Top 2012 Collectors Room: os melhores do ano segundo Vitão Bonesso

Vitão Bonesso é uma das lendas vivas do metal brasileiro. Produtor e apresentador do programa Backstage, atualmente na Kiss FM e que em 2012 comemora 25 anos de atividade, Vitão é também Diretor da Rádio Backstage (www.radiobackstage.com), no ar desde fevereiro de 2006. Além disso, escreve para a revista Roadie Crew, apresenta o quadro Backstage Drops no programa Rock Forever da TV Paulista (Cultura) de Jundiaí e mais 14 cidades da região, e é baterista da banda Electric Funeral, que há 24 anos anos presta tributo à música do Black Sabbath. 

Um cara muito gente boa, sincero e transparente, e que merece todos os elogios e reconhecimentos pelo seu excelente trabalho. 

Abaixo apresentamos, em primeira mão para os leitores da Collectors Room, a lista de melhores do ano do amigo Vitão! 


Rush - Clockwork Angels 

O que dizer de uma banda com quase 40 anos de vida fonográfica chegar a um ponto tão alto de aceitação? O Rush é uma banda que vale a pena esperar quatro, cinco, seis anos por um novo trabalho. Eles não decepcionam nunca! 


Kill Devil Hill - Kill Devil Hill 

Um time de primeira, com músicos experientes e que conseguiram fazer algo relativamente moderno, sem deixar a simplicidade e o básico de lado.   


Kiss - Monster 

Puro rock and roll, sem firulas, sem complexidade. Divertimento garantido! 


Black Country Communion - Afterglow  

O único ponto negativo nesse terceiro álbum de estúdio é que o mesmo nem será promovido ao vivo, já que o guitarrista Joe Bonamassa resolveu abandonar o barco para se dedicar exclusivamente a sua carreira solo. É louvável sua decisão, mas ninguém é insubstituível. Que Mr Hughes e companhia consigam equacionar esse problema e seguir em frente.   


Orange Goblin - A Eulogy for the Damned 

Sempre acompanhei a carreira desses caras de perto, e a evolução do Orange Goblin é espantosa. Um álbum entupido de riffs bem elaborados, tocados com uma fúria incomum.   


Accept - Stalingrad 

Mais um exemplo de como se dá a volta por cima com dignidade.   


Testament - Dark Roots of Earth

Para pescoços sadios!   


Kreator - Phantom Antichrist 

Mesmo esbarrando numa certa mesmice, o Kreator merece todas as credenciais por praticar aquilo que eles sabem muito bem: thrash metal vigoroso!   


Candlemass - Psalms of the Dead 

Bem ... quem gosta de Black Sabbath não tem como escapar desses caras, né?

   
Jon Lord - Concerto for Group and Orchestr

Uma questão de respeito a um senhor que iluminou praticamente a minha vida toda com seu Hammond inconfundível e suas melodias únicas. Concerto era uma espécie de filho de Jon Lord, e essa regravação mostrou como ela ainda é atual. Esse véio vai fazer falta!   

 
Clipe do Ano
Rush - Headlong Flight

Quase Ficou Entre os 10 
Overkill - The Electric Age 

Melhor Estreia 
Kill Devil Hill - Kill Devil Hill 

Uma estreia, digamos, feliz. Sem nenhum grande contrato com alguma major, os caras se valeram de seus ótimos currículos e fizeram um grande álbum de estreia. 

Retorno do Ano 
Van Halen 

Disco Decepção 
Steve Harris - British Lion 

Os músicos podem até ser acima da média, mas o resultado ficou estranho. Na verdade, ficou chato. 

Melhor Álbum Ao Vivo 
Machine Head - Machine Fucking Head Live 

Consistente e muito bem feito! 

10 Melhores Músicas 
Rush - The Anarchist 
Rush - Seven Cities of Gold 
Kill Devil Hill - Stranger 
Who Cares - Out of My Mind 
Kiss - All for the Love of Rock’n’Roll 
Orange Goblin - A Eulogy for the Damned 
UFO - Flight Night 
Overkill - Electric Rattlesnake 
Accept - Stalingrad 
Paradise Lost - Crucify 

DVD do Ano 
Metallica - Quebec Magnetic 

Melhor Documentário 
Status Quo - Hello Quo! 

