20 grandes discos de rock e metal lançados entre 2000 e 2013

É muito comum em algumas rodinhas de amigos surgirem as famosas discussões sobre os melhores discos. Em grande parte dessas listas, os álbuns lançados nas décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990 sempre tomam a frente. Isso é sinal de que estamos diante do declínio do rock e do metal? Não! A última década foi recheada de excelentes discos, em suas mais variadas vertentes. Tentarei expor aqui o que de mais relevante (em minha opinião, é claro!) o período entre 2000 e 2013 nos presenteou. Tem para todos os gostos. Lembrando que existem muitos, mas muitos álbuns excelentes além desses que serão mencionados. Cabe a cada um parar com a preguiça e ir atrás.

Iron Maiden – Brave New World
Lançamento: 29 de maio de 2000

O retorno de Bruce Dickinson e Adrian Smith à banda rendeu um belíssimo disco. Parecia que o Maiden estava de volta aos eixos. Uma capa magistral, cheia de detalhes como outrora e uma banda com vontade de sobra de mostrar que ainda tinha lenha para queimar. Destaques: o single “The Wicker Man”, com um riff certeiro de Adrian Smith, “Ghost of the Navigator” e a faixa-título, que mostraram que o Iron Maiden estava de volta ao topo.

Kreator – Violent Revolution
Lançamento: 25 de setembro de 2001

A banda retornou com um disco totalmente tradicional ao estilo do Kreator após o controverso, porém ótimo, Endorama (1999), com influências diretas do clássico Coma of Souls (1990), inclusive na capa. Riffs certeiros da dupla Mille Petrozza e Sami Yli-Sirnö e a cozinha matadora de Ventor e Christian Giesler rendeu um dos melhores trabalhos da extensa discografia do grupo. Destaques: a abertura destruidora com “Reconquering the Throne”, a faixa-título, “All of the Same Blood (Unity)” e “Replicas of Life” bombardeiam os ouvidos dos fãs com o melhor do metal alemão.

Bruce Springsteen – The Rising
Lançamento: 30 de julho de 2002

Aqui cabe um comentário: o que dizer de um músico com 40 anos de carreira, vinte (isso mesmo!) Grammys e um Oscar? Absolutamente nada. Poucos são os artistas com um currículo invejável desses e uma discografia tão sensacional e rica quanto a de Bruce Springsteen. The Rising é apenas mais uma prova de quanto The Boss é importante para a música. Provavelmente ele seja o maior músico norte-americano em atividade atualmente. Destaques: TODAS (isso mesmo!) as músicas. The Rising pode ser considerado um de seus grandes trabalhos. Belas melodias, letras inteligentes e uma banda de apoio sensacional são uma constante nesse disco.

Lynyrd Skynyrd – Vicious Cycle
Lançamento: 20 de maio de 2003

O maior representante do chamado southern rock tem em Vicious Cycle talvez o maior clássico da era Johnny Van Zant. Todas as melodias de guitarras características da banda estão presentes. É impossível ouvir o disco e a nostalgia da década de 1970 não vir à mente. O Lynyrd soube fazer um álbum com a alma setentista, porém simultaneamente moderno. Destaques: a abertura sensacional com “That's How I Like It” e seu riff espetacular, a maravilhosa balada “Red, White and Blue” e a rocker “The Way” fazem o trabalho figurar entre os grandes da discografia do grupo.

Exodus – Tempo of the Damned
Lançamento: 2 de fevereiro de 2004

Com o falecimento de um dos maiores frontmen do thrash, Paul Baloff, Gary Holt resolveu chamar de volta o carismático vocalista Steve “Zetro” Souza. O resultado? Um dos maiores convites à violência do novo século. Clássico imediato. Riffs matadores de Holt, o fantástico Tom Haunting espancando seu instrumento como se não houvesse amanhã e Zetro soltando a garganta em clássicos como “Scar Spangled Banner”, “War is My Sheppard” e a destruidora “Blacklist” e seu riff esmagador. Pena que pouco tempo após o lançamento, por desentendimentos, Zetro deixou novamente a banda.

Corrosion of Conformity – In the Arms of God
Lançamento: 5 de abril de 2005

O sucessor do mediano America’s Volume Dealer (2000) caiu como uma bomba para os fãs. Provavelmente o disco mais pesado do grupo. Talvez a experiência de Pepper Keenan com o Down fez com que a banda soasse mais pesada. Riffs no melhor estilo Black Sabbath dão a tônica ao massacre stoner do COC. Impossível não balançar a cabeça ao som de “Paranoid Opioid”, “Never Turns to More”, “Stone Breaker” e a faixa-título.

