10 coisas que os fãs não entendem


- Músicos nem sempre são amigos. Mas não há problema nisso. Uma banda é uma empresa. Há interesses em jogo. Não se surpreenda ao descobrir que os caras nem se falam. Na verdade, eles nem precisam. É como um time. Ninguém precisa se amar, basta um passar a bola pro outro. Sei que isso mata aquela ilusão, mas é a verdade. E fica melhor aceitando. Você sofre menos.

- Salvo raras exceções, aquela banda que você tanto gosta só não se reúne pelo simples fato que não vai ganhar tanto dinheiro nem reunir tanto público quanto alguns imaginam. O ódio e as mágoas do passado não são tão importantes assim diante de um cheque polpudo e uma multidão.
- Tem também aquela banda que você adora e nunca vem para cá. Com exceção do Pink Floyd (que já foi pro saco), isso só aconteceu porque ela não tem tanto público quanto você acha por aqui. Vide o Def Leppard, que tocou para 250 pessoas no Rio e teve data em São Paulo cancelada por baixa venda de ingressos.
- Frases como “os fãs da banda querem isso”, “vocês estão desrespeitando seus fãs ao não fazerem aquilo” sempre são FALSAS! Não use sua opinião pessoal como se estivesse representando milhões de admiradores de um grupo. Cada um pensa de uma maneira.
- Nem sempre uma banda muda de estilo por propósitos comerciais. Às vezes, seria bem mais fácil ficar com o som do passado e manter o sucesso daquela forma. Mas eles preferem arriscar, o que é louvável. Se melhorou ou piorou, aí já é uma questão de avaliação pessoal.
- Os festivais brasileiros não possuem aquele formato dos europeus porque seria muito mais caro fazer algo do tipo aqui. Basta ver o que aconteceu quando tentaram. Lá, há uma rota de países, que facilita o deslocamento por vias terrestres, possibilitando com que cada local tenha o seu evento em um final de semana diferente. Para isso acontecer por aqui, teríamos que organizar algo semelhante – e depender da boa vontade das bandas dos outros continentes em ficar dois meses longe de casa sem intervalos.
- Quando duas bandas brigam ou possuem rivalidade, você não precisa tomar partido de um dos lados. Continue gostando de ambas. Deixe que eles briguem, isso não o impede de apreciar a obra de ambas. E no mais, você não ganha nada ao escolher um lado.
- Não tem problema o seu músico preferido não ser o melhor tecnicamente. Continue o exaltando. Se técnica fosse o mais importante, John Petrucci seria melhor que Johnny Ramone. E você sabe que não é. O culhão é o mais importante. Junto com a criatividade, é claro. Fazer mais com menos sempre é louvável.
- Os fãs podem ficar bravos à vontade quando uma banda atinge grandes públicos e deixa de ser o seu segredinho pessoal. Mas esse é o objetivo de qualquer uma delas. Quanto mais gente, melhor. Se eles não quisessem divulgar para ninguém, ficariam no porão de casa. Seria altamente true.
- As provocações e ironias fazem parte do processo. Como nesta lista. Se você ficou bravo com algo que escrevemos, está fazendo papel de bobo. Exatamente como queríamos.
Por João Renato Alves, da Van do Halen

Comentários

  1. Eu incluiria mais uma: Aquela banda que você acompanha desde que postou um vídeo com o ensaio na garagem no YouTube (ou desde que lançou a demo tape, para ficar numa prática de quando comecei a ouvir rock) não se tornou "comercial" nem se vendeu só porque o som deles está no MP3 player de todos os seus amigos.

    ResponderExcluir
  2. "Os fãs podem ficar bravos à vontade quando uma banda atinge grandes públicos e deixa de ser o seu segredinho pessoal. Mas esse é o objetivo de qualquer uma delas. Quanto mais gente, melhor. Se eles não quisessem divulgar para ninguém, ficariam no porão de casa. Seria altamente true."

