Os 50 melhores discos de 2013 segundo o Stereogum

Referência quando o assunto é jornalismo musical na internet, o Stereogum soltou hoje a sua lista com os melhores discos de 2013. Bastante equilibrada e democrática, a seleção traz trabalhos de metal lado a lado com o rap, pop bem pertinho do rock. Gostei muito das escolhas.

Para ler a matéria completa, com comentários sobre cada um dos discos, clique aqui.

E abaixo, conheça os 50 melhores discos de 2013 na opinião do Stereogum:

50 Phosphorescent - Muchacho
49 Justin Timberlake - The 20/20 Experience Part. I
48 Carcass - Surgical Steel
47 A$AP Rocky - Long.Live.A$AP
46 Yo La Tengo - Fade
45 Youth Lagoon - Wondrous Bughouse
44 A$AP Ferg - Tarp Lord
43 Cassie - RockaByeBaby
42 Autre Ne Veut - Anxiety
41 Janelle Monáe - The Electric Lady
40 Pharmakon - Abandon
39 Pure Bathing Culture - Moon Tides
38 The Knife - Shaking the Habitual
37 Forest Swords - Engravings
36 Julia Holter - Loud City Song
35 Gorguts - Colored Sands
34 Yuck - Glow & Behold
33 The Field - Cupid’s Head
32 Iceage - You’re Nothing
31 Speedy Ortiz - Major Arcana
30 Oneohtrix Point Never - R Plus 7
29 Phoenix - Bankrupt!
28 Drake - Nothing Was the Same
27 The National - Trouble Will Find Me
26 Migos - YRN
25 Nine Inch Nails - Hesitation Marks
24 Bill Callahan - Dream River
23 Deerhunter - Monomania
22 Superchunk - I Hate Music
21 CHVRCHES - The Bones of What You Believe
20 Blood Orange - Cupid Deluxe
19 Tegan and Sara - Heartthrob
18 Chance The Rapper - Acid Rap
17 Windhand - Soma
16 Waxahatchee - Cerulean Salt
15 Kvelertak - Meir
14 Savages - Silence Yourself
13 Kurt Vile - Wakin on a Pretty Daze
12 Run The Jewels - Run The Jewels
11 Volcano Choir - Repave
10 Arcade Fire - Reflektor
9 Daft Punk - Random Access Memories
8 Haim - Days Are Gone
7 Danny Brown - Old
6 Sky Ferreira - Night Time, My Time
5 My Blood Valentine - m b v
4 Disclosure - Settle
3 Vampire Weekend - Modern Vampires of the City
2 Deafheaven - Sunbather
1 Kanye West - Yeezus


Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Phosphorescent em 50º na Stereogum.
    Phosphorescent em 1º na Paste.

    Adoro essa subjetividade.
    Isso que faz a música ser divertida e vc estar sempre pesquisando e VALORANDO pelo o que vc gosta, a despeito da mídia, dos artistas e das outras pessoas.

    Por isso que, sempre vale à pena opinar sobre mídia e artistas, mas nunca sobre os ouvintes, pois cada um tem o seu gosto.

    Música é isso: tem uma parte subjetiva (ouvinte e gosto) e uma parte que a gente força uma objetividade (mídia, indústria fonográfica, arte e técnica).
    Gostoso isso.

    Antigamente, nos anos 90, vc tinha só a Bizz/Showbizz, as rádios e um pouquinha da MTV pra fazer isso. Mas tava sempre gastando pra $aber o que tava rolando na música e como ga$tar o seu dinheiro. Hoje, vc não precisa ga$tar com nada, se quiser. Nem com a informação e nem com a música.

    Isso é muito bom.
    Overdose de listas no fim de ano, mas a certeza que no passado era bom tudo isso e hoje também. Cada época com a sua característica de melhor e de pior.

    Saudade da época das revistas nas bancas. Felicidade de acompanhar tantas repercussões da música ao longo do ano por tantas revistas (mídia) e tantos outros amantes da música como eu (outros ouvintes).

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  2. Cara, nada a ver com nada mas. Esse disco do Kanye West. Ele realmente achou que essa `capa` era original?

    O System Of A Down fez isso em 2003 com o Steal This Album!
    E eu tenho certeza que houveram mais bandas fazendo isso antes!

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  3. A Bjork no Vespertine (2001) tinha um encarte, estojo de cd e um adesivo todo excroto também.
    Volta e meia tem dessas porra. Mas curti esse aí.

    Esse ano, o lobby da eletrônica ficou assim:

    Indies = querendo o The Knife em 1º
    Rockers = querendo o NIN em 1º
    Clubbers = querendo o Disclosure em 1º
    Hip Hop = estavam alheios, e o Kanye West vem com esse disco tomando de assalto.

    Trent Reznor elogiou o Kanye West.
    Bjork elogiou e encomendou remixes pro Death Grips.
    Enfim, tem pra todo mundo.

    Acho que esse disco mostra que o Kanye não é só um rapper ou um artista do Hip Hop, mas da ELETRÔNICA. Essa é a mudança de paradigma na carreira dele (e talvez, de público, já que vem há um bom tempo mirando a galera clubber e rocker desde o feat com o Daft Punk, em 2008). Quando vi a resenha dele aqui no CR, pensei nisso: ele conseguiu chegar lá! Nos rockers. E não só no ambiente Pop e Hip Hop ao qual tava atrelado.

    Se a lista fosse minha, em eletrônica, o nome mais alto seria Death Grips. Mas fico feliz com o resultado do Kanye West. Merecidíssimo. Se tiver um troféu de anti-zona-de-conforto 2013, certamente vai ser dele. Arriscou alto e lucrou alto tb.

    Nunca gostei de Kanye West, apesar de sempre achá-lo inteligente e experimental. Gostava da M.I.A. no disco de 2010 porque é excelente em programação, mas num curti o atual. Com o Kanye, ele vem subindo o nível do jogo nos últimos 5 anos e SE AFASTANDO cada vez mais do Hip Hop tradicional e até do Pop. Esse disco dele é bem experimental e teve muita rejeição, como a M.I.A. em 2010. Mas pode escrever que marcou. Essas listas generosas com posições altas pra ele vão ajudar nisso. Um disco que não é pra TV e nem pra FM, mas pra ser conceito e abertura de um novo status pra ele: de artista da eletrônica. O próprio Will.I.am ficou louco pra se desvincular do Pop e Hip Hop, mas foi pras pistas de dança com o David Guetta. O Kanye West mirou os rockers.

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  4. Não conheço a discografia do Kanye West, pois realmente não me interesso por rap ou hip-hop. Não ouvi o disco Yeezus, assim como não ouvi os antecessores, mas experimentei ver o clipe de Bound 2...

    ...Com todo o respeito ao artista e aos que gostem dele, mas nem a música nem o clipe me agradaram. A proposta da “capa” do Yeezus também não é das mais interessantes.

    Nem mesmo a beleza da Kim Kardashian (mulher do Kanye) salva o clipe de Bound 2.

    A paródia do clipe é tão ridícula quanto o clipe original, mas pelo menos é engraçada: https://www.youtube.com/watch?v=ghHx8rBQaU8.

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