Crítica do livro Serial Killers - Anatomia do Mal, de Harold Schechter

Com capa dura e 448 páginas, Serial Killers - Anatomia do Mal é uma das mais completas e abrangentes obras sobre os chamados assassinos em série. Escrito pelo estudioso no assunto Harold Schechter, da Universidade de Nova York, o livro traça um panorama completo sobre o assunto, destrinchando as origens, as razões, as características, o passado e o presente deste assunto que é, ao mesmo tempo, tão arrepiante e macabro quanto fascinante.

Schechter deixa claro desde o início que os serial killers não são, com muitos pensam, um fenômeno exclusivo da sociedade norte-americana, mas sim um aspecto dos seres humanos como um todo. Indo fundo no passado, o pesquisador revela e analisa crimes bárbaros e chocantes de todas as eras e das mais variadas nacionalidades, comprovando como a barbárie sempre esteve presente na sociedade.

Dividido em capítulos que organizam e montam um quebra-cabeça que ajuda a entender o porque da existência dos assassinos em série, o livro conta, sem censura, alguns dos crimes mais violentos e chocantes já registrados. Há dezenas de análises de caso que destrincham as aberrações cometidas por psicopatas como Ed Gein, Ted Bundy, John Wayne Gacy, Edmund Kempler, Jeffrey Dahmer, Albert Fish, Henry Lee Lucas, Andrei Chikatilo, David Berkowitz e muitos outros. Na tentativa de entender a razão para tais atos, Schechter compila os dados levantados pelos inúmeros estudos já feitos sobre o assunto, chegando a características comuns e sinais de alerta daqueles que podem, no futuro, revelarem-se assassinos.

O livro é macabro em diversos aspectos, pois apresenta histórias que não saíram da ficção, mas sim da própria realidade. Isso pode chocar quem não está acostumado com o tema, já que algumas das atrocidades cometidas pelos indivíduos citados acima e diversos outros mostram toda a bestialidade que o ser humano é capaz de cometer.

Com um acabamento gráfico de altíssimo nível - aliás, como já é de praxe nos lançamentos da Darkside Books -, Serial Killers - Anatomia do Mal é uma obra diferenciada e que apresenta um conteúdo amplo e bastante rico, transformando-se em um dos mais abrangentes livros já lançados no Brasil sobre o assunto.

Se você, assim como eu, se interessa pelo assunto, eis aqui um item obrigatório.

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. É um assunto muito interessante e com um material desses sendo lançado não dá pra deixar passar, comprarei e lerei assim que possível.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Brasil temos a Ilana Casoy, escreveu livros, deu entrevistas em vários meios de comunicação e até colaborou em investigações, fica a dica http://serialkiller.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho os dois livros dela, Alysson, e ambos são bem bons.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.