Thrash, southern, stoner: 10 novas bandas para você atualizar o seu playlist

A cada dia que passa, mais e mais bandas surgem no universo do rock e do metal. Existem grupos para todos os gostos. Porém, em minha opinião, os nomes que mais têm se destacado são aqueles voltados para o thrash metal e o stoner / hard 70. Vou listar aqui dez bandas que lançaram grandes discos nos últimos anos e estão atraindo a atenção do público europeu e das grandes gravadoras especializadas em heavy metal.

Hatchet - Dawn of the End (2013)

Essa banda formada na Bay Area pratica um thrash metal do mais alto nível. Com fortes influências de Death Angel e Exodus, o som do Hatchet é altamente técnico e cheio de riffs que deixarão o ouvinte preso às dez pedradas que compõem o seu disco de estreia. Destaque para “Silenced by Death”, “Fall From Grace” e “Signals of Infection”.

Warpath - Damnation (2008)

Outra pedrada thrash, porém dessa vez vinda do Reino Unido. O Warpath foi formado em 2003, porém somente em 2008 lançou o seu disco de estreia. O quarteto produz um thrash altamente recomendado para fãs de Slayer (alguns riffs parecem ser feitos pelo mestre Jeff Hanneman) - ouça o riff no meio de “Damnation” e comprove. Destaques: “Damnation”, “Infernal” e “Life Unworthy of Life”.

Rusted Brain - High Voltage Thrash (2013)

Essa é uma das minhas preferidas da nova safra thrash metal. Vindo da Polônia, o Rusted Brain produz um som rápido e direto, com muita influência de Kreator fase Pleasure to Kill e fo Metallica fase Kill ‘Em All. Impossível ouvir a voz de Damian Lodowski e não lembrar de James Hetfield, o timbre é muito parecido. As nove pedradas contidas no disco são dignas de dores no pescoço por dias. Altamente recomendado! Pena o álbum ter apenas pouco mais de 28 minutos. Destaques: “Caught in the Fire”, “Waiting for Death”, "Caught in the Fire" e “High Voltage Thrash”.

Scar The Martyr - Scar The Martyr (2013)

Aqui temos uma banda como uma proposta sonora mais moderna. O Scar The Martyr é um projeto (que possivelmente vai se transformar no grupo principal) do baterista Joey Jordison, ex-Slipknot. A banda, além de Joey, possui em sua formação Jed Simon, guitarrista do Strapping Young Lad, e Chris Vrenna, do Nine Inch Nails. O som é um metal atual com influência de Slipknot (óbvio), com destaques para os pesados riff de Jed e as linhas sempre marcantes de Joey. Destaques: “Dark Ages”, “My Retribution”, "Blood Host" e “Soul Disintegration”.

Dirty York – Feed the Fiction (2013)

O Dirty York é uma banda australiana e pratica um hard rock com muitas influências de Black Crowes e algumas pitadas de southern rock. Feed the Ficton é o terceiro disco da banda, e, em minha opinião, o mais sólido de todos. Tudo aquilo que um fã de Black Crowes e southern rock gosta está aqui. Belas melodias de guitarra e vocais cheios de feeling estão por todas as faixas do disco. Destaques: “Be Home and Alive”, “Stitches in My Pocket” e a maravilhosa balada “Dollar Bet Man”.

Mothership - Mothership (2012)

O Mothership é uma banda do Texas e pratica um stoner metal simplesmente avassalador  e altamente indicado para fãs dos conterrâneos The Sword. O primeiro disco está repleto de riffs Iommianos e baixos pulsantes no melhor estilo do Black Sabbath. É incrível como as novas bandas de stoner estão passando por um momento absurdamente produtivo. Parece que a volta do Sabbath (bingo!) fez com que a molecada redescobrisse o velho som dos anos 1970. Destaques: “Cosmic Rain” e a destruidora “Eagle Soars”.

Horisont - Time Warriors (2013)

Aqui temos uma baita banda de hard 70 na escola Deep Purple, Led Zeppelin e afins. Este grupo sueco lançou em 2013 seu terceiro trabalho, Time Warriors, e tem sido muito elogiado na Europa. A banda cresceu muito em termos de composição desde o debut, Tvá Sidor Av Horisonten. Após o lançamento de Time..., o grupo caiu na estrada com o Scorpion Child e alguns festivais europeus já os confirmaram este ano. Destaques: “Writing on the Wall”, “Diamonds In Orbit” e “She Cried Wolf”.

