Black Label Society: crítica de Skullage (2009)

Skullage é uma compilação lançada originalmente em 2009, e que agora volta às lojas brasileiras via ST2 em uma edição especial dupla com CD e DVD. A coletânea cobre a carreira do Black Label Society no período entre 1994 e 2006, e traz, além de faixas da banda, músicas do único disco do Pride and Glory (de 1994) e também do álbum solo de Zakk Wylde, Book of Shadows, de 1996.

O CD traz 16 faixas, sendo quatro delas ao vivo. As composições são uma boa porta de entrada para o universo de Zakk, mostrando as influências de southern rock de “Machine Gun Man” (do Pride and Glory), a sensibilidade de “Dead as Yesterday” (de seu disco solo) e “In This River” (dedicada ao amigo Dimebag Darrell) e o peso monumental de “Stillborn” e “Suicide Messiah”. Explorando estes três caminhos, Wylde revela não somente as diferentes facetas de sua personalidade, mas, acima de tudo, constrói uma sonoridade fascinante, responsável por conquistar milhões de fãs em todo o mundo.

O DVD que faz parte do pacote traz algumas faixas ao vivo, onde é possível perceber a pegada animalesca e selvagem que o Black Label Society possui ao vivo, seja qual for a formação que esteja ao lado do vocalista e guitarrista. Os clipes de “Stillborn”, “Suicide Messiah”, “In This River” e “Fire It Up” são um destaque à parte, todos explorando uma estética repleta de elementos sombrios e soturnos. Heavy metal é isso, e não o arco-íris com um pote cheio de dragões em seu final.

Mas a cereja do bolo de Skullage é o mini documentário Welcome to the Compound, que em pouco menos de 30 minutos leva o espectador em um mergulho pela intimidade de Zakk Wylde, mostrando a sua casa, o seu dia-a-dia, o seu cotidiano. Divertido e sarcástico a maior parte do tempo, e sempre acompanhado por uma cerveja gelada, Zakk conta histórias, mostra as suas coleções de guitarras e bonecas (sim, bonecas Barbie mesmo!), reflete sobre a vida, relembra histórias com Dimebag e conta causos sobre a parceria com Ozzy Osbourne. O único senão é que esse documentário não contém legendas, o que é uma pena.

O saldo final é extremamente positivo, e faz de Skullage um excelente guia de primeiros passos no universo do Black Label Society. Se você ainda não tem nada da banda, comece por aqui.

Nota 8

CD
1 Machine Gun Man
2 Dead as Yesterday
3 All for You
4 13 Years of Grief
5 Bleed for Me
6 Doomsday Jesus
7 Stillborn
8 Won’t Find It Here
9 Suicide Messiah
10 In This River
11 Fire It Up
12 New Religion
13 Slightly Amped Instrumental Intro (Acoustic)
14 The Blessed Hellride (Acoustic)
15 Spoke in the Wheel (Acoustic)
16 Stillborn (Acoustic)

DVD
All For You
13 Years of Grief
Bleed For Me
Stillborn [video]
Suicide Messiah [video]
In This River [video]
Fire It Up [video]
Acoustic [live]
Instrumental Intro [Live in Lehigh Valley]
The Blessed Hellride [Live in Lehigh Valley]
Spoke In The Wheel [Live in Lehigh Valley]
We Live No More [Live in Lehigh Valley]
Stillborn [Live in Lehigh Valley]
New Religion
Welcome To The Compound

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.