MTV Brasil pode deixar de existir já em janeiro

Em processo de renovação de contratos e de planejamento de programação para 2013, a MTV tem um futuro nebuloso pela frente. Segundo fontes do mercado, o Grupo Abril, mantenedor do canal musical, ainda não definiu qual será o destino da emissora no próximo ano.

Na semana passada, a alta cúpula da Abril reuniu-se para discutir os rumos da MTV. No encontro, a possibilidade de venda da emissora não foi descartada, assim como a busca por um parceiro internacional para investir em TV.

O problema é que não há grupos interessados em nenhum dos dois negócios no momento. Meses atrás, as negociações com investidores para a compra da MTV não avançaram.

A Abril também chegou a conversar com a Fox sobre a possibilidade de uma parceria, o que também não foi adiante.

Está em estudo ainda aposentar o canal musical e criar uma nova emissora de televisão, com outro conteúdo, incluindo televendas.

A direção da Abril se reunirá em janeiro para tomar uma decisão.

Na MTV, o clima é de corte de gastos e incerteza.

Procurada, a Abril não comenta o assunto.

A direção da MTV diz não ter conhecimento desta reunião e que o canal segue em sua rotina normal.

Comentários

  1. Bem, isso um dia iria acontecer e devia estar preparado para essa ocasião. Hoje a MTV não é mais atraente como ha 10 ou 15 anos atras e sua guinada para a produção de programas de humor(apesar de o Marcelo Adnet ser um genio) fez com que perdessem sua crebilidade. Se essa ta venda ocorrer, que os investidores façam ela se tornar um VH1 da tv aberta e nao um canal superfulo.

    ResponderExcluir
  2. Pq a Mix e o VH1 (que é originalmente da mesma empresa da MTV) conseguem ter lucro só com vídeos e MTV insiste em ser o que tem sido?

    Uma coisa que um amigo meu disse: "essa história de youtube versus MTV é balela. Ninguém, a não ser fan, assiste um clipe duas vezes no youtube. Isso não existe! E todos sabemos que o jabá e a repetição dos estímulos é que fazem o consumo. Youtube gera noticia pro artista e status de mais acessado, mas a assimilação como consumo vem da repetição ... e isso só a TV ou rádio faz, mas parece que a indústria tá tão confusa com a net que esqueceu o poder destes veículos "antigos""

    Achei massa o que ele disse. Tem a ver com uma aspa que mandei pra ele do David Geffen.

    "Eu me mataria se tivesse que enfrentar as oportunidades e os desafios de começar na indústria da música hoje. Hoje em dia é bem mais difícil para os artistas atuais alcançarem o sucesso, com o desaparecimento dos canais de música na televisão e rádios. Você precisa de repetição. Isso é um elemento crucial de como descobrir música nova. Você precisa ser capaz de ouvir algo muitas vezes".

    David Geffen (dono da Geffen Records. Patrão de gente como: Bob Dylan, Nirvana, Guns and Roses, Hole, Sonic Youth, Stone Roses, Blink 182 e Neil Young)

    ResponderExcluir
  3. "O VMA. O único dia do ano em que a MTV finge que ainda liga para a música. Vou twittar pra área do evento e dizer: vai se f***r, VMA. Ainda estou esperando o meu momento Jerry Macguire em que eu me arrependo profundamente de um comportamento espontâneo e justiceiro. Só que isso não vai acontecer…", Adam Levine (Maroon 5)

    "Passem mais vídeos na programação. Nós não queremos ver “Os Simpsons”, reality shows e seriados na MTV. Mais vídeos, por favor! [discurso de premiação do cantor e crítica à MTV no VMA2007]", Justin Timberlake (N'Sync)

    "As paradas estão em um estado lamentável. Para mim, não passa de barulho. De vez em quando ponho na MTV e não passa de barulho. Aquilo me entedia. Esse pop fake dominou, o Europop e o R&B de má qualidade me fazem pensar: O que está acontecendo? Isso já parecia cansativo nos anos 90, imagine agora? Há muitas coisas boas por aí e que não têm chance de chegar ao top 40. Há um mundo animador sob as paradas, mas Top 40 é decepcionante atualmente", Tom Chaplin (Keane)

    ResponderExcluir
  4. Não sou do tipo radical, mas acho que a MTV demorou para acabar... A queda da qualidade da emissora, sob todos os aspectos, diga-se por sinal foi tornando-se uma coisa que vai do irritante para o insignficante.
    Em vez de aproveitarem o momento de marasmo pelo qual passa a mídia atualmente e voltarem a ser o que era antes, mostrando novidades, tentando fazer algo de útil para a música, preferem apertar na mesma tecla. O público que eles tanto quiseram conquistar é o mesmo tipo de gente que hoje deu as costas.

    ResponderExcluir
  5. A MTV fez escolhas erradas de longo prazo, foram erros crassos, não fidelizaram a audiência e apostavam na renovação do público teen, as mídias mudaram e ela perdeu relevancia e contato com o mercado.

    Sinceramente, bem feito, após enfiar LIXO goela abaixo do público e não ter QUALQUER critério sobre sua grade de programação vão colher o que plantaram.

    No mais vai tarde...adeus MTV.

    ResponderExcluir
  6. Pow, a MTV tornou-se a TVE. Todo mundo passa por lá, se assusta, olha para o controle, pensa "O que Diabos eu estou procurando aqui?", e tira dali rapidamente. Eu não consigo aceitar como um canal desses consegue passar programas sem conteúdo nenhum, uma verdadeira masturbação mental. Canais como o VH1 dá de mil. E ainda digo mais: se não fosse o "Furo MTV", o grupo Abril teria mandado esse canal as favas. O único lugar onde tem TUDO, menos música.

    ResponderExcluir
  7. O que mais poderia acontecer?
    Só passavam clipes de rap americano, ruim pra caramba!
    Duas palavras: vai tarde!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.