Melhor Livro 
Paul McCartney: Uma Vida!   

Melhor Show 
Blue Öyster Cult (HSBC, São Paulo) 

Pra mim foi um sonho! 

Melhor Capa 
Cradle of Filth - The Manticore and Other Horrors   

Mico do Ano 
Metal Open Air 

5 Melhores Sites / Blogs Sobre Música

Comentários

  1. Um dos micos do ano, foi o cancelamento do show do Black Label Society aqui em Fortaleza e o pior, a não devolução dos valores dos ingressos para os fans, por parte das produtoras: Top Link e Awake. Esse calote já foi postado aqui no Collectors, e a situação continua a mesma, as duas produtoras não se manifestam e fiquei com um prejuízo de 90 reais. Pior que teve muita gente de outros estados do Nordeste que tiveram prejuízos com hospedagem, transporte e ingressos não reembolsados ate hoje. Lamentável.

    ResponderExcluir
  2. nao dou credibilidade a essas baboseiras de lista, somente li a do vitão por que ele é o cara, merece todo o respeito, e só colocou praticamente todos os discos que comprei esse ano...

    ResponderExcluir
  3. Se acha besteira, porque acompanha o site, Sergio? Não seria mais fácil acessar outros, ao invés de ficar reclamando?

    Sei lá, tem vários sites que não curto e simplesmente parei de acompanhar.

    ResponderExcluir
  4. Eu já achei a lista dele uma das piores...
    Claro gosto não se discute...mas particularmente prefiro listas com um monte de bandas e discos que eu não conheço... são sempre oportunidades para novos universos sonoros ...

    ResponderExcluir
  5. Gostei da lista do Vitão, apesar de não ter ouvido todos.
    Gostei muito do Clockwork Angels, do Rush, mas sinceramente, considero o Counterparts o último álbum bom de ponta a ponta, dos caras.
    O Black Country Communion, eu penso o seguinte: O disco nem é tão espetacular assim, mas o time empolga e é sempre bom ver o velho Hughes em ação, ou seja, por força maior, ele se torna um álbum agradável e excelente. Li em algum lugar, que o Bonamassa repensaria sua opinião sobre sair da banda, mas caso ele saia, eu sugiro Jimmy Page. Pô, o Page tá louco pra voltar a tocar, então é unir o útil ao agradável; e acho encaixaria muito bem.

    ResponderExcluir
  6. Acho o Vitão um dos pilares da visão retrógrada dos roqueiros das "antigas" que o collectors tanto critica, basta ouvir o Backstage para constatar. No supra-sumo do conservadorismo da Kiss FM ele se sente em casa. Isso não quer dizer que eu quero que o cara seja censurado, só quero expressar minha opinião para essa, digamos, "incoerência".

    ResponderExcluir
  7. O que dizer de uma lista como essa, ainda mais feita pelo grande Vitão Bonesso?Muitos dizem que gostariam de listas com bandas desconhecidas..., mas como??? Não se fazem bandas como antes, eu como o próprio Vitão dou prioridade as bandas antigas por que nunca perdem a sua essencia. Como o novo do Cradle of Filth - The Manticore and Other Horrors, além da capa é um puta CD com músicas que são fantásticas!! Todos citados na lista do Vitão são sem sombra de dúvidas os melhores desse ano, ele realmente sabe o que faz!! Valeu Vitão por mais esses 25 anos de muito Rock'n Roll!!

    ResponderExcluir
  8. O cleibison... Se você não conhece o trabalho do Vitão... Te convido a ouvir a www.radiobackstage.com. Você não sabe o que está dizendo. Desde quando se ter uma lista da qual se vale a pena ouvir se torna uma coisa conservatória??? Não sei nem por que você postou sua opinião sobre a lista dele!!

    ResponderExcluir
  9. Bandas consagradas lançaram bons discos este ano, assim como novas bandas. Existe qualidade nos dois extremos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.