Capas Gêmeas: With the Beatles e o mundo

Um dos melhores discos do quarteto de Liverpool, With the Beatles, lançado em 22 de novembro de 1963 - mesma data do assassinato do presidente norte-americano John Kennedy -, também possui uma das capas mais emblemáticas do rock. Sobre um fundo preto, apenas a foto dos quatro integrantes da banda - John, George, Paul e Ringo.

O conceito simples e eficiente foi capturado pelo fotógrafo de moda Robert Freeman, que também clicou a capa de Beatles for Sale (1964), Help! (1965) e Rubber Soul (1965).

Como toda boa ideia, a capa de With the Beatles foi copiada, homenageada ou referenciada por dezenas de artistas. Listar todos seria impossível, então vamos comentar apenas as mais conhecidas e interessantes.




Pra começar, os próprios Beatles tiveram uma capa gêmea de With the Beatles. A edição australiana do álbum foi lançada com uma imagem diferente da versão conhecida no resto do mundo, com fotos das cabeças dos quatro Beatles postadas verticalmente sobre um fundo preto e com o título do disco na cor rosa.



Na sequência, uma das primeiras homenagens à imagem do segundo disco dos Beatles veio no primeiro disco de outro quarteto. Só que ele não era inglês, mas sim norte-americano. Kiss, estreia da banda nova-iorquina, chegou às lojas em 18 de fevereiro de 1974. O próprio Gene Simmons já admitiu que a capa de With the Beatles foi a grande inspiração para apresentar os mascarados ao mundo. A curiosidade, neste caso, é que a maquiagem do baterista Peter Criss está um pouco diferente da habitual. A razão para isso é que, enquanto o trio restante se maquiou sozinho como sempre fazia, Criss teve a sua maquiagem aplicada por um profissional. Já o guitarrista Ace Frehley, talvez querendo se destacar dos demais, aplicou um tinta spray prata em seus cabelos. A foto da capa foi feita por Joel Brodsky, fotógrafo experiente e responsável por inúmeras capas clássicas de bandas como Doors, MC5 e Stooges, entre outros.



Menos de um mês depois da estreia do Kiss, chegou às lojas o segundo álbum do Queen, Queen II, e ele também trazia uma referência ao clássico segundo disco dos Beatles. Ainda que não de forma tão explícita, Queen II é bastante semelhante a With the Beatles. A foto de Freddy Mercury, Brian May, John Deacon e Roger Taylor sobre um fundo preto foi registrada por Mick Rock (outro profissional com uma enorme folha de serviços prestados à música) e se transformou em uma das imagens mais conhecidas do Queen, sendo utilizada pela banda em diversos materias promocionais e também nos clipes de “Bohemian Rhapsody” e “One Vision”.


Um pouco mais tarde, em 1979, o quarteto de psychobilly The Cramps homenageou With the Beatles na capa do seu EP de estreia, Gravest Hits. Na imagem, Lux Interior, Poison Ivy, Bryan Gregory e Nick Knox aparecem sobre o onipresente fundo negro, enquanto a lateral esquerda deixa vazar uma paisagem amedrontadora.


Uma das mais divertidas homenagens à With the Beatles está na capa do single “Land of Confusion / Feeding the Fire”, lançado pelo Genesis em novembro de 1986. A imagem traz caricaturas de Phil Collins, Tony Banks e Mike Rutherford.


Já o Van Halen optou por uma abordagem mais conservadora, reproduzindo quase que totalmente a capa de With the Beatles na capa do seu oitavo álbum, OU812, lançado em 24 de março de 1988. Aliás, isso me faz lembrar de outra capa similar ao clássico dos Beatles, que é a de Red, do King Crimson, que chegou às lojas em 5 de outubro de 1974.



No Brasil, Zé Ramalho lançou um álbum com versões para canções do Fab Four em agosto de 2011 chamado Zé Ramalho Canta Beatles. Adivinhem como é a capa?


Pra fechar, dois discos curiosos que homenageiam a imagem icônica de With the Beatles. Em setembro de 1994 a gravadora inglesa See for Miles lançou uma compilação dupla chamada Liverpool 1963-1968, Vol. 1, cuja capa reproduz a imagem do disco dos Beatles com quatro personagens que parecem clones do personagem Capitão Caverna. O tracklist é formado por sons de nomes como Gerry and The Pacemakers, The Kubas, Casey Jones & The Governors e outros. No mesmo ano, os clássicos Muppets colocaram no mercado o álbum With the Muppets, que desde o título até a capa homenageia o LP do quarteto de Liverpool.



E você, conhece outras capas similares a de With the Beatles? Então compartilhe com a gente nos comentários.

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Um dos melhores discos? Não penso em With the Beatles assim. Não consigo destacar algum álbum entre os seis de Please Please Me a Rubber Soul, exceto, talvez, Rubber Soul. Gosto bastante da capa, só acho esquisito a imagem ser um tanto sinistra, pra mim não combina com o clima das músicas, mas tudo bem...

    ResponderExcluir
  2. Sem Dúvidas é um clássico , mas na minha opinião , prefiro a fase mais ''madura'' deles que começa no ''Revolver'' e vai até o ''Let it Be''.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, você conhece o site http://www.amiright.com/album-covers/?

    ResponderExcluir
  4. Olha isso:

    http://www.visualnews.com/2012/05/29/album/

    http://m.songfacts.com/blog/writing/album_cover_inspirations/

    ResponderExcluir
  5. Esse site tem o calendário de deluxes e remasterizações da indústria. Acho que vai se interessar:

    http://www.superdeluxeedition.com/

    ResponderExcluir
  6. Inigualável e fabulosa a primeira fase do quarteto. É o melhor do rock'n'roll, baladas e nostalgia

    ResponderExcluir
  7. É inigualável e fabulosa a primeira fase do quarteto fantástico! É o melhor do rock'n'roll, baladas e nostalgia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.