Dave Lombardo não faz mais parte do Slayer


É, a quinta-feira começou com uma notícia bombástica: às vésperas de uma turnê australiana, o baterista Dave Lombardo publicou uma nota dizendo que foi demitido do Slayer! O motivo: ele questionou o modo como os negócios da banda são geridos, e o guitarrista Kerry King não teria gostado dessa atitude e o expulsou do grupo.

Segundo a Classic Rock, o início de toda essa história está no fato de que, após consultar os dados financeiros da banda, Lombardo percebeu que apenas 10% de todo o valor que o Slayer arrecadou durante as turnês que realizou em 2012 chegaram aos bolsos dos músicos. Ele questionou isso com King, conforme o próprio baterista conta em seu comunicado oficial:

Quero pedir desculpas pessoalmente a todos os nossos fãs na Austrália que compraram bilhetes para a turnê com a expectativa de me assistir no meu lugar habitual na bateria.

Para que todos saibam a verdade, a partir do final do contrato que temos entre nós, que venceu em 14 de fevereiro, fui informado de que não seria o baterista para a turnê na Austrália. Estou triste, e para ser honesto, chocado com a situação.

No ano passado eu descobri que 90% da renda do Slayer em turnê estava sendo deduzida como despesas, incluindo os honorários profissionais pagos aos managers, custando milhões de dólares das receitas da banda e deixando apenas 10%, ou menos, para ser dividido entre nós quatro. Na minha opinião, essa não é a maneira como uma banda deve operar financeira e administrativamente. Tentei corrigir isso, levando a situação até os meus companheiros. Tom e eu contratamos auditores para descobrir o que aconteceu, mas me foi negado o acesso a informações detalhadas e aos documentos necessários
.”

Lombardo diz que estranhou quando, no Natal de 2012, recebeu apenas um pequeno adiantamento depois de rodar o mundo durante todo o ano passado. Quanto questionou isso, recebeu a resposta que o contrato que ele havia assinado quando retornou ao grupo em 2001 não lhe concedia acesso às informações financeiras do grupo, bem como dar entrevistas e conceder declarações em nome do Slayer.

Dave continua: “Segunda-feira passada sentei com Kerry e Tom para ensaiar para a turnê australiana e propor um novo modelo de negócio para a banda, que eu ser o melhor caminho a seguir. Kerry deixou claro que ele não estava interessado em fazer mudanças, e disse que se eu quisesse discutir esse assunto ele iria encontrar outro baterista. Na quinta-feira ensaiamos por uma hora, como previsto, mas Kerry não apareceu no ensaio. No final do dia recebi um e-mail dos advogados dizendo que estava sendo substituído para as datas australianas. Continuo esperançoso de que podemos resolver os nossos problemas. Mas mais uma vez, peço sinceras desculpas a todos os nossos fãs na Austrália, que gastaram seu dinheiro à espera de ver nós três, membros originais do Slayer.”

Todo esses acontecimentos vem à tona poucos dias após Kerry King declarar que não deseja ter substitutos se revezando na vaga de Jeff Hanneman, que está afastado por motivos de saúde e não tem previsão de voltar ao grupo. Jeff, inclusive, deve ficar fora da gravação do novo álbum do Slayer. Ele está sendo substituído temporariamente por Gary Holt, do Exodus. Para o posto de Lombardo, o Slayer já anunciou o retorno do baterista John Dette, que tocou na banda entre 1996 e 1997, mas não chegou a gravar nenhum disco.

Essa é a terceira vez que Dave Lombardo deixa o Slayer. Ele saiu em 1986 alegando também questões financeiras, mas retornou no ano seguinte. Em 1992 deixou o grupo novamente, retornando apenas em 2001.

No momento, a banda conta, então, apenas com Kerry King e Tom Araya como membros originais e fixos. Mas, ao que parece, com base nas declarações de Lombardo, há algo de podre dentro do reino sangrento do Slayer, e não me surpreenderia se tivéssemos novidades sobre o assunto nas próximas semanas.


Vale lembrar que o Slayer está escalado para o Rock in Rio 2013, e tocará no festival no dia 22/09, mesma data de Iron Maiden e Avenged Sevelfold.

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Que coisa heim, assim fico pensando se valerá a pena me deslocar do Ceará para o Rio...

    ResponderExcluir
  2. Uma vergonha!!! Isso sempre acontece quando bandas como esta passam a ser somente empresas, e deixam o espírito de equipe de lado... decepcionado com uma das minhas bandas favoritas!!!
    Edu Souza - Belém-Pará-Brasil

    ResponderExcluir
  3. O John Dette não ia sair em turnê com o Anthrax?

