As Novas Caras do Metal - Parte 14: aumente o volume e jogue as suas mãos para o alto, brother!

Nova edição feira sob medida pra quem adora conhecer novas bandas. Separamos 10 novos nomes que estão fazendo bonito no metal atual, procurando fugir do comum e alcançando ótimos resultados. 

Com essa 14ª parte, contabilizamos nada mais nada menos que 140 bandas compiladas no especial As Novas Caras do Metal, o que comprova a infinita efervescência e renovação do gênero. Para ler todas as edições já publicadas, clique aqui.

E para degustar essa nova edição, basta colocar o volume no máximo! 

Royal Thunder 

Quarteto norte-americano vindo de Atlanta, o Royal Thunder estreou em 2012 com o elogiado CVI, após colocar no mercado um EP auto-intitulado em 2010. O som é um stoner banhado com muitos elementos psicodélicos. A figura central do grupo é a bela vocalista e baixista Mlny Parsonz, que imprime uma identidade única para a banda com a sua voz agressiva e cheia de pegada. Sonzeira pra ouvir no volume máximo! 



The HAARP Machine 

Esta banda formada em Londres em 2007 lançou a sua elogiada estreia apenas este ano. Disclosure é um álbum surpreendentemente maduro para um debut. Com uma sonoridade intrincada criada a partir de ritmos complexos, o The HAARP Machine executa um prog metal extremamente atual, com boas melodias, grande trabalho instrumental e alguns flertes com o lado mais agressivo do metal proporcionados pelo uso de vocais guturais em certas passagens. 



Rolo Tomassi 

Outra banda inglesa, só que desta vez natural de Sheffield. O Rolo Tomassi já gravou três discos - Hysterics (2008), Cosmology (2010) e Astraea (2012) -, e todos eles trazem uma mistura entre hardcore, mathcore e rock experimental. A sonoridade nada amigável do quinteto cativa por inserir ingredientes sempre inusitados - o último disco, por exemplo, veio carregado de elementos da mitologia grega em suas letras, característica essa que respingou também na parte instrumental. Com cara de nerds e tendo como figura principal a vocalista Eva Spence, o Rolo Tomassi poderia ser definido como a banda que os integrantes do seriado The Big Bang Theory formariam caso resolvessem tocar heavy metal. 



Lanscapes 

Apontada pela Metal Hammer como uma das bandas mais promissoras da safra atual, o Landscapes estreou em 2012 com Life Gone Wrong, disco que traz uma mescla entre metal e hardcore melódico. Os músicos, jovens fãs inveterados de heavy metal, são admiradores confessos também de nomes como Björk, The Cure e Smashing Pumpkins, o que faz com que, mesmo implicitamente, a influência destes artistas apareça na música do quinteto. 



Sparzanza 

A Suécia é a nova meca pra quem curte hard rock e metal. A quantidade de boas bandas que o país tem revelado para o mundo nos últimos anos é impressionante. O Sparzanza mantém essa tradição. Na estrada desde 1996, mas com o primeiro disco lançado apenas em 2001, o quinteto já gravou seis álbuns. O som é uma amálgama entre stoner, alternativo e metal, sempre com melodias obscuras e um certo toque gótico, tudo amarrado em uma sonoridade bastante agradável. 



Circles 

Banda australiana que pode ser definida como uma espécia de Meshuggah mais acessível. O grupo ainda não lançou o seu debut, mas já colocou alguns EPs e singles na praça. O último deles, intitulado The Compass, saiu em 2011 e vale uma audição apurada. 




The Algorithm 

Se você é um fã ortodoxo de metal, nem ouça essa banda francesa. Os caras fazem uma excitante mistura entre heavy metal e música eletrônica, um som predominantemente instrumental bastante original e que, em certos momentos, soa como se o New Order fosse um grupo de industrial extremo. Agora, se você tem a cabeça aberta e gosta de sons diferentes, eis aqui um prato cheio. Capitaneado por Remi Gallego (guitarra, bateria e programação), o The Algorithm já lançou três discos: The Doppler Effect (2009), Critical.Error (2010) e Polymorphic Code (2012). Metal para nerds adoradores de gadgets eletrônicos!

  

The Faceless 

Este quinteto norte-americana produz um death metal nada usual e totalmente fora do comum. Seus três discos - Akeldama (2006), Planetary Duality (2008) e Autotheism (2012) - trazem um som original e brutal cheio de passagens surpreendentes (ou lunáticas), que colam sem maiores cerimônias trechos totalmente antagônicos como lindas passagens acústicas ao mais extremo metal. Apaixonante! 



Born of Osiris 

Banda de Chicago na ativa desde 2007, que em seus três discos - The New Reign (2007), A Higher Place (2009) e The Discovery (2011) - desenvolveu uma sonoridade calcada na rica mitologia grega. Como parâmetro, é algo similar ao que o Nile faz com a história egípcia. Heavy metal extremo, em alguns momentos puxando mais para o death e em outros até mesmo flertando com o thrash, mas sempre com grande inventividade. Um nome para ficar de olhos e ouvidos abertos nos próximos anos! 



Admiral Sir Cloudesley Shovell 

Outra boa fonte de novas bandas, em sua grande maioria com sonoridades influenciadíssimas pelo hard setentista, é o selo Rise Above, cujo chefão é Lee Dorian, do Cathedral. O grupo inglês Admiral Sir Cloudesley Shovell lançou o seu disco de estreia em 2012 e vai nessa linha. Riffs pesados, influências psicodélicas, vocal gritado, todos elementos que fazem emergir uma música que parece saída daqueles álbuns perdidos de bandas obscuras dos anos 1970. Se essa é a sua praia, ouça! 

Comentários

  1. O Royal Thunder já devia ter entrado em alguma lista.

    Sonzeira demais!

    ResponderExcluir
  2. De todos os serviços e seções desse blog o que faz mais diferença na minha vida é esse aqui: "as novas caras do metal".
    Putz, me poupa um trabalho da porra e ainda me traz coisas que eu e meus amigos nem sonhamos que aconteçam.
    Digamos que sejamos muito ainda AS VELHAS caras. Hehe
    Vou até mandar esse post pra eles.
    Falou

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse Algorithm :D Incrivel a quantidade de bandas que eu curto o instrumental mas não consigo ouvir muito por não gostar de gutural...

    ResponderExcluir
  4. Melhor seleção, so bandas incriveis, parabéns ricardo!

    ResponderExcluir
  5. Lanscapes, Algorithm, Faceless, Admiral Sir Cloudesley Shovell... confesso que após 13 sessões que eu pessoalmente considerei fracas, e com raros nomes realmente inovadores... essa edição 14 foi de matar, e a sessão começa a fazer um sentido maior! Parabéns, espero que assim continue!

    ResponderExcluir
  6. Admiral Sir Cloudesley Shovell.. Que sonzeira bicho! Meio Budgie, meio Black Sabbath. Demais mesmo, valeu a dica.

    ResponderExcluir
  7. Onde estão as partes 1 e 2 dessa série?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.