Como seria a sua banda dos sonhos?

Uma pergunta que todo mundo já se fez. Muitas, e muitas, e muitas vezes. E que gera bandas imagináveis curiosíssimas, com line-ups repletos de personalidades fortes e que, na prática, provavelmente não dariam certo.

Mas a brincadeira é válida, sempre. Por isso, a pergunta: qual seria a sua banda dos sonhos? Como ela soaria?

Vou falar da minha aqui no post, e vocês dão continuidade na história nos comentários.


O vocalista só poderia ser ele: Ronnie James Dio. Fiquei em dúvida entre Bruce Dickinson e Robert Plant para o posto, mas Ronnie faz mais o meu estilo. Tenho escutado muito Rainbow e Dio atualmente, redescoberto músicas e discos gravados pelo falecido, e o que ele fez em sua carreira beira a perfeição. A voz de Dio é poderosa, doce, tem personalidade, cativa. E, além de tudo, o cara era um compositor de mão cheia. Já temos um frontman.


Jimmy Page é, na minha opinião, o maior músico da história do rock. Guitarrista fantástico, produtor genial, arranjador criativo, compositor inovador. Page foi o cérebro da maior banda de rock dos anos 1970 e uma das maiores da história, o Led Zeppelin. Sua perspicácia, sua sede por inovação e experimentação, levaram o Led ao topo. Está aí o nosso líder.


Em uma lista com os meus guitarristas preferidos, Ritchie Blackmore perde apenas para Jimmy Page e vence gigantes como Eric Clapton, Tony Iommi e David Gilmour. Gosto mais da sua fase no Rainbow do que no Purple, apesar de ter Burn e Stormbringer como dois dos meus discos favoritos. Blackmore sempre foi único, um gênio de temperamento extremamente difícil, mas cujo talento e criatividade superavam (quase) tudo. O que ele fez nos três primeiros discos do Rainbow, mostrando ao mundo qual era a sua visão do hard rock e, involuntariamente, do heavy metal, mudou o rumo de ambos os gêneros, principalmente do segundo.


James Hetfield é a alma e o coração do Metallica. Lars é o cérebro, o homem por trás da concepção e da administração da banda, mas James é o rosto, a imagem, a pegada e o imaginário coletivo da maior banda de heavy metal de todos os tempos. Seus riffs, sua forma de tocar guitarra, sua voz que só fica melhor que o tempo: são muitas as suas qualidades. Teria três guitarristas, cada um com personalidades fortes e distintas. Como soaria? Não sei, mas gostaria de ouvir.


Roger Waters é um compositor espetacular. Irônico, crítico, ácido. Canta de uma forma particular, toca o seu baixo com evidência. É uma das maiores mentes criativas da música, ativa e lúcida por décadas. Pensei em Steve Harris no time, mas cheguei à conclusão de que ele poderia deixar o som desta banda utópica muito limitado ao metal, enquanto que, com Waters, o limite não existe.


A escolha óbvia seria Neil Peart ou John Bonham. Cozy Powell foi cogitado, mas Mike Portnoy acabou vencendo pela versatilidade que tem demonstrado desde que saiu do Dream Theater e das limitações impostas pela banda. Mike pode ser técnico, pode ser simples, pode ser tudo. E faz isso sempre com criatividade e inovação, com uma personalidade e talento que o colocam como um dos maiores da história da bateria.

Ok, minha banda dos sonhos teria seis líderes. Seis caras de personalidade fortíssima, que marcaram época justamente por mostraram ao mundo as suas visões de como a música deveria ser e soar. Não sei se duraria, mas que eu gostaria de ouvir o que sairia do encontro deste sexteto, ah como eu gostaria ...

E a sua, como seria? Os comentários estão aí para isso, conte pra gente.

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. São tantas possibilidades...

    Mas a minha seria algo assim:

    Vocal - Dio
    Guitarra - Robert Plant
    Guitarra - Brian May
    Baixo - Steve Harris
    Bateria - Neil Peart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GUITARRA Ritchie Blackmore TECLADOS Rick wakman ou KEITH EMERSON, BAIXO David Sinclair do CARAVAN., BATERIA ANTONIO FERNANDES ou CAL PALMER, FLAUTA E VOCAL IAN ANDERSON.

