Impressora 3D para criar discos de vinil é apresentada nos Estados Unidos

O festival SXSW em Austin, no Texas, é responsável por diversas exposições, apresentações e curiosidades, e uma das áreas do evento tem como objetivo apresentar novas tecnologias interessantes. Uma delas é uma impressora 3D que tem como objetivo transformar arquivos digitais em MP3 para discos de vinil físicos, que podem ser ouvidos em qualquer vitrola tradicional.

Já pensou em ter uma dessas em casa e fazer coletâneas e playlists particulares se transformarem em discos de vinil? A tecnologia ainda está em período de testes, mas de imediato confesso aos leitores: quero uma em casa!

Assista o vídeo demonstrativo do novo produto.



Por Márcio Grings, com informações do TMDQA! 

Comentários

  1. Compartilho do seu gosto pelos discos de vinil, mas dessa vez achei um pouco absurda a proposta...

    Eu sempre achei que a moda do vinil voltou porque ele é algo físico, é grande e bonito, mas antes de tudo, tem alta qualidade de som.

    Está tudo ancorado na qualidade de som analógica, que não filtrou nem comprimiu nenhuma frequência na hora da masterização. Se gravarmos uma mp3 em vinil, a qualidade de som é de mp3, e só resta o fetiche pela forma.

    Se for possível pegar arquivos de alta densidade (24bits, como do HDCD ou DVD audio) e gravar em vinil, tem algum propósito... mas quem gosta desse tipo de brinquedo (reprodução de som para audiófilos) já tem um reprodutor para esses arquivos, e também discos de vinil originais (não convertidos de mp3).

    É legal saber que dá pra fazer, mas realmente não vejo propósito.

    ResponderExcluir
  2. Discos são gravações físicas que não dependem de eletrônica para serem reproduzidos. E podem durar séculos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Paulo. A questão deo vinil não é só a forma. É também, mas principalmente o som. Não sei se existe mercado para uma impressora desse tipo já que gosta de LPs se preocupa com o áudio e quem não se importa dificilmente vai gastar uma grana numa impressora desse tipo.

    Talvez isso só faça com que o LP original seja ainda mais $valorizado$.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.