The Vintage Caravan: crítica de Voyage (2014)

O Vintage Caravan é um trio islandês formado por Óskar Logi (vocal e guitarra), Alex Örn (baixo) e Guojón Reynisson (bateria). Na estrada desde 2006, o grupo começou a se destacar efetivamente em 2009, porém foi apenas dois anos mais tarde que lançou o seu disco de estreia, auto-intitulado. O segundo, Voyage, saiu em 2012 somente na Islândia e em alguns países vizinhos, chamando a atenção da gigante Nuclear Blast, que contratou os garotos - sim, são todos bastante novos, entrando na casa dos vinte e poucos anos - e relançou Voyage com as mesmas músicas, porém com outra capa, para todo o mundo no início de 2014.

A música, como o nome do grupo já antecipa, é carregada de influências do hard rock clássico produzido durante a década de 1970. Porém, ao contrário das dezenas de bandas que acreditam que basta olhar para trás e requentar o que foi feito antes, o Vintage Caravan demonstra personalidade e originalidade - sim, é possível executar classic rock sendo original: basta ter talento.

Voyage é um álbum prazeroso de ouvir, com composições de fácil assimilação, riffs ganchudos e refrãos grudentos. O timbre de voz de Óskar Logi é bastante agradável e sua guitarra dispara, além de riifs bem construídos, solos que sempre reservam boas surpresas para o ouvinte. Uma das características mais marcantes do trio é a cozinha, que se destaca desde o início. Alex Öm é um baixista inventivo, que não se prende apenas em criar os grooves para seu guitarrista voar alto, mas também se permite solar e levar o seu instrumentos pelas mais variadas direções. Já Reynisson é um baterista seguro, que mantém as coisas nos trilhos para seus companheiros de cordas romperem com tudo. A mixagem ressalta ainda mais essas qualidades, e, sabendo que o baixo é um dos grandes trunfos do grupo, coloca o instrumento bem na cara do ouvinte.

De modo geral, o que ouvimos em Voyage é um hard rock vigoroso que em algumas passagens trilha caminhos paralelos aos dos suecos do Kamchatka, temperado por momentos onde a banda se arrisca por trechos mais viajantes - como em “Winterland” e “The King’s Voyage”, por exemplo. O feeling do grupo fica evidente em “Expand Your Mind”, uma composição certeira que mais se assemelha a uma jam selvagem, e na bela “Do You Remember”, balada que gruda de imediato. Outros destaques são “Midnight Meditation” e “Craving”, mas a verdade é que todas as faixas tem as suas qualidades.

Antes que alguém diga que outras bandas já gravaram discos melhores que Voyage nessa seara do hard clássico tão em voga nos últimos anos, é preciso lembrar que o disco foi concebido em 2012, mesmo ano em que dois dos mais celebrados nomes desta cena, Rival Sons e Graveyard, lançaram trabalhos aclamados - Head Down e Lights Out, respectivamente. O delay temporal certamente conta contra o Vintage Caravan, que pode receber dos mais desavisados a pecha de banda aproveitadora de uma cena da qual está presente desde os primórdios.

Com uma música interessante e de inegável personalidade, o Vintage Caravan é um destaque óbvio quando o assunto é o revival do hard rock clássico. Voyage é um disco sólido e que demonstra a vivacidade e a inspiração deste trio islandês, que chegou literalmente chutando a porta.

Nota 8

Faixas:
1 Craving
2 Let Me Be
3 Do You Remember
4 Expand Your Mind
5 M.A.R.S.W.A.T.T.
6 Cocaine Sally
7 Winterland
8 Midnight Meditation
9 The King’s Voyage

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Conhecia duas músicas desse disco. Achei legal, o disco está na lista pra baixar, mas, na verdade, não me chamou tanto a atenção.

    ResponderExcluir
  2. Sabia que veria essa banda por aqui. Acabei vendo meio sem querer o clipe de Expand Your Mind e achei divertido. Nada muito novo, mas de boa qualidade.

    Agora, legal, não sabia que o disco tinha sido lançado antes (pesquisei aqui e vi que tem uma música excluída da versão 2014, Know Your Place, que saiu para dar lugar a Expand Your Mind) e muito menos do debut auto-intitulado. Esse último, procurei e não achei nada!

    ResponderExcluir
  3. Cara gostei muito desse álbum, pretendo comprar o físico em breve. E como disse na matéria tem aquela pegada de Graveyard que pra mim é uma das melhores bandas atualmente do gênero.
    Nota 9.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a banda e gostei muito. Hard Rock de primeira! Valeu pela postagem. É por isso que sempre passo por aqui, sempre tem coisa nova e de boa qualidade.

    ResponderExcluir
  5. Alguém sebe onde posso encontrar as letras das músicas?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.