Entrevista com o colecionador Cesar Leonardo de Souza


Dono de uma invejável coleção de cerca de 2 mil itens, o carioca Cesar Leonardo de Souza é o primeiro colecionador entrevistado pelo Collector's Room em 2014. Acompanhe o bate-papo e confira quanta coisa legal ele possui.

Por Marcelo Vieira 

Antes de qualquer coisa, se apresente para os leitores do Collector's Room
Vamos lá, meu nome é Cesar Leonardo de Souza, tenho 36 anos, nasci em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, mas atualmente moro em Votorantim, no interior de São Paulo. Trabalho com finanças na área de TI. Sou o responsável pelo financeiro e compras da área de tecnologia da informação da empresa que trabalho. 

Quando você teve o seu primeiro contato com o rock? 
Foi em 1989. Eu tinha uns 12 anos. Ouvi "Sweet Child O' Mine" na rádio pela primeira vez e passei a prestar mais atenção às guitarras e ao rock. Não fazia ideia do que era o rock exatamente, apenas gostei ao ouvir. O Guns foi a minha primeira banda favorita. 

Em que a sua vida mudou a partir do momento que você começou a ouvir rock? 
Naquela época não tinha Internet, então era difícil obter informação. Apenas revistas, conhecidos etc. Pouco tempo depois, sem sequer ter noção do que era rock ou metal, olhei de longe uma loja de discos em Niterói (RJ) e o visual me atraiu. Vi o LP do Live After Death, do Iron Maiden, e a capa me atraiu mais ainda. Na mesma hora, pedi de presente para o meu pai, que me deu. Foi meu primeiro LP e tenho ele até hoje.


Percebeu que havia algo especial no metal em comparação ao som do Guns? 
Sim. Achei a introdução de "Aces High" fantástica, porque adoro História, principalmente a Segunda Guerra Mundial. Foi amor à primeira ouvida! [risadas] Achei pesado, superior ao Guns. Tive a sensação de que era aquele o tipo de som que eu queria ouvir, mas não deixei de ouvir Guns. 

Quais outras bandas você começou a ouvir nesta época? 
Um cara chamado Alberto, que fez curso de inglês comigo, me apresentou as duas bandas que mais gosto depois do Iron Maiden: King Diamond e Mercyful Fate. Eu era o aluno mais novo da turma, não tinha de onde tirar dinheiro, então pegava fitas K7 já usadas com o meu pai e pedia para o Alberto gravar por cima. Foi o Alberto que, inicialmente, me influenciou a ir atrás de mais e mais bandas. 
Cheguei a vender garrafas para ferro velho para fazer dinheiro e comprar discos! [risadas] Comprei o Maiden Japan, Fatal Portrait e Melissa, os melhores de King Diamond e Mercyful Fate, na minha opinião. O Maiden Japan, inclusive, foi autografado pelo Paul Di'Anno há alguns anos. 

O que você acha da rivalidade que existe entre o hard rock e o heavy metal? 
Eu acho besteira. Quando moleque, eu era mais radical, mas depois percebi que deveria abrir a mente para outros gêneros. Tem muita banda boa de estilos variados por aí. Não vale a pena perder tempo com radicalismos. 

Que bandas de outros estilos você indicaria para um headbanger radical na tentativa de fazê-lo abrir a mente um pouco? 
Ratt, TNT e Whitesnake são três bandas que eu gosto bastante e certamente recomendaria.


Vamos falar da sua coleção. Qual o tamanho dela atualmente? 
Tenho cerca de 1200 CDs, 100 LPs, 300 DVDs e alguns box-sets e VHSs dos mais variados estilos dentro do metal e de rock em geral. 

Predomina o metal na sua coleção, certo? De qual banda você possui mais itens? 
Sim, predomina o metal tradicional, mas tenho bastante coisa de thrash, death e black também. 
A banda que possuo mais itens é o Iron Maiden, com certeza. É a minha banda preferida, então, sempre que encontro algo a um preço legal, eu dou preferência e compro. 

O que você considera os itens mais raros da sua coleção? 
É muito difícil algo ser raro hoje em dia. Na maioria das vezes, um cartão de crédito internacional e acesso a Internet resolvem. No eBay, você encontra o mundo à venda. Defino como raro algo que tenha um significado especial para mim. Mas há exceções, é claro. O picture disc do The Angel and The Gambler, do Iron Maiden, que me foi dado por um amigo de longa data que não vejo há muitos anos às vésperas do show da banda no Rio, na turnê do Virtual XI, em 1998. Tenho também uma réplica do Soundhouse Tapes, que não se acha tão facilmente por aí. Outro é o vinil duplo do Black Metal do Venom, autografado pelo Mantas ano passado após o show do M-pire of Evil. Conhecer o cara pessoalmente foi um sonho realizado e comprovou tudo que eu já havia lido a seu respeito.