Ratos de Porão – Homem Inimigo do Homem
Lançamento: mais de 2006

A maior banda de crossover/hardcore da América Latina, simples assim. A instituição R.D.P. lançou em 2006 um dos seus principais discos, ao lado dos seminais Brasil (1989), Crucificados Pelo Sistema (1984) e Cada Dia Mais Sujo e Agressivo (1987). Letras cada vez mais ácidas do não menos lendário João Gordo mostram toda a indignação e ódio da sociedade. Sobrou para todos os lados: os recém surgidos emos em “O Equivocado”, o então presidente Lula em “Quem Te Viu ...”, a igreja em “Pedofilia Santa”. Um álbum perfeito para mostrar à nova geração qual o sentido da palavra agressividade.

Cavalera Conspiracy – Inflikted
Lançamento: 24 de março de 2008

Max e Iggor Cavalera novamente juntaram forças e nos brindaram com o melhor do metal/hardcore. Juntamente com o ótimo guitarrista Marc Rizzo, o grupo apresentou onze musicas repletas de riffs certeiros, da sempre precisa, pesada e tribal bateria de Iggor e dos vocais característicos do “vovô” Max. Destaques: “Sanctuary”,”Inflikted” e “Terrorize”. Lembra dos tempos de Beneath the Remains e Schizophrenia? Essa é a sensação ao ouvir o álbum.

AC/DC – Black Ice
Lançamento: 17 de outubro de 2008

Após um hiato de sete anos, uma das maiores bandas da história do rock voltou com um disco de estúdio. Porém, não é um simples trabalho de estúdio, é um puta disco de rock. Nada de tentar reinventar a roda. Simplesmente cinco senhores fazendo o que sempre fizeram de bom - música da mais alta qualidade. O “menino” Angus Young continua soltando riffs simples, mas tão geniais que nos fazem pensar que tocar guitarra é um ato tão simplório quanto calçar um tênis, por exemplo. Ouça a abertura com a fantástica e clássica "Rock ‘n’ Roll Train" e tente ficar parado sem mexer a cabeça, os pés ou até mesmo sem tentar tocar uma “guitarra imaginária”. IMPOSSÍVEL! Rock and roll em sua mais pura essência.

Heaven & Hell – The Devil You Know
Lançamento: 28 de abril de 2009

Sim, o Black Sabbath estava de volta! A formação que gravou os clássicos Heaven and Hell (1980), Mob Rules (1981) e Dehumanizer (1992) estava na ativa novamente. Por motivos contratuais não puderam usar o nome Black Sabbath. Pouco importava, os fãs sabiam quem eles eram. Sabiam também que o disco teria a sempre maravilhosa guitarra do senhor de todos os riffs Tony Iommi, a potente voz do mestre Ronnie James Dio e o baixo derruba paredes do grande Geezer Butler. “Bible Black” se tornou um clássico imediato. Demais destaques: “Atom and Evil”, ”Fear” e “Breaking Into Heaven”. Disco mais que clássico. Infelizmente, pouco tempo depois, Dio nos deixou vitima de um câncer no estômago.

Accept – Blood of the Nations
Lançamento: 20 de agosto de 2010

Depois de alguns shows em festivais europeus, o Accept queria entrar em estúdio novamente, porém seu vocalista, Udo Dirkschneider não quis abandonar a carreira solo e abandonou o barco. O guitarrista Wolf Hoffmann decidiu que iria manter a banda na ativa, recrutou um novo vocalista, Mark Tornillo, e assim lançaram a aula de metal chamada Blood of the Nations. O disco prova a todos que o espírito do Accept é, e sempre será, a dupla Wolf e Peter Baltes. Destaques: “Teutonic Terror”, “Beat the Bastards” e “The Abyss”. Antes do lançamento todos tinham dúvida de como o Accept soaria sem Udo. A resposta foi simples: Udo não faz falta alguma à banda!

Black Spiders – Sons of the North
Lançamento: 7 de fevereiro 2011

Esta banda formada em Sheffield em meados de 2008 pratica um rock cru, sujo e simples, porém muito cativante. O debut deles chamou atenção por faixas como “Stay Down”, “Just Like a Woman” e o primeiro e espetacular single, “Kiss Tried to Kill Me”, com sua letra bem humorada em homenagem ao Kiss. Típico disco para se ouvir com uma bela cerveja gelada em mãos, balançando a cabeça.

