Apanhado death/thrash/black de fevereiro


Voltando do carnaval? Nada melhor do que limpar o tímpano com novas músicas, notícias e vídeos que talvez tenham passando batido no curto mês de fevereiro. A seguir, um apanhado com coisas interessantes que pintaram nos últimos 28 dias no universo subterrâneo do metal.


Começando com o Mayhem e seu despertar de um longo inverno nuclear...

Mayhem

O Mayhem pegou muita gente de surpresa ao anunciar para maio um novo álbum de estúdio. Não bastasse a notícia em si, a lendária banda norueguesa agiu rápido e divulgou de imediato o lyric video de "Psywar", primeira música inédita em sete anos.

O single Psywar será lançado apenas em abril e, além da interessante faixa homônima, que pode ser conferida abaixo, trará também outra canção nova, "From Beyond the Event Horizon", até o momento ainda não revelada, assim como o título do full lenght, que segue sob mistério e será o sucessor do já longínquo Ordo ad Chao (2007).

Assim que foi colocado à disposição para pré-venda no site da Season of Mist, Psywar disparou como item mais vendido da gravadora sem sequer estar lançado. E se mantém assim já há algumas semanas. O Mayhem atual é formado por Necrobutcher (baixista e um dos fundadores), Hellhammer (bateria), Attila Csihar (vocal) e Teloch (guitarrista).


Autopsy

Quem também surpreendeu ao anunciar novo trabalho foi o Autopsy. Não por encerrar um longo hiato, como o Mayhem, mas por ter acabado de lançar The Headless Ritual (2013). 

O sucessor se chamará Tourniquets, Hacksaws & Graves e sairá no dia 29 de abril via Peaceville Records. As gravações, realizadas no Fantasy Studios, tiveram produção de Adam Munoz e já foram concluídas. Será o sétimo disco de estúdio nos norte-americanos, donos de dois clássicos absolutos do metal da morte: Severed Survival (1989) e Mental Funeral (1991).


Emperor

Em 2014, o aclamado In the Nightside Eclipse (1994) completa vinte anos. Motivo mais do que suficiente para 3/4 da formação que gravou o álbum se reunir e tocá-lo na íntegra.

Ihsahn, Samoth e Faust já reativaram o Emperor, que fará shows e participará de grandes festivais, como Wacken, Sweden Rock, Bloodstock, dentre outros, tocando cada uma das nove músicas presentes em In the Nighrside Eclipse. Dos integrantes que o gravaram, somente Tchort, atualmente no Carpathian Forest e no Green Carnation, não participará.

A primeira foto oficial da reunião pode ser conferida acima.

Vampire

Prestes a lançar seu homônimo disco de estreia, o Vampire disponibiliou para streaming mais duas faixas do trabalho: "Under the Grudge" e "The Fen". Confira!


Enthroned

O Enthroned anunciou para abril o lançamento de Sovereigns, décimo álbum de estúdio da banda. Detalhes como arte da capa e tracklist já foram revelados. Além disso, os belgas também já disponibilizaram uma das novas músicas: "Of Feathers and Flames". Ouça aqui!

1 Anteloquium
2 Sine Qua Non
3 Of Feathers and Flames
4 Lamp of Invisible Lights
5 Of Shrines and Sovereigns
6 The Edge of Agony
7 Divine Coagulation
8 Baal al-Maut
9 Nerxiarxin Mahathallah

Ressonância Mórfica

Os goianos/manauaras do Ressonância Mórfica lançaram um vídeo que capta a execução de duas músicas: "Teratismo" e "Dergo Death Grind". Ambas devem figurar no próximo trabalho da banda, ainda em processo de gravação e cujo título não foi divulgado.


Infamous Glory

Com 15 anos de estrada e de death metal nas costas, os paulistanos do Infamous Glory acabam de lançar o que se tornou o primeiro videoclipe da banda. Para tanto, a música escolhida para foi "Nihilist Despair", presente no álbum Bloodfeast (2013). Assista aqui!

Nocturnal Breed

Mais uma música nova do Nocturnal Breed na área: "Cursed Beyond Recognition", que estará presente no tracklist de Napalm Nights, disco novo dos noruegueses e com lançamento prevista agora para março. Um épico black/thrash metal!


Massacre

O remodelado Massacre disponibilizou para streaming a música "As We Wait to Die", responsável por abrir Back From Beyond, álbum que marca o retorno da banda. Será o primeiro full lenght dos norte-americanos em 18 anos. O novo disco teve produção de Tim Vazquez, já está concluído e sai agora na virada de março para abril.


Brutal Truth

Uma das lendas do death/grindcore americano, o Brutal Truth lançou clipe para a música "The Stroy", presente em The Axiom of Post Inhumanity (2013), split com o Bastard Noise.