    ResponderExcluir
  4. A história de Hannemann está muito mal contada e agora isso do Lombardo! Acho que o público está por fora do que de fato esta rolando no grupo. Em minha opinião o King vê a banda como uma empresa sua, portanto ele é o patrão, sendo assim o cara não vê problema nenhum, por essa ótica, de abocanhar sozinho pelo menos 80% dos lucros da "empresa" Slayer.

    ResponderExcluir
  5. Depois querem criticar o Metallica...
    Uma pena, gosto do Lombardo e do Tom Araya, mas acho Kerry King muito prepotente e tira onda demais.
    Parece que faz parte do Manowar de tão true.
    Isso me lembra o caso do Bill Ward no Black Sabbath, todos sabemos qu eas bandas são empresas e com certeza King e Araya (que nunca sairam da banda) são detentores de maiores fatias.
    Quando a merda vem a público é que já fedeu faz tempo.
    Estarei no RIR, mas queria qu eo Dave Lombardo estivesse no palco, senão vai ser a hora da cerveja e mijadinha com o show lá na frente.

    ResponderExcluir
  6. Hanneman também, teoricamente, nunca saiu da banda ...

    ResponderExcluir
  7. Nossa mtto triste com a saida dele do Slayer,er dificil imaginar Slayer sem dave,mas acho que kerry foi mtto ignorante com relaçao a decisao de tudo isso,e realmente o afastamento do jeff ée mtto estranho!queria que ainda sim,q todos tivessem um espirito thrash e nao capitalista!!

    ResponderExcluir
  8. É verdade, Ricardo, sei lá.
    Egos acabam com a arte...

    ResponderExcluir
  9. Kerry King é meio idiota em alguns momentos. Sua importância no Slayer é inquestionável, mas algumas atitudes deixam a desejar. Não era necessário dispensar o Lombardo, ou então apenas dar um "corretivo" nele por um tempo, porque ele questionou certos pontos da banda. Porém queria ressaltar a gravidade do caso do Hannemann. A Fascite Necrosante é uma doença auto-imune (cujo tratamento agride o próprio organismo), complexa de tratar e com cura difícil, abatendo o indivíduo. As lesões que o Jeff teve em seu braço podem levar dias, meses e anos para sarar. Por isso eu penso que ele está fora da banda, ou pelo menos incapaz de excursionar com eles por um período longo. Ricardo uma vez citou que o Gary Holt iria acabar se juntando ao Slayer em definitivo, e acredito que isso aconteça, senão durante 2013, em 2014. É torcer para que o Jeff possa sobreviver, inicialmente.

    ResponderExcluir
  10. "Lombardo diz que estranhou quando, no Natal de 2012, recebeu apenas um pequeno adiantamento depois de rodar o mundo durante todo o ano passado. Quanto questionou isso, recebeu a resposta que o contrato que ele havia assinado quando retornou ao grupo em 2001 não lhe concedia acesso às informações financeiras do grupo, bem como dar entrevistas e conceder declarações em nome do Slayer."

    Pelo que eu entendi do comunicado, ele disse que não recebeu todo o dinheiro porque queriam que ele assinasse um novo contrato justamente com essas restrições citadas. Esse problema dele não poder falar em nome da banda e não ter acesso as finanças só apareceu agora (ao menos eu acho isso).

    Quanto a saída do Lombardo, se tudo o que foi falado for realmente for verdade, isso só mostra o quanto o Slayer está totalmente dividido, com o Kerry King cada vez mais agindo como se fosse o "dono" da banda (rolam boatos por aí de que ele e o Araya praticamente nem se falam mais, apenas por terceiros), ainda mais agora que o Hanneman dificilmente deve voltar.

    E o próprio King parece completamente perdido nessa posição, pois oferecer um contrato desses pro cara e ainda demiti-lo sem mais nem menos quando ele questiona tudo isso é bizarro. Ao menos na minha opinião, isso poderia muito bem ser resolvido sem as coisas precisarem chegar a esse ponto.

    ResponderExcluir
  11. Eu só acho que não é certo tomar partido de um lado ou outro como estão fazendo por aí, baseados apenas no que o Dave Lombardo falou, de repente as coisas não são exatamente assim, lembrem-se do caso da Escola Base em São Paulo...

    ResponderExcluir
  12. Concordo com o Socram. O Slayer chegou aonde chegou porque Kerry King, Tom Araya, Jeff Hanemmann e Dave Lombardo deram muito duro. Só que o Lombardo saiu e os outros ficaram. Quando ele retornou, infelizmente a banda já tinha uma estrutura de empresa montada, com agentes, advogados, empresários... e o Lombardo passou a ser um contratado. Era o batera original, da formação original, mas ao pé da letra apenas um contratado. Mesmo que ele estivesse correto em seu posicionamento, a empresa tinha direito de negar a ele tal situação. É injusto, mas para sobreviver é assim que se faz mesmo não? Já passou da época de bandas serem grupos de amigos, vide o Black Sabbath atualmente. Nada contra, mas é uma realidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.