Robert Pehrsson's Humbucker - Robert Pehrsson's Humbucker (2013)

Robert Pehrsson é guitarrista do fabuloso Imperial State Electric. E adivinhem? Fez um som absurdamente empolgante como o Imperial. Rock and roll em sua mais pura essência, com influências de Kiss fase Unmasked e The Hellacopters. O disco de estreia é excelente e possui várias faixas dignas de destaque: “Haunt My Mind”, “Serious”, “Wasted Time” e a melhor de todas, “Who Else is on Your Mind”, com seu refrão extremamente grudento e suas guitarras à la Thin Lizzy. Disco perfeito para se ouvir com os amigos tomando uma bela cerveja.

The Vintage Caravan - Voyage (2014)

Para terminar, provavelmente a maior revelação do ano. Esses moleques, adolescentes mesmo, estão fazendo um som totalmente empolgante e com raízes da década de 1960 e 1970 à flor da pele. O som transita facilmente entre Blue Cheer, Deep Purple, Black Sabbath, The Who e afins. O primeiro disco do trio saiu de forma independente, porém chamou a atenção da Nuclear Blast, que logo tratou de contratá-los. Fico imaginando o poder de fogo da banda daqui a uns cinco anos. Pode anotar aí, ainda ouviremos falar muito do Vintage Caravan. Destaques: “Craving”, “Let Me Be”, “Cocaine Sally” e “Expand Your Mind”.

O espaço é curto para mostrar a quantidade de bandas novas existentes. Muitos nomes excelentes ficaram de fora, óbvio, mas com o tempo vamos mostrando mais a todos. Como aperitivo, vou citar algumas aqui e o caro leitor pode parar de preguiça e ir atrás também: Huntress, Zodiac, Bloody Hammers, Brutus, Spirit Caravan, Corroded ...

Por Boris Grilo

Comentários

  1. Horison muito original

    ResponderExcluir
  2. horison é muito original

    ResponderExcluir
  3. the vintage caravan me surpreendeu.. os cara vao longe !!! ja baixei o álbum pra conferir. Muito boa a matéria. parabéns

    ResponderExcluir
  4. The Vintage Caravan é sensacional! Como uma banda pode soar tão original?

    ResponderExcluir
  5. Um apanhado do que consta no meu player.

    Demon Eye - Leave the Light (2014)
    http://www.youtube.com/watch?v=BpmTPYMzE_0
    Blues Pills - Devil Man (2013)
    http://www.youtube.com/watch?v=VQFL461PZz4
    Captain Ivory - s/t (2014)
    http://www.youtube.com/watch?v=4WMe8IeoZBU
    Laurence Jones - Temptation (2014)
    http://www.youtube.com/watch?v=F-P1rwATAFc
    Kelly's Lot - The Light (2013)
    http://www.youtube.com/watch?v=UMSGk-OVZyE
    Three Thirteen - Overdrive Alive (2013)
    http://www.youtube.com/watch?v=lRYN8mOx8Sg
    The Force - Stormwarning (2014)
    http://www.youtube.com/watch?v=g1WncqwZMag
    Witchgrave - s/t (2013)
    http://www.youtube.com/watch?v=2YaQ2_OrLIs
    Barbarian - Faith Extinguisher (2014)
    http://www.youtube.com/watch?v=VsULkYtKfpQ
    68-75 (2012-2013)
    http://6875.bandcamp.com/album/stay-on-the-ride-2

    Obrigado pelo Robert Pehrsson's Humbucker, ainda não tinha escutado, valeu!

    ResponderExcluir
  6. Excelente bandas principalmente as vintages que fazem rock clássico com maestria como as lendas copiavam os blueseiors ou bandas obscuras eles se inspiram nas lendas do rock sem problema pra mim esse negócio de querer ser sempre original a qualquer custo é uma das coisas que a internet vem ajudando a quebrar, pois vc pode fazer um som na islândia que não agradaria nenhum critico da evolução e todo mundo ver que é visceral!!!

    ResponderExcluir
  7. Putzzzzz... que banda ótima essa Mothership!!!

    ResponderExcluir
  8. Grande Boris, parabéns mais uma vez, o Collector's Room é a sua cara!

    Dario

    ResponderExcluir
  9. Caras, quantos anos tem esses moleques do The Vintage Caravan? O que fizemos de nossas vidas até agora?

    Muito, mas muito foda. Valeu pela indicação.

    Abraços,

    Vinícius - Florianópolis/SC

    ResponderExcluir
  10. Puts, é muita banda para apenas 24 horas. Rs.

