Metallica, Rob Halford e o proto-thrash metal



Metallica e Rob Halford estiveram na quinta edição do Golden Gods Awards, promovido pela revista norte-americana Revolver, em Los Angeles, e não perderam viagem. Juntos, tocaram "Rapid Fire", música do álbum British Steel (1980), obra-prima do Judas Priest.

Incisiva, urgente e com altas doses de riffs cortantes, "Rapid Fire" é proto-thrash metal em estado puro. Em outras palavras, a prova concreta de que, na virada da década, o Judas Priest já nos presenteava com elementos básicos e intrínsecos daquilo que o Metallica transformaria em estilo três anos depois, com Kill 'Em All (1983).

Mesmo portando uma bengala para melhor se equilibrar e (bastante) acima do peso, Rob Halford segura bem os vocais. Se as notas mais altas não vêm 100%, o 'metal god' compensa com muito carisma e transparecendo total satisfação pelo momento mágico. Vale lembrar que essa não foi a primeira vez. Em outras duas ocasiões, nos anos de 1994 e 2011, Metallica e Halford já haviam tocado "Rapid Fire" juntos. Nada melhor do que juntar duas escolas.

O Metallica ainda tocou outras três: "Disposable Heroes", "For Whom The Bell Tolls" e "Seek And Destroy". A apresentação completa pode ser vista abaixo.

Animal!

Por Guilherme Gonçalves

Comentários

  1. Isso ai pra mim já pode até ser considerado Thrash mesmo... Proto-Thrash pra mim são essas:

    Black Sabbath
    http://www.youtube.com/watch?v=pXgU2cGqlLM (1975)

    Queen
    http://www.youtube.com/watch?v=Mmt2mgmrSUw (1974)



    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, o tal proto-thrash vem da música Dissident Agressor, do Judas Priest, do álbum Sin After Sin.

    Essa faixa entrou de bônus, no South of Heaven, do Slayer. A bateria já indicava essa "tendência".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.