Elm Street - Barbed Wire Metal
Lançamento: 8 de abril de 2011

Mais uma espetacular banda vinda da Austrália. Eles praticam aquele heavy metal com fortes influências da década de 1980, desde a capa, com velhos desenhos toscos, até os sons, com títulos que vão de “Heavy Metal Power”, “King of the Kings” e “Metal is the Way”. Porém, nada disso soa datado ou fora de época. Os moleques conseguiram moldar o som da banda com as influências da década de 1980, mantendo com a pegada atual. Impossível não bater cabeça ao som da faixa-título. Altamente recomendado a fãs de Iron Maiden, Judas Priest, Saxon e afins.

Whiskey Myers - Firewater
Lançamento: 26 de abril de 2011

Lembram-se do que disse no começo sobre tem para todos os gostos? Pois é, essa banda de southern rock, juntamente com o também maravilhoso Blackberry Smoke, talvez sejam os maiores responsáveis pelo belo momento que o estilo vive hoje. Firewater é o segundo disco da banda e já pode ser taxado como clássico, tamanha a qualidade das composições e melodias através de suas 12 faixas. Todos aqueles fraseados de guitarra cacarcterísticos do estilo estão aqui. Destaque absoluto para o novo clássico do southern mundial, a bela “Ballad of a Southern Man” e sua belíssima melodia.

Mustasch - Sounds Like Hell, Looks Like Heaven
Lançamento: 1 de fevereiro de 2012

Eis uma de minhas bandas favoritas da nova safra. O Mustasch é um quarteto sueco que pratica um metal cru, direto e muito cativante. A banda é capitaneada pelo guitarrista e vocalista Ralf Gyllenhammar. Sounds Like Hell ... é o sexto disco do grupo, e talvez um dos melhores de toda a sua discografia. Sons como “Speed Metal”, “The Challenger” e “Never Too Late” são os destaques.

Dust Bolt – Violent Demolition
Lançamento: 27 de julho de 2012

Nesta aqui eu tiro meu boné do armário, viro a aba dele para cima, calço meu velho All Star e estou pronto para o mosh. Que arregaço esse disco de estreia do quarteto alemão Dust Bolt. Com fortíssimas influências de Kreator e Sepultura, a banda formada em 2006 tem em seu debut uma pedrada thrash do mais alto nível. As tours de suporte ao Sepultura, Napalm Death e Hyprocrisy não vieram por acaso. Tudo o que o fã de thrash gosta está aqui. Riffs sujos, bateria seca e vocais rasgados fazem desse álbum um clássico instantâneo do estilo na nova era. Aguardando, e muito, pelo sucessor, que está sendo gravado.

Gypsyhawk - Revelry & Resilience
Lançamento: agosto de 2012

Você, meu amigo, gosta de Thin Lizzy? Tenho certeza que sim! Pois bem, os caras do Gypsyhawk também, e muito. Todas aquelas maravilhosas melodias de guitarras eternizadas pela banda do grande Phil Lynott estão aqui. Como é maravilhoso ouvir bandas de rock na nova era eternizarem o som do velho Lizzy. Nada aqui é novo, mas tudo é feito tão perfeitamente e com uma vontade incrível que é impossível não se apaixonar pelo grupo. Revelry & Resilience é o segundo disco dessa banda norte-americana. O grande destaque é o single “Hedgeking”, com um riff inicial muito bacana e guitarras gêmeas ao longo da música. Deixo aqui um desafio: duvido alguém ouvir apenas uma vez esse álbum, é altamente viciante!

Evile - Skull
Lançamento: 27 de maio de 2013

Mais uma pedrada vinda da Terra da Rainha. O Evile é uma banda de thrash metal com fortíssimas influências do Metallica fase pré Black Album. Não seria errado dizer que Skull seria uma espécie continuação do clássico Master of Puppets. Até os timbres de voz de Matt Drake lembram os da lenda James Hetfield. Skull é o quarto disco da banda, que amadureceu absurdamente desde o primeiro, Enter the Grave (2007). Não existe uma música ruim no álbum, é paulada atrás de paulada. Destaque para a abertura do a la “Battery”, intitulada “Underworld”.

Asking Alexandria - From Death to Destiny
Lançamento: 6 de agosto de 2013

Essa molecada vem dando o que falar na Europa. Tocando em praticamente todos os festivais desde ano passado, a banda viu sua popularidade crescer muito após o lançamento do excelente From Death to Destiny. O grupo pratica aquele metal moderno taxado como metalcore. Sou obrigado a dizer que no começo torci um pouco o nariz, mas com o tempo a banda me cativou. Bons riffs de guitarra e uma ótima presença de palco. Obviamente, aqui no Brasil são poucos falados na mídia devido ao preconceito que existe para com o estilo. Deixe isso de lado e procure dar uma chance ao grupo. Você vai se surpreender.  Destaque para o single “Killing You” e seu belo clipe.