Tem algum item que você esteja procurando há anos e ainda não tenha conseguido? 
Sim, o Eddie Archives, do Iron Maiden. Não comprei na época por falta de dinheiro e hoje em dia é bem difícil de encontrar. Também gostaria de ter o Best of the Beast em vinil. Um amigo tem, é um vinil quádruplo, é bem legal. 

Qual foi o valor máximo que você já pagou em um CD ou LP? 
CD individual foi o Hell to the Holy, do M-pire of Evil, japonês, comprado diretamente com o Tony "Demolition Man" Dolan por 50 reais. 
LP foi o The Final Frontier, do Iron Maiden, 160 reais, eu acho.


Como colecionador, você tem alguma mania? Tem ciúmes da coleção? 
Minha mania é a seguinte: tenho um banco de dados feito em Access para saber onde o CD está. Meus armários e prateleiras são numerados. Os CDs e DVDs eu deixo em ordem cronológica, mas as bandas ficam em qualquer ordem. Quando quero ouvir algo, consulto o banco de dados e vejo onde está o CD, tipo Armário 1, Prateleira 4. Sempre que compro um CD, cadastro nesse banco de dados. 
Os LPs estão enfileirados por estilo e VHSs, como são poucos, não precisam de muita organização. Os box-sets ficam onde cabem, pois alguns são grandes, tipo o Back Tracks, do AC/DC, que é um amplificador de verdade, e a coleção completa do Cannibal Corpse. 
Quanto ao ciúme, nunca me peça nada emprestado. Eu prefiro gravar para você e te dar o gravado! [risadas] 

Onde você costuma comprar os seus discos? 
Eu gosto de comprar na Amazon, Saraiva, Shinigami, CDpoint, Paranoid, Die Hard... todas lojas online. Um amigo da minha esposa é dono de uma loja em Sorocaba (SP) chamada Transa Som, que vende novos e usados e sempre que eu vou lá acabo encontrando algo legal. Também compro bastante no Mercado Livre e sebos em geral. Nada como garimpar CDs e LPs — é um prazer inenarrável! [risadas]


Qual foi o último disco que você comprou? Qual foi o melhor disco que você ouviu recentemente? 
O primeiro do Hypocrisy. Aquecimento para o show que vai rolar em abril! 
O melhor dos últimos tempos é o 13, do Black Sabbath. 

Quais são os seus 10 discos favoritos? 
Iron Maiden - Powerslave 
King Diamond - Fatal Portrait 
Judas Priest - British Steel 
Mercyful Fate - Melissa 
Megadeth - Peace Sells... But Who's Buying? 
Black Sabbath - Black Sabbath 
Dio - Holy Diver 
AC/DC - Highway To Hell 
Motörhead - Overkill 
Pink Floyd - Dark Side Of The Moon


Vamos encerrar a entrevista com um pingue-pongue. Iron Maiden com Paul, Bruce ou Blaze? 
Bruce.

Carreira solo do Paul, do Bruce ou do Blaze? 
Blaze. 

King Diamond ou Mercyful Fate? 
Mercyful Fate. 

Ozzy ou Dio? 
Dio. 

Metallica ou Megadeth? 
Megadeth. 

Metal alemão, americano ou inglês? 
Inglês. 

Seu Big 4 seria composto por quais bandas? 
Iron Maiden, Mercyful Fate, Dio e Judas Priest. 

Um show inesquecível? 
Iron Maiden na Praça da Apoteose (RJ) em 2009. Realizei o sonho de ver "Powerslave" ao vivo. 

Um show que gostaria de ver? 
King Diamond, não vi em 1994 e 1997 por falta de grana. 

Um show que nunca poderá ver? 
Dio. 

Uma música? 
[cantando] "Tell me why I have to be a powerslave...". Obra-prima. Nada a supera. 

Qual gênero musical poderia desaparecer da face da terra? 
Pagode! Desapareça! [risadas] 

Contato: clsmetal@gmail.com

Comentários

  1. Linda coleção. Achei um barato o castelo de discos do Iron Maiden.


    P.S. Há tempos acompanho o blog e claro, vejo muito ser falado da banda Ghost. Ao ver as imagens do Papa Emeritus do satanás rsrsrs, achei que seria uma banda puxada pro Black metal, ou barulheira sei lá. Essas coisas estilo "vesti a fantasia do halloween e montei uma banda que só grita"
    Julguei mal, muito mal, há uns meses ouvi essa banda e foi uma das coisa mais esquisitas que ouvi. "Bão" demais.
    Valeu a indicação.

    ResponderExcluir
  2. "Metallica ou Megadeth?
    Megadeth."

    Gostei desse cara! :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.