Uma vida em 40 discos

Faço 40 anos neste sábado, dia 3 de novembro. É só mais um ano, mas certos números tem um impacto maior que os outros sobre a gente. Lembro quando completei 15 anos, assim como me recordo quando fiz 18, 20 e 30.

Durante a maior parte desse tempo todo estive cercado por música. Não sei explicar porque sou tão apaixonado por música, só sei que sou. Conversando com meus pais e também com pessoas que me conhecem desde que eu era um moleque, ninguém sabe identificar o porque de eu ter me interessando tanto pelos discos. Não sei tocar nenhum instrumento, nunca aprendi. Porém, desde os 12 anos de idade consumo música compulsiva e diariamente.

Meu primeiro disco foi o Thriller, do Michael Jackson, que ganhei de presente da minha madrinha em 1984. Logo depois, meu padrinho me levou comprar um presente de aniversário, e escolhi dois do AC/DC - ’74 Jailbreak e For Those About to Rock. E desde então não parei mais.

Minha coleção de LPs chegou a ter 2.500 itens. Daí conheci o CD e, por uma série de fatores, me desfiz de todos os vinis. Hoje, tenho uns 1.500 CDs em casa, mais uns 200 DVDs, cerca de 70 livros sobre música e uns 50 LPs (sim, não aguentei a saudade e estou começando novamente uma coleção, devagar e sempre).

 

Não sei o que vou deixar para o Matias, meu filho, que hoje tem 4 anos. Também não sei quanto tempo vou ficar por aqui. Mas gostaria que ele lembrasse de mim pela amor e parceria que temos um com o outro. E, é claro, pela música. Ele já adora discos. Pede para ouvir CDs e LPs e é fã do Iron Maiden, Kiss e Black Sabbath (que ele chama de Black Sabbaca). Toda a informação, todas as histórias, todos os sons que estão em minha coleção gostaria que ficassem para o Matias quando ele ficar maior. Ele já sabe que tudo aquilo é meu e dele, e cuida com tanto cuidado como eu. Esta será a minha herança para o meu pequeno.

Completar 40 anos faz a gente pensar sobre a vida. Várias coisas passaram pela minha cabeça nos últimos dias. E me dei conta de que, assim como você, a minha vida é marcada por discos que estão em meu DNA, como cicatrizes de tudo o que vivi e senti. Alguns são velhos amigos, outros chegaram a pouco mas já bateram fundo. E todos eles estão nesta lista abaixo, que tem os quarenta álbuns mais importantes dessas quatro décadas. Não são necessariamente os melhores que ouvi, mas sim os que tem um significado todo especial para a minha vida. Eles me fazem entender o mundo, confortam o meu coração e me tornaram a pessoa que sou hoje.

É a minha vida em 40 discos.

The Dave Brubeck Quartet - Time Out (1959)
Miles Davis - Kind of Blue (1959)
The Beach Boys - Pet Sounds (1966)
Cream - Disraeli Gears (1967)
The Band - Music From Big Pink (1968)
Beatles - Abbey Road (1969)
Derek and The Dominos - Layla and Other Assorted Love Songs (1970)
David Bowie - Hunky Dory (1971)
Rolling Stones - Sticky Fingers (1971)
The Who - Who’s Next (1971)
Wishbone Ash - Argus (1972)
Jorge Ben - A Tábua de Esmeralda (1974)
Deep Purple - Stormbringer (1974)
Led Zeppelin - Physical Graffiti (1975)
Tim Maia - Racional (1975)
Queen - A Night At the Opera (1975)
Neil Young - Comes a Time (1975)
Rush - 2112 (1976)
Thin Lizzy - Jailbreak (1976)
Rainbow - Rising (1976)
Lynyrd Skynyrd - Street Survivors (1977)
The Clash - London Calling (1979)
Pink Floyd - The Wall (1979)
Black Sabbath - Heaven and Hell (1980)
AC/DC - Back in Black (1980)
Michael Jackson - Beat It (1982)
Iron Maiden - Powerslave (1984)
Metallica - Masters of Puppets (1986)
Zé Ramalho - 20 Anos: Antologia Acústica (1997)
Dream Theater - Metropolis Pt 2: Scenes From a Memory (1999)
U2 - All That You Can’t Leave Behind (2000)
Ryan Adams - Gold (2001)
Flaming Lips - Yoshimi Battles the Pink Robots (2002)
Grandaddy - Sumday (2003)
Ben Harper - Both Sides of the Gun (2006)
Wilco - Sky Blue Sky (2007)
The Decemberists - The King is Dead (2011)
Machine Head - Unto the Locust (2011)
Mastodon - The Hunter (2011)
Jack White - Blunderbuss (2012)

Comentários

  1. Parabéns Ricardo! Muitos anos de vida, muita música e muita felicidade! 1 abraço!!

    ResponderExcluir

  2. Sou 2 anos mais velho mas me identifiquei com inúmeras semelhanças entre a sua e a minha história, desde a época em que começou o interesse pela música, passando pelos números da coleção, os álbuns mais importantes (muitos da sua lista estariam na minha) e chegando no desejo de deixar todo esse legado aos filhos (tenho um de 9 e outro de 3 anos que já ouvem música comigo).
    Enfim, parabéns por passar a fazer parte da turma do "enta". Agora vc só vai sair dela quando completar um século.
    Abraço e felicidades!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esta postagem me fez relembrar minhas próprias lembranças. Sou de 69 portanto tenho 43, minhas lembranças mais remotas de começar a ouvir música são relacionadas a minha mãe que sempre gostou de rádio AM e eu, de tabela, acompanhava todos os programas possíveis com com ela. Curtir rock começou com LPs de meus tios (Queen, Nazareth e Gary Glitter). Minha primeira compra foi apenas aos 15 anos, no meu primeiro pagamento como office-boy comprei a fita K7 do Van Halen "1984" dai pra frente não parei mais de curtir rock principalmente.
    Bom, poderia ficar aqui escrevendo horas relembrando mas seria abusar do espaço!
    Grande abraço Ricardo e continue com estas matérias nostálgicas que são ótimas.

