O fim do Planeta Terra Festival

A informação é do sempre bem informado Lúcio Ribeiro, do Popload, cujo texto reproduzimos na íntegra abaixo:

Vou contar exatamente como me falaram. O tradicionalíssimo festival Planeta Terra, principal evento indie do país, NÃO deve acontecer mais a partir do ano que vem. 

O mercado brasileiro de shows enlouqueceu. Se confirmado, o Planeta Terra se juntaria assim à crise que assola a rota de concertos internacionais, agravadas pela “suspensão” estranha do SWU, o malogro de público de Lady Gaga e Madonna, os cancelamentos de Coldplay, Fiona Apple e Norah Jones (estes últimos completamente entendíveis). 

Mas vai de encontro, por outro lado, ao boom de shows que se insinuam para 2013, com o anúncio em breve da milionária turnê do Cure e as grandes possibilidades dos shows por aqui de New Order e The Who. Fora o mastodôntico festival de 60 bandas Lollapalooza em março. Fora o Rock in Rio gigantesco.

Sabe-se nos bastidores que o Planeta Terra não foi bem de ingressos vendidos neste ano. Pelo menos longe do que era esperado (o ano passado esgotou em horas). Que teriam ainda “encurtado” o Jockey Club duas vezes para acomodar menos público e eliminar eventuais “buracos”. O Jockey foi outro problema. O festival, que começou em galpões e se estabeleceu no Playcenter, teria perdido seu “charme” de ser realizado em lugares “diferentes”, com cara própria. 

Enfim, vamos aguardar informes oficiais, possivelmente só no ano que vem.

Comentários

  1. O problema é que é um festival muito "paulistano galeria ouro fino", sacou? Só indie. Indie não dá rock. Não dá samba. Não dá grandes nomes. Não dá grandes audiências. Vacilaram de achar que a edição 2012 seria como a de 2011 com Strokes e o carinha lá do Oasis ... e o Goldfrapp e Groove Armada que são bons nomes de eletrônica.

    Mas eu acho que o Lúcio falou muitas coisas GERAIS do mercado de turnês que não se confunde com o mercado de festivais, apesar das empresas lutarem pela mesma coisa. Tanto que roubaram o Linkin Park do festival SWU pra uma turnê de 4 datas. E roubaram o Pearl Jam também do SWU só que pro Lollapalooza.

    O negócio é que o próprio público indie não está gastando com o evento. Muito simples! Essa edição 2012 só bandas dos anos 90 (Garbage e Suede) pra salvar o lixão que foi o evento. E em 2010, a mesma coisa (Smashing Pumpkins e Pavement).

    E tb o Planeta Terra perdeu artistas para aquele festival lá de Florianopolis ... Summer num sei o que que já trouxe Amy Winehouse e Florence + the Machine. E o Sonar também tem esvaziado o lineup do Planeta Terra. Em novembro mesmo teve um evento de Black Music com Santigold, Missy Elliot e Lauryn Hill ... apesar de serem hip hop, elas caberiam dentro do Planeta Terra. A Ladyhawke veio por conta própria tocar num Cine Jóia da vida. E o Swerverdriver a mesma coisa.

    O Tim Festival deixou saudades, mas o Planeta Terra sempre foi esnobe e indie demais ...acho que, por isso, essa notícia nem tchum pra mim.

    Sou muito mais esperar um possível SWU, um RIR e um Monsters of Rock. Aliás, a galera do metal tá muito carente de rock. E mesmo eles vão ter problemas também. Muitos artistas tão preferindo contrato de TURNÊ própria e não de FESTIVAL.

    ResponderExcluir
  2. Eu quis dizer que a galera do metal está muito carente de um FESTIVAL de metal (e não carente de rock). Saiu errado isso.
    Tomara que o Monsters of Rock se firme.
    Ah, e pra todos os defeitos, o Lollapalooza vai repetir o lineup do Planeta Terra só que no 1º semestre. Não mudou muito. E pelo menos ele vc pode fugir pra um Pearl Jam e Queens of the Stone Age sem ficar só naquelas coisas indies.

    ResponderExcluir
  3. O Planeta Terra acabou porque o Lolapalooza chegou aqui. O Brasil não tem público para 2 mega festivais indies...É uma questão de mercado: se as pessoas podem escolher elas sempre vão atrás da "melhor" marca!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.