Crítica do livro Rod: A Autobiografia


Este é um dos livros mais deliciosos e divertidos que já li. Lançado nos Estados Unidos e na Inglaterra em outubro de 2012, Rod: A Autobiografia chegou ao Brasil em setembro através da Globo Livros. A obra conta, em suas 362 páginas, a história de Rod Stewart nas palavras do próprio artista.

Diversos fatores fazem de Rod um livro tão bom. Stewart desnuda-se, contando detalhes de sua vida desde o nascimento, ocorrido em 1945 durante os últimos meses da Segunda Guerra Mundial, até a atualidade. Durante o processo, passa pela sua infância, a enorme paixão pelo futebol, os primeiros anos com artista, o Jeff Beck Group, o Faces, a amizade profunda com figuras como Ron Wood e Elton John, o enorme sucesso de sua carreira solo, as quase infinitas conquistas amorosas e a construção de uma grande família com sete filhos e quatro esposas. E, no caminho, não se furta de contar histórias deliciosas e curiosas de bastidores, como a maneira peculiar que ele e Wood descobriram para consumir cocaína durante a década de 1970.

O que diferencia Rod: A Autobiografia dos diversos livros de memórias de artistas é a forma como Rod Stewart conta a sua vida. Dono de um senso de humor refinado e cheio de ironia, o cantor não tem pudores em tirar sarro de si mesmo, fazendo piada com escolhas que fez no passado. Essa é uma característica que acompanha toda a obra, tornando-a leve e facílima de ser lida. Um exemplo: onde mais você encontraria uma autobiografia em que o seu autor dedica um capítulo inteiro para contar como fazer o seu penteado peculiar?

Confesso que não sou um grande conhecedor da carreira de Rod Stewart. Fui fundo em sua parceria com Jeff Beck, ouvi alguns discos do Faces e algumas coisas solo, mas nunca me dediquei muito à sua obra. E, nesse aspecto, este livro funciona que é uma beleza, pois, ao acabar de lê-lo, a necessidade que sinto de mergulhar na discografia de Rod é enorme.

Com uma leveza de espírito e um bom humor constante, Rod Stewart passeia por sua vida, repleta de pontos altos e histórias incríveis. Da fila de loiras esculturais que levou para a cama à histórias de bastidores, além de um enorme destaque para o futebol e a paixão que sente pelo Celtic e pela seleção escocesa, Rod Stewart se revela, no decorrer das páginas, quase em um amigo íntimo do leitor, daqueles capazes de contar histórias apaixonantes durante dias a fio.

Rod: A Autobiografia faz jus a um dos artistas mais importantes da história do rock, dono de uma das vozes mais emblemáticas do estilo. Leia, divirta-se e traga a música deste ícone para a sua vida. Demais!

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Eis Um dos cantores mais talentosos da história da música , esse cara é uma lenda viva.

    Seja Solo (auge até 1976), Faces (Banda Fantástica), Ou com o Jeff Beck(Truth é um baita disco) o cara é bom, ta na história da música sem dúvidas , pena que com o passar do tempo o ''Rod'' largou o rock. Vou Comprar com certeza esse Livro.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o livro! A parte da "maneira peculiar" de usar cocaína é realmente inacreditável, o melhor do livro é sinceridade de Rod. Vale a pena, e um ponto curioso é a letra da música "Da Ya Think I'm Sexy?" em que em parte foi uma cópia da música do Jorge Ben Taj Mahal. Excelente, ótima recomendação!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.