Five Finger Death Punch - The Wrong Side of Heaven and the Righteous Side of Hell Volume 1
Lançamento: 30 de julho de 2013

Outra excelente banda que vem fazendo muitos shows nos Estados Unidos e na Europa. Após o lançamento de seus dois últimos álbums, a dobradinha The Wrong Side of Heaven and the Righteous Side of Hell Volume 1 e Volume 2 (ambos chegaram às lojas em 2013), o grupo está atingindo um patamar grande no Velho Mundo e na América. Não à toa chamou a atenção do Metal God Rob Halford, que participou como convidado no primeiro single do Volume 1, “Lift Me Up”. Impossível definir o estilo do 5FDP. A banda faz um metal moderno, com muitos riffs de guitarra e um groove bem interessante. Destaque absoluto para “Lift Me Up” no Volume 1 e “Here to Die” no Volume 2. Altamente cativante.

Ainda estamos no inicio de 2014, porém alguns belos discos já foram lançados pela nova safra: Mustasch (Thank You for the Demon), Behemoth (The Satanist), The Vintage Caravan (Voyage) e Grand Magus (Triumph and Power). Meus destaques dentre esses acima com certeza é o espetacular novo álbum do Behemoth e os moleques do The Vintage Caravan e seu hard 70 maravilhoso. Fiquem de olho nessa banda, vai dar, e muito, que falar ainda.

Esses são apenas alguns exemplos de excelentes lançamentos dos últimos anos. Vale lembrar que nos 3 anos mais recentes já existem centenas de lançamentos em destaque, além de, é claro, novas bandas nos brindando com música de qualidade. Exemplos não faltam: Mastodon, Red Fang, Ghost, Baroness, Hatriot, The Sword, entre outras.

Por Boris Grilo
Especial para a Collectors Room

Comentários

  1. Boa lista, mas com tanta album de bandas thrash não ter nenhum dos últimos albuns do Machine Head, deixa a lista meio fraca... melhor banda da atualidade!!!

    ResponderExcluir
  2. Os discos do Machine Head e do Mastodon já são exaltados aqui, com frequência. Por isso a decisão de focar em outras bandas.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo,

    Faltou apresentar-nos o Boris Grilo, autor da matéria.

    No mais, boa lista, com algumas escolhas inusitadas.

    ResponderExcluir
  4. Cara, te juro que queria gostar de MASTODON, já escutei varias vezes..mais não consegui degeri!

    ResponderExcluir
  5. Acrescentando discos que gostei muito entre 00-13:

    Time to be Free _ andre matos
    Them Crooked Vultures
    o óbivio 13
    Monster, sonic boom do kiss,
    temple of shandows angra
    Toxicit - SOAD
    Finisterra mago de oz
    Fused - Iommi e Gleen
    Todos do chickenfoot e bcc
    Primeiro solo do steven wilson
    synfonia
    The cosmos rock - queen
    todos do megadeth
    vissh acho que tem mais do que eu pensava, melhor parar por aqui tenho que estudar pra prova hj

    ResponderExcluir
  6. Gosto da maioria, só não concordei com o Cavalera Conspiracy (nada mais do que mediano) e do AC/DC (banda que acho superestimada). Concordo com o restante e tenho que ir atrás do que ainda não ouvi (Black Spiders e Elm Street).

    ResponderExcluir
  7. cara não sei pq nunca citam o Skull Fist muito melhor q esse elm street, lançaram dois ótimos discos, se quer mesmo heavy metal dos anos 80 escutem skull fist..vlw

    ResponderExcluir
  8. Jarlisson, opcão do autor citar o Elm Street. E, como ele mesmo deixa claro no texto, existem diversas outras ótimas bandas por aí, é só ir atrás, como é o caso do Skull Fist.

    ResponderExcluir
  9. AC/DC superestimado, sério? Adoro a banda, e acho o Black Ice excelente.

    ResponderExcluir
  10. O Boris é um amigo e colecionador paulista, garimpeiro de bandas, que sempre me dá dicas legais. Estou querendo cooptá-lo para começar a escrever aqui também.

