Apanhado death/thrash/black de janeiro

Aquele tradicional resumo com o que rolou de mais interessante nos subterrâneos do heavy metal nos últimos 30 dias. Notícias, vídeos e músicas novas, às vezes já com um certo cheiro de mofo, mas que não poderiam jamais passar em branco por aqui. Confira!

Agalloch

John Haughm trouxe boas notícias aos fãs do Agalloch ao dar valiosos detalhes sobre o aguardado novo álbum da banda. O guitarrista/vocalista revelou o nome e a data de lançamento do trabalho: The Serpent & The Sphere, a ser lançado em 13 de maio.

Quinto álbum de estúdio do Agalloch, The Serpent & The Sphere será o sucessor de Marrow of the Spirit (2010). As gravações já foram concluídas e os disco sairá pela Profound Lore Records. Uma nova foto da banda também foi divulgada - veja acima.

Metal Alliance Tour

O Metal Alliance Tour, festival itinerante norte-americano, anunciou seu cast para 2014. Após uma edição totalmente voltada para o thrash metal em 2013, dessa vez a predominância é de bandas ligadas ao black metal. O Behemoth será a atração principal. Goatwhore e 1349 serão co-headliners do line-up que ainda terá Inquisition, dono de um dos melhores discos do gênero no ano passado - Obscure Verses for the Multiverse -, e Black Crown Initiate.

Nas três edições anteriores, o Metal Alliance Tour contou com nomes de peso como Anthrax, Exodus, Municipal Waste e High On Fire, em 2013, DevilDriver e Dying Fetus, em 2012, e Helmet, Saint Vitus, Crowbar Kylesa e Red Fang, em 2011.

Kampfar

Djevelmakt, sexto álbum de estúdio dos veteranos noruegueses do Kampfar e lançado no fim de janeiro, já está disponível para streaming na íntegra. Também foi divulgado o lyric video para "Swarm Norvegicus", quarta faixa do trabalho. Confira a seguir.

Demonical

Os suecos do Demonical divulgaram o clipe de "An Endless Celebration", faixa presente no ótimo Darkness Unbound (2013), mais recente trabalho da banda. O vídeo foi gravado em Bucareste, na Romênia, durante uma turnê do ano passado.

Aeon

O Aeon anunciou Ronnie Björnström como novo guitarrista. Ronnie entra na banda para substituir Daniel Dlimi, que havia se desligado em outubro de 2013 alegando cansaço da rotina de gravações e turnês. O último disco dos suecos foi Aeons Black (2012).

Prostitute Disfigurement

O Prostitute Disfigurement lançou agora no início de fevereiro From Crotch to Crown, seu novo álbum de estúdio. Antes porém, os holandeses haviam disponibilizado o lyric video para "Crowned in Entrails", um dos carros-chefe do trabalho. Ouça!

Nocturnal Breed

Os noruegueses do Nocturnal Breed apresentaram mais uma música que estará presente em Napalm Nigths, disco novo - o quinto de estúdio - da banda e que será lançado em março: "Speedkrieg", que já está disponível para streaming.

Massacre

Um das lendas do death metal da Flórida, o Massacre ressurgiu das cinzas e vai lançar um novo álbum. O retorno já havia sido oficializado, mas ainda restavam detalhes sobre o trabalho. Não faltam mais. O disco se chamará Back From Beyond - em clara alusão ao clássico From Beyond (1991) - e sairá em 24 de março, na Europa, e em 1 de abril, na América do Norte.

Back From Beyond foi gravado sob a batuta de Tim Vazquez em Altamonte Springs. A capa foi desenvolvida por Toshihiro Egawa (Krisiun, Devourment etc). Reformulado, o Massacre conta só com Rick Rozz (guitarra) e Terry Butler (baixo) da formação original. A grande ausência fica por conta do vocalista Kam Lee, que não está envolvido na reunião.

Veja o track list:

1 As We Wait To Die
2 Ascension Of The Deceased
3 Hunter's Blood
4 Darkness Fell
5 False Revelation
6 Succumb To Rapture
7 Remnants Of Hatred
8 Shield Of The Son
9 The Evil Within
10 Sands Of Time
11 Beast Of Vengeance
12 Back From Beyond
13 Honor The Fallen

Vampire

Um dos lançamentos mais aguardados na seara death/thrash neste início de ano, o auto-intitulado disco de estreia do Vampire sairá no dia 3 de março via Century Media. Até lá, é possível ir matando um pouco da curiosidade em relação ao som dos suecos com a primeira música a ser disponibilizada: "Howl From The Coffin". Ouça aqui!

At the Gates

Precursor do que se acostumou a chamar de Gothenburg Sound, o At the Gates anunciou para 2014 um novo álbum de estúdio. O trabalho ainda não tem data para sair, mas deve se chamar At War With Reality e chega para, após várias reuniões apenas em apresentações ao vivo, encerrar o hiato que já dura 19 anos desde o último registro: Slaughter of the Soul (1995).

Lost Soul

Quem também anunciou planos para um novo trabalho são os poloneses do Lost Soul. Atlantis - The New Beginning, que será o quinto disco da banda, inclusive já está processo final de mixagem, mas ainda não tem data exata para lançamento.

Lay Down Rotten

Os alemães do Lay Down Rotten disponibilizaram o streaming para "Deathspell Catharsis", que está presente no disco homônimo lançado pela banda em janeiro.

Astrophobos

Black metal da Noruega na área com o novato Astrophobos, que disponibilizou o streaming para a faixa "Malevolent Firmament", presente em seu álbum de estreia, Remnants of Forgotten Horrors, recém-saído do forno.

Lost Society

Diretamente da Finlândia, os thrashers do Lost Society lançam em abril Terror Hungry, segundo álbum da banda. A capa já foi divulgada, e o play contará com um total de 13 faixas.

1 Spurgatory
2 Game Over
3 Attaxic
4 Lethal Pleasure
5 Terror Hungry
6 Snowroad Blowout
7 Tyrant Takeover
8 Overdosed Brain
9 Thrashed Reality
10 F.F.E.
11 Brewtal Awakening
12 Mosh It Up
13 Wasted After Midnight

Aborted

Os belgas veteranos do Aborted estão em estúdio para gravar The Necrotic Manifesto, oitavo full lenght da banda. Todo o processo está sendo feito na Dinamarca, sob produção de Jacob Hansen (Volbeat, Heaven Shall Burn, Mercenary). Ainda não há previsão de lançamento.

Por Guilherme Gonçalves

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o disco do Kampfar. Alia melodia a uma sonoridade black-metal mais tradicional sem partir para a via sinfônica. Os clássicos dos anos 1990 devem sempre ser levados em consideração, mas penso que algumas bandas de BM têm acertado ao dedicar mais atenção à produção de seus trabalhos, já que isso não necessariamente afeta a agressividade do estilo.

    ResponderExcluir
  4. Curto bastante essa seção! Obrigado pelo ótimo trabalho, Guilherme.

    ResponderExcluir
  5. Me interessei por essa banda Vampire ! No aguardo.

    ResponderExcluir
  6. Também acho o Kampfar muito bacana, L. Esse disco novo ficou ótimo. Tenho ouvido bastante. Em breve deve rolar uma resenha por aqui...

    Continue acompanhando!

    ResponderExcluir
  7. Valeu, Paulo! Bom saber. Agradeço pelo feedback!

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. O Vampire promete, Thiago M. Também estou ansioso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.