Downloaded: confira o trailer do documentário sobre o Napster. Lars Ulrich será o grande antagonista?

Lembro claramente de meu tempo como repórter de música para o site Som Submarino – iniciativa de venda de música digital do conhecido site de e-commerce e que, infelizmente, não foi para frente do jeito que deveria. Na época, eu cobri bem de perto cada momento da ascensão e queda do Napster, o software de compartilhamento de arquivos que tornou a sigla “MP3” conhecida em todo o mundo e que, quer queiram, quer não, mudou radicalmente a indústria fonográfica e a forma pela qual as pessoas se relacionam com sua música.

Dito isso, preciso confessar o quanto me empolguei, até pelo conhecimento de causa, com o trailer do documentário Downloaded, que promete contar toda a trajetória do Napster, incluindo aí a sua batalha contra as gravadoras, representadas publicamente por um certo Lars Ulrich, baterista do Metallica. Com depoimentos do criador Shawn Fanning e de músicos como Dr. Dre, Snoop Dogg e Henry Rollins, o filme é dirigido por um certo Alex Winter – se você for um nerd que faz a lição de casa, vai saber que Winter é ninguém menos do que o intérprete de Bill, o amigo de Ted (Keanu Reeves) no clássico Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica.

O lançamento oficial será no dia 10 de março, durante o festival South by Southwest (SXSW), contando inclusive com um painel que terá a presença de Fanning e seu antigo parceiro, Sean Parker. É, o mesmo Parker vivido por Justin Timberlake em A Rede Social, um dos grandes incentivadores iniciais do Facebook de Mark Zuckerberg.


(por Thiago Cardim)

Comentários

  1. Ansioso tb pra ver esse documentário. Acompanhei o nascimento e queda do Napster. Abraço!
    Ronaldo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.