Test

"Direção/Desastre", música nova do Test, ganhou vídeo. A propósito, muito bem construído perante a concepção do som da banda. A canção deve pintar no próximo trabalho do duo paulistano, formado por João Kombi (guitarra/vocal) e Barata (bateria). Confira aqui!

Aborted

Os belgas do Aborted finalizaram as gravações de The Necrotic Manifesto, oitavo álbum da banda. Mais detalhes do novo trabalho também foram divulgados, como a arte da capa (veja acima) e o tracklist, composto por 14 faixas. O lançamento será no final de abril.

1 Six Feet Of Foreplay
2 The Extirpation Agenda
3 Necrotic Manifesto
4 An Enumeration Of Cadavers
5 Your Entitlement Means Nothing
6 The Davidian Deceit
7 Coffin Upon Coffin
8 Chronicles Of Detruncation
9 Sade & Libertine Lunacy
10 Die Verzweiflung
11 Excremental Veracity
12 Purity Of Perversion
13 Of Dead Skin & Decay
14 Cenobites

Pyrrhon

Para amantes do death metal complexo e intrincado de nomes como Gorguts, Portal e Ulcerate, o Pyrrhon parece uma boa pedida. A banda lança na virada de março para abril o segundo álbum de estúdio, que se chamará The Mother Of Virtues. Serão nove faixas no tracklist, sendo que "Balkanized" já está disponível para streaming - ouça!

1 The Oracle of Nassau
2 White Flag
3 Sleeper Agent
4 Balkanized
5 Eternity in a Breath
6 Implant Fever
7 Invisible Injury
8 The Parasite in Winter
9 The Mother of Virtues


Lost Society

Em abril, os garotos do Lost Society lançam Terror Hungry, segundo álbum da ainda curta carreira. Um aperitivo já foi disponibilizado: "Lethal Pleasure".


Hirax

Immortal Legacy, recém-lançado álbum do Hirax, já está disponível na íntegra para streaming. Confira o novo trabalho da lenda Katon de Pena e cia aqui!

Por Guilherme Gonçalves

Comentários

  1. Quem tá de volta e lançou um puta disco em janeiro foi o NAUSEA, do Oscar Garcia. O nome do álbum é Condemned to the system. Eles inclusive vão fazer algumas datas com o Carcass.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito desta seção. Sempre ótimas bandas de metal extremo.

    ResponderExcluir
  3. Essa seção é um perfeito cardápio para quem busca novidades e não tem tempo de ficar indo em vários sites, por isso acho que ela poderia ser ampliada para outros estilos, como o classic rock e o blues. Tem saido ótimos discos, caras como Aidan Martin https://www.facebook.com/pages/Aidan-Martin/106836732742046 e Jared James Nichols https://www.facebook.com/Jaredjamesnichols são um exemplo desse montante. Fica o pedido, e agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Francisco e o Alysson...

    Esses apanhados do mês são ótimos.

    Mais bandas q nunca ouvi na vida!

    Pois é, nesse ano foram lançados 2 álbuns ótimos de Thrash:

    Suicidal Angels (Divide and Conquer) e,
    Legion Of The Damned (Ravenous Plague).

    E, graças ao Collectors, estou curtindo muito os álbuns do Alcest, Culted e Indian.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Francisco, Alysson e João!

    Além de saciar nosso próprio gosto pessoal pesquisando sobre o que tem sido lançado por aí, esse retorno de vocês é o que deixa tudo mais gratificante!

    A propósito, essa ideia de ampliar o 'apanhado' é muito boa! Mas, como penso que tem que ser algo regular, sem falta, ainda não posso assumir essa responsabilidade. A correria do dia a dia no início do mês não deixa.

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. É verdade, Paulo!

    O Nausea conseguiu voltar com um disco legal mesmo depois de tanto tempo.

    Ainda que de forma indireta, saiu coisa a respeito dele aqui na Collector's, já que foi eleito pelo About.com/heavymetal um dos cinco melhores de janeiro...

    Veja o que eles falaram!

    http://www.collectorsroom.com.br/2014/02/os-cinco-melhores-discos-de-heavy-metal.html

    ResponderExcluir
  7. Valeu, Guilherme!
    O disco do Nausea é tão bom que não resisti e mandei vir mesmo importado.
    Abraço e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Duvida, na foto da matéria tem os caras do Cannibal Corpse e do Deicide mas quem é o do meio de boné e que esta dando dedo?

    ResponderExcluir
  9. Duvida, na foto da matéria tem os caras do Cannibal Corpse e do Deicide mas quem é o do meio de boné e que esta dando dedo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.