      Excluir
  2. Freddie Mercury
    Bon Scott
    Neil Peart
    Roger Waters
    Ritchie Blackmore
    Eric Clapton

    ResponderExcluir

  3. Minha Banda dos Sonhos Seria:

    Vocals & Harmonica: Steven Tyler
    Guitar: Tommy Bolin
    Guitar: Eric Clapton
    Bass: John Entwistle
    Drums: Simon Kirke
    Keyboards: Nicky Hopkins

    ResponderExcluir
  4. cada formação depende do estilo de som... mas uma das minhas seria: richie kotzen (vocal/guitar), glenn hughes (baixo/vocal), joe satriani (guitar), deen castronovo (bateria) e jordan rudess (teclado)...

    ResponderExcluir
  5. Gostei da seleção. Colocaria Steve Harris no baixo com certeza, pois com esse line-up não consigo imaginar outro som que não seja um rock pesado, beirando ao metal. Trocaria tbm Portnay por Dave Lombardo. De resto tá perfeito!

    ResponderExcluir
  6. Metal: Rob Halford (vocal) James Hetfield (vocal/guitarra); Dimebag Darrel (guitarra); Cliff Burton (baixo); Dave Lombardo (batera).

    Hard Rock: David Readman (vocal); Eddie Van Halen (guitarra); Nuno Bettencourt (guitarra); Flea ou Dave Larue (baixo); Mike Portney (batera).

    Progressivo: Robert Plant(vocal); Steve Vai (guitarra); Steve Morse (guitarra); Geddy Lee (baixo/vocal); Neil Peart (batera); John Lord (teclados).

    ResponderExcluir
  7. Infinitos riffs: Tommy Iommi
    Uma pitada de 666: Jeff Hanneman
    Uma pitada de groove: Flea
    Um pouco de energia: Dave Lombardo
    Um pouco de potência: Ripper Owens

    ResponderExcluir
  8. Metal: Rob Halford (vocal); James Hetfield (vocal/guitarra); Dimebag Darrel (guitarra); Cliff Burton (baixo); Dave Lombardo (batera).

    Hard Rock: David Readman (vocal); Eddie Van Halen (guitarra); Nuno Bettencourt (guitarra); Flea (baixo); Mike Portney (batera).

    Progressivo: Robert Plant (vocal); Steve Vai (guitarra); Steve Morse (guitarra); Geddy Lee (vocal/baixo); Neil Peart (batera); John Lord (teclados).

    ResponderExcluir
  9. Engraçado como o Dio não me cativa (me crucifiquem)...

    A minha seria:
    Chris Cornell - vocal
    Jimi Hendrix - Guitarra
    Slash - Guitarra
    Flea - Baixo
    Taylor Hawkins - Bateria

    ResponderExcluir
  10. Vou sair do clássico e propor uma banda dos sonhos "versão obscura".

    Vocal: Aaron Stainthorpe (My Dying Bride).
    Embora esteja um tanto quanto "preguiçoso" com relação aos seus vocais mais selvagens, ela já demonstrou que, além de dominar os urros do death/ doom, consegue também alguns gritos mais estridentes, que se aproximam do black-metal. Além disso, é um letrista criativo e talentoso.

    Guitarra: Greg Mcintosh (Paradise Lost).
    Um dos, se não o fundador do que se entende por Gothic-Metal, Mcintosh recentemente tem demonstrado que ainda domina a arte das sonoridades mais extremas com seu projeto Vallenfyre. Por outro lado, como se pode notar na discografia do Paradise Lost, ele também não hesita em experimentar com ritmos menos ortodoxos para o heavy-metal, como a música eletrônica.

    Guitarra/ Vocal: Tom G. Warrior (Triptykon).
    Se o Gothic-Metal deve a Mcintosh sua invenção, a inspiração do inglês certamente deve muito ao Celtic Frost e aos experimentalismo que a banda desenvolveu nos anos 1980.Vocais operísticos, morbidez sonora... tudo o que hoje predomina, com mais ou menos talento, no metal gótico teve origem em boa parte no Celtic Frost. E isso principalmente graças ao gênio de Tom G. Warrior que, desde o último trabalho do Celtic Frost e em sua nova banda, Triptykon, mostra-se influenciado pela sonoridade que ajudou a engendrar. É, também, um letrista inspirado, tratando de temas mais obscuros, por vezes associados ao ocultismo. Isso poderia contrastar com o romantismo literário de Stainthorpe para evitar uma mesmice lírica.

