Top 2012 Collectors Room: os melhores do ano segundo Regis Tadeu

Regis Tadeu é crítico musical, jurado do Programa Raul Gil, colunista/produtor/apresentador do portal Yahoo!, produtor/apresentador dos programas Rock Brazuca e Agente 93 na Rádio USP FM e foi Diretor de Redação/Editor das revistas Cover Guitarra, Cover Baixo e Batera. 

Mais uma vez, é uma grande alegria ter a sua participação nos Melhores do Ano da Collectors Room. 

Abaixo você confere a sua lista de melhores do ano, sempre uma das mais aguardadas pelos nossos leitores. 

Michael Kiwanuka - Home Again 

Não é à toa que logo em seu disco de estreia este soulman inglês vem sendo comparado a Otis Redding. Sua voz beira o inacreditável e as canções são arrasadoras! 

Patti Smith - Banga 

A velha poetisa roqueira apareceu este ano com um de seus melhores e mais cortantes álbuns. De um lirismo e intensidade inacreditáveis em tempos de “bundamolismo musical”. 

Public Enemy - The Evil Empire of Everything 

O melhor grupo de rap de todos os tempos voltou para chacoalhar a imbecilidade atual da cena hip hop americana com o já conhecido discurso em forma de metralhadora verbal e batidas tão pesadas como sempre. E ainda mostram que sabem fazer soul music e rock. 

Danko Jones - Rock and Roll is Black and Blue 

Pesado, agressivo e insano, o som deste trio canadense recebeu agora uma roupagem rítmica mais eclética, mas não menos poderosa. 

Jack White - Blunderbuss 

Em seu primeiro disco solo, ele deixou para trás o seus tempos de White Stripes e emulou um punhado de canções que são explícitas/implícitas homenagens ao Led Zeppelin. Absurdamente bom! 

Orange Goblin - Eulogy for the Damned 

Em seu sétimo disco de estúdio, esta banda inglesa encontrou a perfeição na tarefa de soar moderna, pesada e agressiva sem fazer um pingo de concessão na sua proposta musical. 

Killing Joke - MMXII 

A cada disco que lança, a insanidade sônica do vocalista Jaz Coleman e do extraordinário guitarrista Geordie se torna ainda mais simbiótica com uma cozinha rítmica que parece um monolito negro, denso e enigmático. É daqueles discos para ouvir em altíssimo volume dentro do carro. 

Leonard Cohen - Old Ideas 

Ninguém sussurra letras que são autênticos e perturbadores poemas como este veteraníssimo cantor e compositor. Cercado por ótimos músicos e uma produção irrepreensível, Cohen mostra que tem mais vida na ponta da língua do que 98% da molecada que se julga “roqueira” nos dias de hoje. 

Mark Lanegan - Blues Funeral 

Não existe a palavra “felicidade” no vocabulário e na vida do ex-vocalista do Screaming Trees. Seus discos em carreira solo são quadros pintados com tintas escuras e que retratam a sordidez e o obscurantismo da alma humana. E este disco é um dos melhores e mais lindos exemplos disto... 

The Hives - Lex Hives 

Donos de um carisma avassalador em cima do palco, estes caras provam com este disco sensacional que é possível se divertir dentro do estúdio e reunir um punhado de ótimas canções sem parecer uns completos babacas. É impossível ouvir este álbum sem se descabelar despudoradamente. 

Clipe do Ano
Die Antwoord - Fatty Boom Boom 


Quase Ficou Entre os 10 
Donald Fagen - Sunken Condos 

Melhor Estreia  

Alabama Shakes - Boys & Girls 


Retorno do Ano 
Van Halen 


Disco Decepção 
Steve Harris - British Lion 

Melhor Álbum Ao Vivo 
Joe Bonamassa - Live From New York Beacon Theatre 

10 Melhores Músicas 
Brendan Benson - Bad for Me 
Bonnie Raitt - Down to You 
Del The Funky Homosapien - Slow Lane 
Megaherz - Jagdzeit 
Joe Walsh - Lucky That Way 
Peter Hammil - Close to Me 
Dandy Warhols - Enjoy Yourself 
Prong - Eternal Heat 
Apollo 440 - The Future’s What It Used to Be 
Joe Louis Walker - Ride All Night 

DVD do Ano 
Led Zeppelin - Celebration Day

 


Melhor Documentário  

Produced by George Martin 


Melhor Livro 
Luz e Sombra:  Conversas com Jimmy Page, de Brad Tolinski  
 

Melhor Show 
Robert Plant no Espaço das Américas, em São Paulo
 

Melhor Capa 
Testament - Dark Roots Of Earth
 

Mico do Ano 
Festival MOA 


Filme do Ano 
Os Vingadores  



Melhores Sites / Blogs Sobre Música 

Comentários

  1. The Hives e Jack white são dois lixos superestimados, num consegui engoli até hj, muito menos ver algo neles.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.