    ResponderExcluir
  11. Ontem comecei a ouvir esses dois, coisa linda...

    Berggren Kerslake Band - Walk Tall (2014)
    http://www.youtube.com/watch?v=6FvC9Qaorck

    Perpetrator - Thermonuclear Epiphany (2014)
    http://www.youtube.com/watch?v=VQ95BOlbz5Q

    O melhor disco de thrash metal desse ano até o momento. Aliás, a maioria dos lançamentos da stormspell são fascinantes, por aqui da pra acompanhar e ouvir http://stormspell.bandcamp.com/

    ResponderExcluir
  12. Faltou Falar do Graveyard, excelentissima banda

    ResponderExcluir
  13. Não, não faltou. Falamos da banda há tempos http://www.collectorsroom.com.br/search/label/Graveyard

    ResponderExcluir
  14. Realmente! Tive o prazer de ouvir as bandas uma a uma e ver que realmente o quadro musical, tanto no vintage, quanto no metal estão muito bem encaminhados e acima de tudo com letras de grande qualidade. Desejo muito sucesso á eles. Obrigado pela dica. Com certeza acrescentou muito no meu acervo.

    ResponderExcluir
  15. Excelentes bandas! Tive o prazer de ouvir uma a uma e posso dizer que tanto no quadro vintage quanto no metal essa geração tem muito a oferecer com letras e pegadas de grande nível. Obrigado aos deuses do rock... Valeu Boris! Excelente matéria. Já esta em meus acervos!

    ResponderExcluir
  16. Duas correções:

    - DAWN OF THE END não é a estréia do HATCHET. É, na realidade, o segundo full-lenght dos caras;
    - SPIRIT CARAVAN não é banda nova nem aqui nem na China. Foi fundada em 1995.


    No geral, matéria muito boa.

    ResponderExcluir
  17. O texto não fala do SPIRIT Caravan, mas sim do VINTAGE Caravan, banda com poucos anos de vida.

    ResponderExcluir
  18. também curto muito monster truck e seventh void

    ResponderExcluir
  19. Bom, vamos lá... o último parágrafo do texto fala o seguinte:

    "O espaço é curto para mostrar a quantidade de bandas novas existentes. Muitos nomes excelentes ficaram de fora, óbvio, mas com o tempo vamos mostrando mais a todos. Como aperitivo, vou citar algumas aqui e o caro leitor pode parar de preguiça e ir atrás também: Huntress, Zodiac, Bloody Hammers, Brutus, Spirit Caravan, Corroded ..."

    Será que SÓ EU li SPIRIT CARAVAN nessa frase? Ou será que TODO MUNDO viu o VINTAGE CARAVAN em destaque na matéria e SÓ EU não enxerguei?

    Eu sei o que digo, Brother. E, acima de tudo, MANJO do que digo... heheheheheh. Mas o que importa de verdade é que o escriba é esforçado, e está no caminho certo. Matérias como essas são muito bem-vindas, principalmente numa cena carente de veículos especializados em música não-tendenciosos, e que deixam de lado os medalhões acomodados pra dar espaço às bandas que de fato merecem ser enaltecidas.

    Ah, e manda um abraço pro meu amigo ROD. Ele está mandando bem aqui no COLLECTOR'S.



    Antonio Valente

    ResponderExcluir
  20. Antonio, relaxa. Achei que você estava falando sobre o Vintage, que também é citado no texto. Desculpe a nossa falha, e seja sempre bem-vindo.

    ResponderExcluir
  21. Ricardo,oq vc acha do Black Water Rising? gosto muito dessa banda,acho mto foda,mais não vejo nada sobre em nenhum lugar

    ResponderExcluir
  22. Não conheço, Babu. Vou procurar. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  23. Bem legal essa matéria, tenho acompanhado Bastante o Collectors Room... E aqui vai a minha dica de um bom lançamento de uma ótima banda de thrash nacional...
    http://www.youtube.com/watch?v=QX02qO66k2s

    É o primeiro play dos caras e é indicado p quem curte um thrash crú e calcado nos anos 80.

    ResponderExcluir
  24. Amigos,

    Verdade seja dita depois de GRAVEYARD E DO VITUNDER com certeza o MOTHERSHIP vai ser a banda que vai chegar!! stoner metal grotesco e brutal digno da decada de 70. Escutei ontem MOTHERSHIP e fiz o pedido hoje!

    ResponderExcluir
  25. Demais!!!!! Ja baixei The Sword e Mothership INCRÍVEL. :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.