    Baixo: I.C.S Vortex (Ex-Dimmu Borgir; Arcturus, entre outras).
    Baixista versátil, espécie de “Glenn Hughes” do Inferno, já que tem um vocal limpo bastante versátil e que ajuda a criar contrapontos interessantes em canções mais pesadas.

    Bateria: Nicholas Barker.
    Do Brujeria ao Cradle of Filth; do Dimmu Borgir ao Lock Up, Barker coloca suas baquetas a serviço do metal extremo. O nível de peso e “trueness” das bandas de que participa pode variar, porém o talento do baterista sempre contribui para que todas elas tenham alcançado um inegável nível de excelência nos trabalhos realizados com ele na formação.

    ResponderExcluir
  11. VOCAIS-DIO
    GUITARRA-JIMI HENDRIX
    GUITARRA-JOE SATRIANI
    BAIXO John Entwistle
    BATERIA NEIL PEART
    TECLADOS KEITH EMERSON

    QUE SOM TOCARIAM SABE DEUS O QUE SAIRIA DISSO HAHAHAA, MAIS SERIA COISA BOA.

    ResponderExcluir
  12. Se é pra viajar...

    Black Metal: Jön Nodtveidt (vocals/guitars); Euronymous (guitars); I.C.S Vortex (clean vocals/bass); Hellhammer (drums);

    Death Metal: Chuck Schuldiner (vocals/guitars); Muhammed Suiçmez (guitars); Steve DiGiorgio (bass); George Kollias (Drums)

    Heavy Metal: Ozzy (vocals); Tony Iommi (guitars); Geezer Butler (Bass); Bill Ward (drums) [opa, essa já existiu kkkk]

    Heavy Metal 2: Dio(vocals); Tony Iommi (guitars); Randy Rhoads (guitars); Cliff Burton (Bass); Dave Lombardo (drums)

    Hard Rock: Robert Plant (vocals); Jimmy Page (guitars), Blackmore (guitars); Geddy Lee (bass); John Bonham (Drums)

    Classic Rock/Blues: Ian Gillan (vocals); Jimi Hendrix (vocals/guitars); Eric Clapton (vocals/guitars); Jack Bruce (vocals/bass); Keith Moon (drums)

    ResponderExcluir
  13. Indo pela coesão e um pouco de coração, segue a minha banda.

    Vocal: Dio
    Guitarra: Zakk Wylde
    Baixo: Geezer Butler
    Bateria: Mike Portnoy

    ResponderExcluir
  14. Ronnie James Dio - Vocals
    Tony Iommi - Guitar
    James Hetfield - Guitar
    Glenn Hughes - Bass
    John Bonham - Drums

    ResponderExcluir
  15. Ronnie James Dio - Vocal
    Tony Iommi - Guitarra
    James Hetfield - Guitarra
    Glenn hughes - Baixo
    John Bonham - Bateria

    ResponderExcluir
  16. Freddie Mercury - Voz e Piano
    Jimmy Page - Guitarra
    Brian May - Guitara e Voz
    Glenn Hughes - Baixo e voz
    John Bonham - Bateria

    Imaginem Freddie dividindo vocais com o Glenn, que pode não ser o melhor baixista mas é o voice of rock, e backings do Brian.
    Composições guiadas pelos riffs do Page na guitarra e o Freddie no piano.
    Solos construídos na medida pelo mestre Brian May, psicodelias e jam sessions com Page.
    Alias, a dupla Page e May por si só já faz um dream team de qualquer roqueiro clássico. Quantas camadas de timbres, efeitos, e experimentações em estúdio seriam possíveis com os dois juntos?!
    Tudo bom a consistência do Bonham como base.

    ResponderExcluir
  17. Atualmente, uma das minhas seria:

    Mikael Åkerfeldt (guitarra/vocal)
    Steven Wilson (teclado/vocal)
    Troy Sanders (baixo/vocal)
    Mario Duplantier (bateria)
    Scott Kelly (guitarra/vocal)


    ResponderExcluir
  18. Muito legal esse post, e muito legal também as bandas sugeridas pelos leitores.

