As Novas Caras do Metal - Parte 16

O heavy metal e o hard rock estão em plena efervescência em todo o planeta. A quantidade de novas bandas produzindo música de qualidade é gigantesca, comprovando que o som pesado continua não apenas vivo, mas sempre apaixonante.

Aqui listamos mais 10 grupos dos mais variados países, com as mais diversas sonoridades dentro do espectro do metal e do hard, e que merecem uma conferida apurada por parte de quem curte guitarras distorcidas, riffs hipnotizantes e energia em estado puro.

Com essa edição já são 160 bandas catalogadas na série As Novas Caras do Metal. Para ler todas as edições da coluna, clique aqui


Aumente o volume e venha com a gente!

Bloody Hammers

Banda norte-americana, natural da cidade de Charlotte, na Carolina do Norte. O quarteto formado por Anders Manga (vocal e baixo), Zoltan (guitarra), Devallia (órgão e teclado) e Curse (bateria) executa um occult rock pra lá de cativante, com ótimas melodias e grandes composições. O primeiro disco saiu no final de novembro do ano passado e é muito bom. Se você curte Ghost, eis aqui um nome do mesmo quilate!


Clique aqui para ouvir uma música e conhecer a banda

Doublestone

Trio dinamarquês com dois discos nas costas, o Doublestone é formado por Bo Blond (vocal e guitarra), Kristian Blond (baixo) e Mike Bruun (bateria). Set the World Ablaze saiu em 2012, e o novo álbum, batizado apenas com nome do grupo, chegou às lojas no último dia 19 de janeiro. Hard rock solto e malandro, com uma certa influência southern. Som bom pra pegar o carro e sair sem rumo!


Clique aqui para ouvir uma música e conhecer a banda

General Lee

Sludge francês na ativa desde 2000, mas com o primeiro disco liberado só em 2008. Além de Hannibal Ad Portas, fazem parte da discografia Roads (2010) e Raiders of the Evil Eye (2012). Som extremo, vocal gritado e meio doentio, porém com passagens mais atmosféricas e calmas em momentos certeiros. Pode não ser original, mas é competente!

Clique aqui para ouvir uma música e conhecer a banda

Lord Fowl

Hard rock excelente vindo de New Haven, Connecticut. O quarteto já tem dois LPs, Endless Dynamite (2008) e Moon Queen (2012), e faz um som cativante, com abundância de riffs, ótimos vocais e refrões pra cantar junto. Agrada de imediato, fazendo o volume aumentar inconscientemente!

Clique aqui para ouvir uma música e conhecer a banda

Year of the Goat

Mais uma pérola vinda da Suécia. O Year of the Goat foi formado em 2006 e após dois EPs lançou o seu celebrado disco de estreia em 2012. O som é um metal tradicional com as onipresentes letras explorando temas ocultos. No instrumental, abundância de belas e grudentas melodias e um certo clima setentista, além do uso do vocal limpo. Uma banda pra figurar rapidamente entre as suas favoritas!


Clique aqui para ouvir uma música e conhecer o som da banda

Revoker

Quarteto britânico com apenas um disco no currículo - Revenge for the Ruthless (2011) -, o Revoker faz um metal atual, agressivo, mas que não perde o contato com o lado clássico do gênero, seja através dos ótimos riffs ou do uso e abuso de refrões fortes. O segundo disco dos caras está para sair e chegará às lojas nos próximos meses.


Clique aqui para ouvir uma música e conhecer o som da banda

Lord 13

Stoner grego, o Lord 13 nasceu em 1999, porém lançou o seu primeiro álbum auto-intitulado só em 2007, enquanto que o segundo LP saiu em 2011 e se chama 2013. A rifferama característica do estilo traz um tempero country nas composições mais calmas, o que faz com que a banda agrade desde fãs de Black Sabbath até os admiradores de Lynyrd Skynyrd.

Clique aqui para ouvir uma música e conhecer o som da banda

Red Lamb

Essa não é desconhecida pra quem está ligado no que anda rolando no metal atual, mas sempre vale a pena falar do Red Lamb. A banda é a nova encarnação de Dan Spitz, ex-guitarrista do Anthrax. O projeto nasceu em 2010 e lançou o seu primeiro disco, batizado apenas com o nome do grupo, em 2012. As letras, todas falando sobre o autismo (síndrome que afeta os dois filhos de Dan), foram compostas com uma grande ajuda e participação de Dave Mustaine, e o timbre do vocalista Don Chaffin lembra muito o do ruivo dono do Megadeth em diversas músicas. Bota já pra rodar!

Clique aqui para ouvir uma música e conhecer o som da banda

Asteroid

Hard psicodélico vindo do país que mais tem produzido bandas legais nos últimos anos, a Suécia. Dois discos já lançados - Asteroid (2007) e II (2010) -, ambos com uma música interessantíssima, que é a porta de entrada para uma viagem cheia de cores pelo mundo da música. Acende!

Clique aqui para ouvir uma música e conhecer o som da banda

Sahg

Misturando elementos de metal tradicional, doom e stoner, este excelente grupo norueguês tem conquistado cada vez mais fãs nos últimos anos. Com três discos na bagagem, todos batizados com o nome da banda, o som pode ser definido como uma mistura de Grand Magus com Ozzy. Bagulho é bom, experimente!
 

Clique aqui para ouvir uma música e conhecer o som da banda

Comentários

  1. De uma forma geral esta foi a edição mais "vintage" na minha opinião. Várias banda emulando formas clássicas de se fazer metal... eu não tenho nada contra e gosto...mas de vez em quando faz falta um pouquinho de tentativa em arriscar... mas a maioria é de bandas muito novas... ainda definindo a identidade

    ResponderExcluir
  2. Olá, essa é a primeira vez que comento aqui no blog, mas já acesso faz alguns meses. Estou comentando apenas para agradecer pelas execelentes bandas que conheci aqui e que hoje sou apaixonado.

    Dica para os proximos posts:

    Blues Pills - Banda de rock psicodélico misturado com blues com um vocal forte e lindo de uma mulher. Ouça o Ep "Bliss"

    Stoned Jesus - Banda de stoner muito boa. Talvez você já conheça.

    Acid Mother's Temple and The Cosmic Inferno - Só pelo nome já se sabe de qual gêreno é. Talvez não seja nova, mas é desconhecida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.