Hear’n Aid, o “We Are the World” do heavy metal

Em 1985, diversos artistas do pop e do rock se mobilizaram e gravaram a canção “We Are the World”, composta por Michael Jackson e Lionel Richie. A música foi lançada em um LP com o mesmo título, completado com faixas inéditas de nomes como Bruce Springsteen, Prince, Chicago, Tina Turner e outros. Organizada pela U.S.A. for Africa (United Support of Artists for Africa), a renda obtida com a canção e com o disco foi revertida para países africanos que passavam por dificuldades, notoriamente a Etiópia.

A repercussão de “We Are the World” motivou diversas outras iniciativas semelhantes. Uma das mais interessantes foi o Hear’n Aid, organizada por Ronnie James Dio. Sob a tutela do vocalista, diversos nomes do hard rock e do heavy metal se reuniram e gravaram uma canção e lançaram um álbum cuja renda foi repassada para instituições de caridade. Participaram do projeto integrantes do Dio, Judas Priest, Iron Maiden, Quiet Riot, Dokken, Mötley Crüe, Twisted Sister, Queensrÿche, Blue Öyster Cult, Vanilla Fudge, Y&T, Rough Cutt, Giuffria, Journey, W.A.S.P., Night Ranger e Spinal Tap, além de dos músicos Ted Nugent, Yngwie Malmsteen e Tommy Aldridge.

O Hear’n Aid lançou três itens altamente colecionáveis: um single de 7 e 12 polegadas com a faixa “Stars”, um LP e um VHS com as sessões de gravação do projeto.

Hear’n Aid, o disco, foi lançado em vinil e em uma raríssima edição em fita k7, disponibilizada pela Mercury (gravadora do projeto) e pela húngara Gong - números de catálogo 826 044-4 e MKL 37214, respectivamente. A Mercury lançou o LP em diversos países do mundo, inclusive aqui no Brasil. Na Inglaterra o disco saiu pela Vertigo (cat number VERH 35), enquanto que na Húngria ele ganhou uma edição pela Gong (SLPXL 37214).

O álbum é muito bom. Além de “Stars”, que reuniu todos os músicos, conta com faixas do Accept (“Up to the Limit”), Motörhead (“On the Road”, que nada mais é do que a versão ao vivo de “Built for Speed”, faixa do álbum Orgasmatron, de 1986), Rush (“Distant Early Warning”), Kiss (“Heaven’s on Fire”), Jimi Hendrix (a então rara gravação de “Can You See Me”), Dio (“Hungry for Heaven”), Y&T (“Go for the Throat”) e Scorpions (“The Zoo”).

A edição brasileira de Hear’n Aid tem o número de catálogo 826 044-1 e saiu pela Mercury. Além das músicas, o LP vinha com um encarte simples, com uma folha frente e verso com dados e créditos de todos os envolvidos.




“Stars”, a música, foi composta por Ronnie James Dio, Vivian Campbell e Jimmy Bain (os dois últimos então guitarrista e baixista da banda de Dio, respectivamente). Trata-se de um heavy metal clássico e irrepreensível, com os vocais sendo divididos entre Dio, Eric Bloom (Blue Öyster Cult), Don Dokken, Kevin DuBrow (Quiet Riot), Rob Halford, Dave Meniketti (Y&T), Paul Shortino (Rough Cutt) e Geoff Tate. No meio, uma longa passagem instrumental com solos de Vivian Campbell, Carlos Cavazo (Quiet Riot), Buck Dharma (Blue Öyster Cult), Brad Gillis (Night Ranger), Craig Goldy (Giuffria), George Lynch (Dokken), Yngwie Malmsteen, Eddie Ojeda (Twisted Sister) e Neal Schon (Journey). As guitarras bases e melodias foram tocadas e criadas pela dupla do Iron Maiden, Adrian Smith e Dave Murray. Completando o time, Jimmy Bain assumiu o baixo, Claude Schnell (Dio) ficou com o teclado e Vinny Appice (Dio) e Frankie Banali (Quiet Riot) dividiram a bateria.

O projeto arrecadou cerca de 1 milhão de dólares durante um ano, receita que foi repassada para instituições de caridade.


O LP de Hear’n Aid pode ser encontrado, com alguma sorte, à venda em sebos e feiras de vinis Brasil afora. Se você o vir, compre na hora, porque é demais. Já o single com “Stars” é mais raro em seus dois formatos. Além disso, durante muito tempo Hear’n Aid ficou disponível apenas em LP, até que em 1994 a Vertigo japonesa lançou uma edição em CD (raríssima hoje em dia). Para ajudar você em sua procura, esta versão em CD tem o número de catálogo PHCR 4218. Eu, pessoalmente, nunca a peguei em mãos.

Hear’n Aid foi um projeto exemplar e um dos grandes feitos da vida de Ronnie James Dio. Além disso, vinha acompanhado de música de ótima qualidade, como você pode assistir e  ouvir no clipe abaixo:



Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. A única coisas que posso dizer disso aí é: torrent nele!

    Me lembra o Roadrunner United com todo o casting da gravadora nos seus 25 anos. Parcerias pra lá de inusitadas: : Slipknot, Trivium, Fear Factory, Brujeria, Machine Head, Chimaira, Sepultura, Stone Sour, Soulfly, Deicide, Vital Remains, Cannibal Corpse, Obituary, Testament, King Diamond, Killswitch Engage), Front Line Assembly, Coal Chamber, Gruntruck, Cavalera Conspiracy, Still Remains, Cradle Of Filth, Vision Of Disorder, Type O Negative, Misfits .....

    VA - Roadrunner United (2005)
    http://en.wikipedia.org/wiki/Roadrunner_United

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, uma dúvida: o KISS participa cedendo uma música para o álbum e só? O Paul Stanley ou o Gene Simmons não cantaram também?

    Esse da Roadrunner é bem legal também, show de bola o dvd do show!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.