    Pois é, nunca entendi isso. "ain, minha banda preferida agora é modinha"; foda-se! Queria eu que todo mundo ouvisse A Sound of Thunder, Slough Feg, Cirith Ungol, etc.

    ResponderExcluir
  3. Bem idiota colocar seu pensamento pessoal como se fosse algo geral, que todos deveriam concordar. E na MINHA OPINIÃO, e ao contrário de você, não suponho que achem o mesmo, John Petrucci é muito melhor que Johnny Ramone, tanto tecnicamente quanto como compositor.

    ResponderExcluir
  4. É bem por aí mesmo.

    E gostei da parte do Johnny Ramone, acho que muitos vão ficar ofendidos com essa parte e vão confirmar, sem querer, algumas verdades ditas no texto.

    Diego - Floripa/SC

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Hahaha, a parte do Petrucci é só pra provocar (como atesta o próprio texto). Tanto é que escolheram a dedo (e muito bem, por sinal!!!): ou vc acha que escolheram comparar o Petrucci com o pior guitarrista famoso possível gratuitamente? hehehehe
    Aliás, alguém sabe me informar pq o rock é o único estilo que existe um problema com alta técnica? Tipo, vc vê um fã de Jazz dizer "ah, esse John Coltrane é muito firulento e exagerado. Muita técnica, pouco feeling. Prefiro o Kenny G"? Ou um fã de Blues reclamar do exagero da técnica do BB King ou Clapton? kkkkkk

    Ah, e a segunda é meio nada a ver. Várias e várias bandas extremamente rentáveis, poderiam ganhar fortunas (ainda maiores) se reunindo ou tocando com o line up clássico, mas ou estão paradas ou estão com formações que passam anos-luz da preferência do público.

    O texto é interessante e bom para sempre nos lembrar de como as coisas são. Só acho que, embora seja saudável não viver no mundo da fantasia, ainda tento distanciar, nem que um pouquinho, as bandas de uma simples empresa (por mais que elas sejam isso mesmo). Afinal de contas, do contrário, o que estamos fazendo aqui? Eu não gosto de empresas, muito pelo contrário. Uma pitada de ilusão, nesse caso, cai bem

    ResponderExcluir
  7. Mais um texto que defende o politicamente correto e a assepsia total nas opiniões. O legal da música, esporte, arte é a discussão e a rivalidade. Perder uma tarde discutindo quem é o melhor. Óbvio que sem partir pra agressão. Segundo o texto o bom é ser o mais chapa branca possível, gostar de tudo e amar a todos rsrs

    ResponderExcluir
  8. "O legal da música, esporte, arte é a discussão e a rivalidade. Perder uma tarde discutindo quem é o melhor."

    Sério? Pois eu toda vez que estou no meio de coisas como Metallica vs Megadeth, tenho vontade de atirar na cabeça de todos os outros envolvidos kkkkk.

    ResponderExcluir
  9. Legal o post. Concordando ou não com as premissas, a ideia do texto é bem interessante e serve para reflexão.

    ResponderExcluir
  10. "- Salvo raras exceções, aquela banda que você tanto gosta só não se reúne pelo simples fato que não vai ganhar tanto dinheiro nem reunir tanto público quanto alguns imaginam. O ódio e as mágoas do passado não são tão importantes assim diante de um cheque polpudo e uma multidão."

    Sepultura, é você, meu filho? hahahahahaha

    ResponderExcluir
  11. "John Petrucci seria melhor que Johnny Ramone. E você sabe que não é."

    Não poderia concordade mais.

    ResponderExcluir
  12. Excelentes colocações. Como era de se esperar, sempre há quem leia e não entenda: Petrucci toca muito mas é um porre, mas isso não vem ao caso. O importante é: Johnny Ramone é frequentemente citado como influência por N guitarristas, o que fala por si só.
    No mais, como diz Regis Tadeu, todo fâ é um idiota.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.