    ResponderExcluir
  4. Quase esqueço! Parabéns Ricardo, pelo aniversário e pelo filhão a minha filhota já tem 6 anos e espero que seja roqueira como o pai rsrsr...

    ResponderExcluir
  5. Excelente o post...Como também estou chegando aos 40 percebo que os sentimentos mudam, e esta lista foi INSPIRADORA, me motivou a fazer a minha também, busquei em 30 minutos pela memória os discos que mais ouvi que me influenciaram e que tem uma historia comigo...Sugiro que este post gere outros, como por exemplo colocar um comentário de cada disco referente ao motivo que cada um entrou em sua lista...Parabens!

    ResponderExcluir
  6. Sou grande fã do Ricardo e um tipo de cara que tem bom gosto musical, o que ele escuta antes e hj eu gosto, apesar que a vida hj sem musica de verdade ñ tem sentido algum, sem vida e sem sabor de viver... Hj tenho 27 anos escuto rock desde os 11, minha coleção e pouca, mas tenho muita coisa de qualidade... Abraços Ricardo td de bom

    ResponderExcluir
  7. Meu Parabéns por todas as conquistas !!!!

    ResponderExcluir
  8. Primeiro, parabéns, muitas felicidades, anos de vida e discos.
    Costumo dizer que algumas gravações mudam vidas, ou pelo menos mudam a forma como você ouve música. Pelo menos três da sua lista fizeram isso comigo:
    The Decemberists - The King is Dead (2011)
    Queen - A Night At the Opera (1975)
    Rainbow - Rising (1976)

    Curiosidade: Recentemente comprei a edição comemorativa dos 25 anos de Thriller

    ResponderExcluir
  9. Bela lista! Vários eu também colocaria numa relação dos que mais marcaram a minha vida, como Led, Jorge Ben, Tim Maia, Clash, Stones...E é por isso que devemos manter sempre a mente aberta. As primeiras coisas que ouvi foram "Arise" do Sepultura e logo em seguida Slayer, Metallica e tudo que houvesse de mais pesado no metal. Depois fui alargando meus horizontes musicais ouvindo coisas que meu irmão mais velho curtia, como Stones , Led e Hendrix, desenvolvi um interesse pela MPB e lendo o teu blog passei a me interessar mais pelo jazz. É interessante como isso amplia a nossa visão de mundo e enriquece nossa vida. Parabéns pelo teu aniversário e muitas felicidades!

    ResponderExcluir
  10. Ricardo, quero lhe deseja um feliz aniversario e ao mesmo tempo agradecer por este espaço que vc nos deu no collectors room. Apesar de ter, em algumas oportunidade, discordado de suas opiniões que foram postadas, fico feliz em ver pessoas como vc que não se deixam levar por idiotices( vide aquela troca de farpas com a "Barbie") e expoem o q acham do mundo do Rock. Minha irma Silvana daqui a 2 anos tambem entrara para o time dos 40! kkkk
    No mais lhe desejo tudo de bom e de melhor para vc e seu guri! Valeu!!!
    P.S. : Obrigado por me apresentar, mesmo q indiretamente, o Graveyard!!kkkk

    ResponderExcluir
  11. O Cadão parabéns. muitas felicidades e muitas alegrias na sua chegada a casa dos 40.

    Essa sua lista é matadora algumas coisas que você listou ai fazem parte da minha vida desde a infância, adolescência até os dias atuais de minha vida adulta.

    Novidades, atualidades como o The Decemberists e o Black Keys eu conheci aqui e também já fazem parte da minha vida e no caso das bandas mais antigas que conseguiram se renovar com todos os méritos com o é o caso do Machine Head e o seu grandioso Unto the Locust (2011) também já fazem parte da minha vida pessoal, e ainda tem o pessoal do Mastodon com o álbum Crack The Skye (2009) que é o meu álbum favorito dos caras e tem o Wolfmother com o Cosmic Egg (2009) outro daqueles.

    Enfim repassar a vida em alguns álbuns é muito legal, pois nos permite voltar a o nosso passado e refletir um bocado tudo o que já vivemos e ajuda-nos a pensar os caminhos que ainda estão por vir.

    Dos álbuns que eu considero os melhores, ou seja, do meu gosto pessoal para indicar o primeiro seria Argus (1972), do Wishbone Ash tanto pela música quanto pelas letras que são excelentes e são boas para refletir e o segundo seria o Demons and Wizards (1972), do Uriah Heep também pelo mesmo motivo.

    ResponderExcluir
  12. uma das coisas mais legais que já li por aqui. Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.