soava tão pesado quanto eles. Olhando em retrospecto, facilmente se percebe as grandes proporções que a música pesada vinha tomando com bandas como Kinks e Jimi Hendrix Experience apostando na distorção, mas realmente nenhuma banda à época de Vincebus Eruptum soava tão pesada quanto o Blue Cheer, que - sem saber - estava lançando um dos discos mais influentes do rock. Não obstante, ainda hoje ele acaba passando despercebido.

Originalmente um sexteto formado em 1966, a banda se estabeleceu como um barulhento power trio de rock de garagem altamente influenciado pelo blues, mas sem grandes demonstrações de virtuosismo em seus instrumentos, ou seja, quase um irmão maléfico do Cream. Com uma cozinha a som de trovões, uma guitarra afiada e um vocal insano e estridente, o Blue Cheer estabeleceu antes do Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath as diretrizes do hard/heavy rock que seriam aprimoradas por essas bandas mais adiante.

O disco abre com uma das mais memoráveis versões de “Summertime Blues”, de Eddie Cochran, certamente a mais ácida também, transbordando distorção com um riff inspirado em Hendrix. Não bastasse o peso e a distorção, Vincebus Eruptum tem uma atmosfera sombria pavimentando o caminho para o heavy metal, que acentuaria as características soturnas trazidas pelo Blue Cheer. No entanto, se consolidar como um influente nome do hard rock parecia estar longe dos objetivos da banda, que caracterizava seu som como um “blues-rock com distorção”.

“Doctor Please” é a primeira composição do trio no álbum e talvez a mais psicodélica, que no seu decorrer vai ficando mais densa combinando com a letra, na qual o vocalista e baixista Dickie Peterson faz um apelo a seu médico. É seguida de “Out of Focus”, a mais acessível do debut, trazendo um riff grudento guiando a música, e que faz com que a mesma beire o dançante.

Tendo passado por alguns hiatos, a banda retornara em 1999 lançando em 2007 seu primeiro álbum inédito desde 1991 e encarando seu lamentável fim com a morte de Dickie Peterson em 2009. Ainda que continue à margem do que se fala em bandas da virada dos 60 para os 70, é inegável a influência do Blue Cheer em grandes grupos da atualidade como Graveyard. E se o Black Sabbath tem o status de banda mãe do heavy metal, o power trio de Dickie Peterson, Leigh Stephens e Paul Whaley é certamente a mais clara e profunda raíz do stoner rock.


 
Faixas:
A1 Summertime Blues
A2 Rock Me Baby
A3 Doctor Please

B1 Out of Focus
B2 Parchment Farm
B3 Second Time Around

(por Igor Luis Seemann)

Comentários