Entrevista com o colecionador Leandro Moura


Comece se apresentando para os leitores do Collector's Room! 
Meu nome é Leandro Moura, tenho 30 anos e moro no Rio de Janeiro. Sou designer 2D e 3D, fotógrafo e presto serviços na área de informática. Canto num projeto musical com uns amigos e sou do tipo que quando conhece e gosta de algo, procura se aprofundar. Não sou quadradão, mente fechada que só ouve um estilo de música. Estou sempre aberto a novas coisas e sou sarcástico quando preciso. [risos] 

Conta para a gente quando o rock começou a fazer parte da sua vida. 
Meu pai sempre curtiu rock e me colocava para escutar seus discos do Van Halen e do Europe quando eu era pequeno. Alguns deles arranharam naturalmente de tanto que ouvia! [risos] 

Qual foi o seu primeiro disco? Lembra de quando comprou/ganhou? 
Meu primeiro LP foi a coletânea Bon Jovi in Brazil, ganhei de presente da minha mãe em 1990. Vi o anúncio do show deles na TV e fiquei louco para ir, mas eu tinha apenas sete anos (!!!) [risos] Minha mãe compensou me dando o LP de presente. Eu não fazia ideia, mas o disco era recheado de hits da banda, além de uma versão rara de "Wanted Dead Or Alive". Fiquei ouvindo por vários e vários dias! O primeiro disco que eu comprei com o meu próprio dinheiro foi o debut do Skid Row, na antiga Toc Discos, isso em 1998! Na ocasião, comprei também o Live After Death do Iron Maiden. 

Entre o Bon Jovi e o Skid Row se passaram oito anos. Como você se manteve ligado no rock durante esse tempo? 
Foi difícil, pois os meus poucos amigos na época não curtiam quase nada de rock. A TV só exibia bandas maiores como Guns N' Roses e U2, e você tinha que esperar uma hora até que o locutor da rádio dissesse o nome daquela música que havia tocado e você tinha adorado. Quando comecei a frequentar o Garage fui descobrindo o que era o rock de verdade pegando CDs emprestados com os meus novos amigos. 


Qual o tamanho da sua coleção atualmente? 
Tenho cerca de 1300 itens entre CDs e LPs.

Quais estilos predominam na sua coleção? 
Hard Rock, AOR, Heavy Metal, Pop Rock e Eurodance. 

De quais bandas você possui mais itens? 
Acredito que seja do Scorpions. Possuo todos os discos em vinil, com exceção do primeiro. Também possuo muita coisa do Saxon, além de discografias completas de bandas como Bad English, Rainbow, Van Halen e W.A.S.P.


Como você organiza a sua coleção? 
Tenho todos os meus itens catalogados com indicação de onde encontrar cada um na estante. Na estante, deixo em ordem alfabética por artista/banda e os álbuns em ordem cronológica de lançamento. 

Quais os itens mais raros da sua coleção? 
Possuo discos de Hard Rock e AOR importados e fora de catálogo que são daqueles que você só encontra uma vez na vida e outra na morte! [risos] Coisas como Blue Blud, Fate e Lion, por exemplo.


Como colecionador, você possui alguma mania? 
Tenho um certo ciúme das minhas coisas. Não era nada tão absurdo até um filho da puta ter sumido com o meu CD Brave New World do Iron Maiden anos atrás. Hoje em dia não empresto mais nada! 

A sua banda favorita é o Warlock. Você se lembra de quando a ouviu pela primeira vez? 
Ouvi pela primeira vez em 2002, no carro de um amigo. Estávamos indo a um show do Nightwish quando ele colocou o K7 do Hellbound. Pirei no som, achei a voz da Doro Pesch foda demais!


Anos depois você conheceria a Doro pessoalmente. Qual foi a sensação de estar diante dela? 
Foi um dos melhores momentos da minha vida! Eu não sabia se tocava nela, se abraçava ela. Levei flores para ela, ela ficou mega agradecida! Não levei nenhum item para autografar, pois na época eu ainda não havia conseguido nenhum disco solo dela ou do Warlock. Hoje em dia, só faltam Burning the Witches e Force Majeure para completar a coleção! 

Quais discos você não vê a hora de encontrar para comprar? 
On Target do Bangalore Choir, os dois primeiros do Danger Danger, Beyond the Pale e Heart Like a Gun da Fiona... Existem outros, mas esses são o top da lista. 

Onde você costuma comprar os seus discos?
Dou preferência a lojas físicas como Hard N Heavy e Headbanger, mas também compro muitos discos na mão de amigos. 

Qual disco seu custou mais caro? E mais barato? 
Paguei 100 pratas no primeirão do Helix. E já paguei 1 real num disco do Skid Row! [risos]


Qual foi o último disco que você comprou? 
Vinil foi o Solid Ball of Rock do Saxon. CD foi o primeiro do Steelheart. 

Queria que você falasse um pouco sobre o seu gosto pelo Eurodance. 
Gostei do estilo desde a primeira metade dos anos 1990, quando a moda estourou por aqui. Sempre gostei de street dance... aquela coisa sem igual, como se fosse o freestyle dos anos 1980 com uma pegada mais rápida... achava irado o jeito que a galera dançava e cheguei a dançar street dance durante um tempo. Hoje em dia, não danço tanto, mas nada que um óleo nas engrenagens não resolva! [risos]


Quais são os seus 10 discos favoritos? 
Icon - S/T Icon - Night of the Crime 
Blue Blud - The Big Noise 
Phenomena - Phenomena II: Dream Runner 
Boston - Third Stage 
Warlock - Hellbound 
Warlock - Triumph and Agony 
KISS - Asylum 
MSG - Perfect Timing 
Lion - Dangerous Attraction


Qual música te define? 
"Never Surrender", do Lion, pois nunca me rendo e sempre me fortaleço diante dos problemas. 

Que conselho você daria para quem pretende começar ou está começando a colecionar discos? 
Comece pelo básico, e só depois vá atrás dos artistas e bandas mais desconhecidos. Ame seus discos como se fossem seus filhos; cuide com carinho, lembre-se de o quanto você batalhou para conquistá-los e nunca se sinta mal por não ter podido comprar algo... isto não é o fim do mundo e você sempre terá uma nova chance. NEVER SURRENDER!!!! 

Contato: wolf.leandro@gmail.com

Comentários

  1. Gostei. Gosto muito das pessoas que colecionam por estilo e não só por bandas. Obviamente os colecionares de bandas merecem respeito, mas tb é legal abordar a galera que coleciona por estilo. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. achei essa coleção bem fraquinha...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.