    ResponderExcluir
  11. Uma banda que ninguém lembra e soltou dois trabalhos simplesmente magníficos nos anos 2000-13 é o Black Crowes...estou ouvindo eles direto e afirmo que são verdadeiros clássicos pra quem gosta da mistura de música de raiz americana com o rock e hard que a banda sempre fez...são eles Warpaint e Until the Freeze/Before the Frost...
    bom tem o Lions também...que é mais fraco que estes dois...mas também muito legal

    ResponderExcluir
  12. Interessante a lista, apesar da tendência tradicionalista, que a mim não agrada muito, e de contar com bandas que não passam de legais, como o Gypsyhawk e o 5FDP.

    Homem Inimigo do Homem é meu favorito dos listados e dos poucos que conheço a fundo.

    Mais uma lista, portanto, a conferir, embora não tenha dado tempo pra checar nenhuma rs

    ResponderExcluir
  13. Sim, considero a banda superestimada, tal como o Motörhead.

    Apesar de eu gostar da banda, ão consigo ter a mesma consideração por uma banda que, assumidamente, grava o mesmo álbum desde sempre. É praticamente as mesmas linhas de guitarra, o mesmo cadenciamento da bateria, os mesmos 3 ou 4 riffs repetindo do início ao fim.

    Não sou contra ou acho que a banda deve mudar completamente o seu som em cada álbum, mas eu gosto de bandas que procuram variar um pouco mais na sua sonoridade mesmo que siga o mesmo estilo musical de sempre. Daí pra mim, AC/DC e Motörhead são boas bandas, mas as considero superestimadas, só demonstrando mesmo que muitos acabam querendo sempre "mais do mesmo".

    Em resumo, não consigo ouvir dois álbuns seguidos deles.

    ResponderExcluir
  14. Boris, parabéns pela estréia aqui no excelente Collector's Room!

    Dario Portella

    ResponderExcluir
  15. Eu quero saber quando vou ver WATAIN em listas como essa. Desde 2007 com "Sworn to the Dark" a banda tem lançados álbuns sensacionais, com certeza nada no Black Metal atual chega aos pés dos caras.

    O álbum do ano passado "The Wild Hunt" eu colocaria fácil numa lista de top 10 de melhores de todos os tempos do Black Metal.

    ResponderExcluir
  16. Acho que o Killing Season do Death Angel e o Formation of Damnation do Testament mereciam contemplação na lista.

    ResponderExcluir
  17. Ótima lista, Whiskey Myers é uma banda excelente e tem muito metal recente ai que gostei bastante

    ResponderExcluir
  18. Coincidência: estava lendo a matéria e ouvindo o Dust Bolt aqui no meu trabalho...legal ver um nome mais desconhecido nessa lista, representando o underground, que, na minha opinião, tem produzido coisas muito mais interessantes do que as bandas ou artistas mainstream (Sabbath, AC/DC, Accept, Machine Head etc.) comumente exaltadas em qualquer lista de melhores álbuns, inclusive aqui.

    ResponderExcluir
  19. Guns N' Roses Chinese Democracy
    Red Hot Chili Peppers - Stadium Arcadium
    System of a Down - Hypnotize

    garanto q esses mereçiam estar ai principalmente no lugar de Asking A(lixo)ndria

    ResponderExcluir
  20. A pessoa falar que Chinese Democracy é um grande disco só sendo muito fã. Pera, o nome dele é Iggor Gunner, tá explicado. Gosto muito de Guns( o guns de verdade) mas é impressionante como no Brasil as pessoas simplesmente se recusam a ouvir bandas novas, é só mais do mesmo. Sinto muito mas essa lista ai tem muita coisa que dá de 10 no Chinese Democracy

    ResponderExcluir
  21. Um dos discos que mais me surpreenderam foi "The Night Flight Orchestra" lançado em 2012. É sensacional!

    ResponderExcluir
  22. Them Crooked Vultures;
    Queens Of The Stone Age - Rated R e Songs For The Deaf;
    E, last but not least, Blast Tyrant do Clutch

    Bela lembrança: In The Arms Of God do C.O.C. Album extraordinário. sludge metal da melhor qualidade com linhas de bateria extremente interessantes.

    ResponderExcluir
  23. Quanta banda ruim! aff......ouçam Acyl, Deatheaven, Krisiun, Walking the Cadáver, Cannibal Corpse.....tem gente que falou até em Gun's Roses, aff!

    ResponderExcluir
  24. Faltou shogun (trivium),blackning (machine head), crack the sky (mastodon), the link (gojira), city of evil (avenged sevenfold), stadium arcadium (red hot chili peppers),American idiot (green day), this is it( the strokes),

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.