    Eu viajaria um pouco, misturaria músicos antigos com outros recentes, e partiria de um princípio: não ter dois integrantes de uma mesma banda, para aumentar a "ecleticidade" (acho que essa palavra nem existe, mas enfim). Por isso, ídolos como Steve Harris, Neil Peart e Bruce Dickinson, por exemplo, ficariam de fora.

    Vamos lá:

    Vocal/teclados - Tommy Rogers (Between the Buried and Me): um dos músicos mais criativos e versáteis da atualidade, daria muito certo com os outros escolhidos.

    Baixo/teclados - Geddy Lee: o melhor baixista da história, daria certo em qualquer formação.

    Guitarra - Jesper Stromblad (In Flames): as linhas de guitarra dos discos do In Flames (até o Come Clarity) são as que tenho como o som ideal do instrumento.

    Guitarra - Eric Clapton: Um artista genial. E como todo gênio, capaz de se adaptar ao que for preciso.

    Bateria - Mike Portnoy: Aqui, copio o argumento do Ricardo: "...pela versatilidade que tem demonstrado desde que saiu do Dream Theater e das limitações impostas pela banda. Mike pode ser técnico, pode ser simples, pode ser tudo. E faz isso sempre com criatividade e inovação, com uma personalidade e talento".

    Abraços,
    Vinícius - Florianópolis/SC

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Todos cantariam,praticamente,mais ficaria mais ou menos assim.


    Vocal: Steven Tyler

    Randy Rhoads:guitarra solo

    Gary Moore : guitarra solo e vocal

    John Lennon: guitarra base e vocal

    Phil Lynott: baixo e vocal

    John Bonham:bateria

    E da-lhe sonzeira...queria muito ouvir essa banda.



    ResponderExcluir
  21. [vocal]
    John Fogerty
    [guitarras]
    Angus Young
    Scott Ian
    Frank Zappa [compondo tb...]
    [teclados]
    Jon Lord
    [baixo]
    Chris Square
    [bateria]
    Bill Ward

    ResponderExcluir
  22. Robert Plant - Vocal
    Jimi Hendrix - Guitarra
    Duane Allman - Guitarra
    Eric Clapton - Guitarra
    John Lord - Teclado
    Glenn Hughes - Baixo
    John Bonham - Bateria

    ResponderExcluir
  23. Bruce Dickinson - Vocal
    Tony Iommi - Guitarra
    Angus Young - Guitarra
    Jordan Rudess - Teclado
    Steve Harris - Baixo
    Mike Portnoy - Bateria

    ResponderExcluir
  24. Meus músicos favoritos fazem ou faziam parte de poucas bandas, geralmente hard e progressivo. Vou montar três timaços, sem ordem de preferência entre eles, todos com dois guitarristas e com tecladista, tentando não colocar numa mesma banda imaginária músicos que pertençam à mesma banda “real”.

    Banda 1: Freddie Mercury (vocal); Jimmy Page (guitarra); Steve Howe (guitarra); John Entwistle (baixo); Neil Peart (bateria); Jon Lord (teclado).

    Banda 2: Robert Plant (vocal); Ritchie Blackmore (guitarra); James Hetfield (guitarra); Geezer Butler (baixo); Keith Moon (bateria); Rick Wakeman (teclado).

    Banda 3: Ozzy Osbourne (vocal); Pete Townshend (guitarra); Brian May (guitarra); Chris Squire (baixo); John Bonham (bateria); Keith Emerson (teclado).

    ResponderExcluir
  25. É mais pra fugir do óbvio do que a dos sonhos mesmo.

