Antes do Led Zeppelin, do Black Sabbath e do Deep Purple, havia o Grand Funk Railroad

O site da revista Classic Rock disponibilizou uma longa matéria sobre a história do Grand Funk Railroad, o maior nome do hard rock norte-americano e uma das mais importantes e influentes bandas de todos os tempos.

O texto, escrito pelo jornalista Peter Makowski, foi publicado originalmente na edição 85 da revista, lançada em outubro de 2005. O material conta a história do trio, fala da sua importância e impacto, bem como de sua imensa popularidade, e mostra o porque de a banda formada por Mark Farner, Mel Schacher e Don Brewer ter alcançado números que rivalizam com os Beatles e o Led Zeppelin.

Para ler todo o material, basta clicar aqui. O texto está em inglês e assim será útil em dois sentidos: você saberá mais sobre o grupo e melhorará o seu entendimento do idioma.



Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Excelente reportagem!

    O rock americano da época sofria para segurar os Leds, Sabbaths, Purples vindos da Inglaterra.

    Acho que muitas das bandas americanas que foram "erguidas" a salvadores do rock americano são bandas medianas para medíocres, e o Grand Funk não se encaixa nesta avaliação, principalmente no E Pluribus Funk, para mim clássico absoluto, gosto mais do que o We're a American Band.

    Ainda não entendo como um Aerosmith teve um impacto tão grande e o Grand Funk parece que ficou para trás no rock dos EUA. Para mim só o som não justifica tamanha diferença de tratamento. Acho que os americanos também procuravam pelos seus "Plant/Page" e viram na figura do Tyler/Perry o que estavam procurando, mesmo com shows fraquíssimos e discos com qualidade de gravação pífias perto de discos do Grand Funk e das bandas inglesas (toque um E Pluribus Funk e depois Get Your Wings para ver do que estou falando).

    Acho que o título mais correto seria: Antes do Aerosmith, Kiss, Ted Nugent, havia o Grand Funk.

    ResponderExcluir
  2. O Diego Camargo falou tudo. Só me resta dizer que assino embaixo.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvidas o Grand Funk é uma das melhores bandas que já ouvi, minha opinião é que o som deles era avançado pra época

    ResponderExcluir
  4. com todo o respeito , grand funk foi uma banda bem bacana , o album ''vermelhão'' é tosco até a alma e por isso é excelente , mas não dá , aerosmith é mais banda que o grand funk railroad, questão de opinião só.

    ResponderExcluir
  5. Gosto e opinião não se discute... a questão é que Grand Funk me apetece muito mais que Aerosmith e afins....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.