Top 2013 Collectors Room: os melhores do ano segundo Nino Lee Rocker, colecionador e proprietário da Contra Grife

Nino Lee Rocker é um colecionador. É um pesquisador. É um praticante ávido do garimpo musical. E é o dono de uma das coleções de discos mais impressionantes que já mostramos aqui na Collectors Room. Com uma visão plural da música e mergulhado em um universo sonoro profundo e cheio de surpresas, Nino, proprietário da Contra Grife Cult & Rock'N Roll Shop, traz até os nossos leitores os seus 10 discos preferidos de 2013.

Mergulhe com a gente nessa jornada musical!

Ghost – Infestissumam / If You Have Ghost

O Ghost para mim é um sopro de vida dentro do novo cenário roqueiro. Sou obrigado  a citar a dobradinha entre o segundo disco e o EP recém-lançado. O somatório do conteúdo sonoro e estético contido nesses lançamentos resulta em um supra sumo de referências fantásticas, um creme de la creme das décadas de 60, 70 e 80 em uma só banda.

2013 foi um ano onde muitas bandas, cuja sonoridade resgata clássicas eras do rock, ganharam evidência e caberiam dentro dessa lista, como In Solitude, Jess and The Ancient Ones, Scorpion Child, Temperance Movement, Gov’t Mule, Pursun, The Oath, entre várias outras, mas não vão caber aqui. Numa regra de 10 é preciso ser eclético.

The Mother Hips – Behind Beyond

Oitavo disco dos californianos do Mother  Hips, Behind Beyond é uma bela obra de power pop, estilo que me faz muito a cabeça, quanto mais se acompanhado de umas boas pitadas de psicodelia.

Jacco Gardner - Cabinet of Curiosities

Nada como revisitar o clima psicodélico das grandes obras de 1967. Em Cabinet of Curiosities, Jacco Gardner nos remete a essa sensação com belas pinceladas de Brian Wilson, Van Dyke Parks, Billy Nicholls, Syd Barrett, Curt Boettcher, Love e Hollies, entre tantos outros mágicos. Brilhante.

Manic Street Preachers - Rewind the Film

Tão viciante e poderoso quanto This is My Truth Tell Me Yours. Há muito que eu  aguardava um disco como esse vindo do Manic Street Preachers.

Mavis Staples - One True Vine

Uma obra maravilhosa e iluminada de soul music, folk e spiritual songs. Dispensa mais comentários.

Iron and Wine – Ghost on Ghost

Jazz, pop e R&B dão o tom nessa obra inspiradíssima do Iron and Wine, a banda de Sam Beam, velho conhecido da Sub Pop. Finíssimo.

The Olms – The Olms

Gema pop bacana da dupla J.D. King e Pete Yorn, que se conheceu através de Linda  Ramone,  viúva de Johnny - hoje, por sinal, namorada de Pete. Recomendo.

The Besnard Lakes  - Until in Excess, Imperceptible UFO

Esse é para os fãs da 4AD anos 80. Sonoridade onírica, atmosferas para viagens, um álbum perfeito para dar uma desconectada na agitação cerebral e se deixar levar por uma boa música.

David Bowie – The Next Day

Acho que não há mais dúvidas quanto ao prêmio de melhor disco do ano. Bowie não deixou pra ninguém ao criar essa verdadeira obra prima chamada The Next Day. Hoje eu até colocaria o novo do Daft Punk nessa lista, não como o grande disco do ano, mas resolvi deixar de fora pelo que a super exposição fez ao disco. Isso me cansou um pouco, o que está longe de acontecer com esse novo Bowie, que a cada dia encanta mais os meus ouvidos.

Nick Cave – Push the Sky Away

Nick Cave mais uma vez esbanjando genialidade.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ras, sem problemas, cada um tem o seu gosto. Vamos respeitar as escolhas de cada um e não usar palavrões nos comentários, mantendo o nível.

    ResponderExcluir
  3. Pode crer moral! foi mal, não quis ofender! Respeito com certeza e com máximo respeito a opinião de um, mais fico impressionado como uma banda tão ruim pode fazer tanto sucesso. Olha que já tentei escutar varias vezes mais não digeri..Mais desculpe se fui ofensivo e deselegante!! Vibrações positivas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.