Galeria de fotos: Sixto Rodríguez - O renascer

Na década de 90, fãs sul-africanos maníacos pela obra de Sixto Rodríguez conseguiram o improvável: confirmar que o singer-songwriter marginal de Detroit não havia cometido suicídio, como até então se pensava, bem como promover um revival do culto. Com a globalização e o advento da internet, ficou mais fácil investigar quem era esse total desconhecido na América, mas que na África do Sul havia vendido cerca de 500 mil discos - estimativa de selos locais. Ficou mais fácil popularizar informações a respeito do andarilho errante.

Tal redescoberta possibilitou o show que originou o ao vivo Live Fact, gravado na África do Sul em 1998. Aos poucos, mais pessoas passaram a ter acesso à obra de Rodríguez. O auge se deu com o lançamento de Searching for Sugar Man (2012), importante documentário que relata a história desse personagem - assista no player a seguir. Atualmente, o cantor está com 71 anos e continua morando em sua cidade-natal. Se antes destacamos os primórdios de sua trajetória obscura, agora publicamos fotos relativamente recentes do mago Sixto.










Por Guilherme Gonçalves

Comentários

  1. Caro Guilherme Gonçalves e leitores do CR... O Efeito ''Sixto Rodriguez'', ou seja, a re-descoberta de artista, digamos, obscuros virão a tona...

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha visto esse ótimo documentário (premiado pelo Oscar de 2012)!
    Ao vê-lo, três coisas me marcaram: A simplicidade do Sixto e sua bela voz e como é FDP essa indústria fonográfica!

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar do cara, apesar da existência desse documentário, que eu desconhecia. Simpatizei com ele.

    Legal esse tipo de matéria, que rememora personagens injustamente desconhecidos. Que outros bons artistas obscuros sejam redescobertos.

    ResponderExcluir
  4. O mais impressionante do Rodríguez é que ele realmente é muito talentoso. Há muitos casos em que o artista passa batido e depois é descoberto, mas não tem lá tanta relevância.

    No caso do Sugar Man, não. É simplesmente inacreditável como ele não foi um estouro na virada das décadas de 60 e 70.

    Uma pena o documentário ter sido retirado do Youtube...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.