Classic Rock Magazine e Metal Hammer trocam de dono e são vendidas para nova editora

Duas das principais e melhores revista sobre música do planeta, as inglesas Classic Rock e Metal Hammer, tiveram suas marcas e direitos vendidos para outra editora. Publicadas até então pela Future Publishing, as publicações foram adquiridas pela TeamRock, novo empreendimento liderado por John Myers, ex-presidente executivo da GMG Radio.

O montante envolvido no negócio é de 10,2 milhões de libras, aproximadamente 31 milhões de reais. Junto com os títulos, a TeamRock comprou também as marcas e eventos promovidos pelas duas revistas, incluindo as já tradicionais premiações Golden Gods, da Metal Hammer, e Classic Rock Roll of Honour, da Classic Rock.

Mark Wood, chefe-executivo da Future, justificou a venda afirmando que “tanto a Metal Hammer quanto a Classic Rock são títulos de grande sucesso e com imenso futuro, mas elas não fazem parte da nossa estratégia de crescimento”.

Já a TeamRock se apresenta como “uma nova empresa internacional de criação de conteúdo multimídia e negócios de distribuição, com o objetivo de criar e fornecer conteúdo premium para os fãs de rock em todo o mundo através de plataformas digitais e dos recém adquiridos títulos Classic Rock e Metal Hammer”. Billy Anderson, da TeamRock, afirmou que “estamos muito satisfeitos em adquirir essas duas marcas maravilhosas, que irão desempenhar um papel significativo no desenvolvimento do nosso negócio. Elas vêm com uma excelente equipe liderada por Chris Ingham e estamos ansiosos em investir ainda mais no seu desenvolvimento".

Conforme dados divulgados pela Future, a Classic Rock e a Metal Hammer geraram uma receita de R$ 26,23 milhões no último exercício, com um lucro de R$ 6,1 milhões.

A Classic Rock foi criada em 1998 e é publicada apenas na Inglaterra. Já a Metal Hammer, criada em 1986, possui edições exclusivas também na Itália, Noruega, Alemanha, Espanha e Polônia. Ambas são excelentes e referência no mercado editorial, e podem ser encontradas com facilidade nas bancas das principais cidades brasileiras e em grandes redes de livrarias presentes em todo o Brasil. A princípio, as equipes que compõe as duas revistas não sofrerão alterações.

Seria uma boa se, com essa mudança, tanto a Classic Rock quanto, principalmente, a Metal Hammer, começassem a ser publicadas aqui no Brasil, já que as revistas destinadas ao heavy metal que temos nas bancas são de uma qualidade rasteira e pra lá de lamentável.

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Meu reino por uma Metal Hammer Brasileira.
    Então a Metalhammer.de é da mesma empresa da metalhammer.co.uk?
    Parecem tão diferentes.

    ResponderExcluir
  2. A Metal Hammer original é a inglesa. As restantes pelo mundo são licenciamentos da marca.

    ResponderExcluir
  3. Se não mudarem nada na alemã, perfeito. Pra mim a edição alemã é incrível, sempre que posso compro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.