    Voz: Michael Jackson
    Voz e Piano: Freddie Mercury (quero muito ouvir a gravação que fizeram juntos)
    Lead Guitar: David Gilmour
    (com Gilmour não precisa de uma outra guitarra xD)
    Baixo: Sting
    Bateria: James Kottak

    ResponderExcluir
  26. Freddie Mercury
    Steve Morse
    Andy Timmons
    Billy Sheehan
    Neil Peart

    ResponderExcluir
  27. Freddie Mercury
    Steve Morse
    Andy Timmons
    Billy Sheehan
    Neil Peart

    ResponderExcluir
  28. Freddie Mercury
    Steve Morse
    Andy Timmons
    Billy Sheehan
    Neil Peart

    ResponderExcluir
  29. Baixo: Flea
    Batera: Dave Lombardo
    Guitarra: Joe Satriani
    Vocal e composições: Serj Tankian

    ResponderExcluir
  30. A Minha seria:
    Vocals - Dio
    Guitars - Jimmy Page
    Guitars - Ritchie Blackmore
    Guitars - Tony Iommi
    Bass - Steve Harris
    Drums - John Bonham

    Desse sexteto, provavelmente, sairia um Heavy Metal meio puxado pro Rock, com um pouco de Hard Rock.

    ResponderExcluir
  31. Complementando meu comentário anterior, montei uma 4ª banda dos sonhos. Seria assim:

    Ian Gillan (vocal); David Gilmour (guitarra); Rory Gallagher (guitarra); Jack Bruce (baixo); Carl Palmer (bateria); Kerry Minnear (teclado).

    ResponderExcluir
  32. Minha banda dos sonhos se chama LED ZEPPELIN, simples assim.

    ResponderExcluir
  33. Paul Stanley-G Vo
    Gene Simmons-B Vo
    Ace Frehley-G Vo
    Peter Criss-D Vo

    ResponderExcluir
  34. Duas das minhas bandas dos sonhos, felizmente são realidades e continuam na ativa: Winger e Rush.

    Mas de qualquer forma acho que soaria muito bem algo com:
    Coverdale (V)
    Billy Sheehan (B)
    Richie Sambora (G)
    Warren DeMartini (G)
    Eric Singer (D)

    ResponderExcluir
  35. Aí vai:
    - Dio no vocal;
    - Jimi Hendrix e Jimi Page nas guitarras;
    - Steve Harris no baixo;
    - Jon Bohan na bateria;
    - Jon Lord no teclado.

    ResponderExcluir
  36. Não tenho idéia de como isso soaria, mas iria de:

    Paul McCartney - Voz (possível baixo, guitarra, teclado/piano)
    Jimmy Page - Guitarra
    Geddy Lee (possível voz/teclado)
    Carter Beauford - Bateria

    Só os quatro quebrando tudo...

    ResponderExcluir
  37. Esqueci de escrever... logicamente:

    Geddy Lee - Baixo

    ResponderExcluir
  38. Heavy Metal mais "melódico" ou tradicional (pra todos os efeitos, essa é a lista que conta):

    VOCAL: Ronnie James Dio
    GUITARRA: Tony Iommi
    GUITARRA: Edu Ardanuy
    BAIXO: Billy Sheehan
    BATERIA: Neil Peart
    TECLADOS: Jordan Rudess
    --------------------------
    ++++ BONUS BANDS ++++

    Thrash Metal:

    VOCAL: Tim 'Ripper' Owens
    GUITARRA: Dave Mustaine
    GUITARRA: Jeff Waters
    BAIXO: Jason Newsted
    BATERIA: Mike Portnoy

    Sem teclado :v
    --------------------------
    Rock clássico ou até progressivo:

    VOCAL: Freddie Mercury
    GUITARRA: Jimi Hendrix
    GUITARRA: Andrew Latimer
    BAIXO: Geddy Lee
    BATERIA: John Bonham
    TECLADOS: Jon Lord
    ---------------------------
    Power/Speed Metal:

    VOCAL: Tony Moore
    GUITARRA: Mark Reale
    GUITARRA: K.K. Downing
    BAIXO: Fernando Quesada
    BATERIA: Bobby Jarzombek
    TECLADOS: Jens Johansson

    ResponderExcluir
  39. Bom, minha banda dos sonhos é impossível de criar rsrs, mudei os integrantes durante quase 1 hora e asim que achava que tinha fechado, lembrava de alguém e trocava, portanto minha banda como diz os titãs é a melhor banda de todos os tempos da última hora.
    Chris Robinson:vocal
    Jimmy Page:guitarra
    Keith Richards:guitarra
    Billy Duffy:guitarra
    Tommy Shannon:baixo
    Billy Powell:teclados
    Frank Beard:bateria

    ResponderExcluir
  40. Viajei aqui pra sair uma banda dos sonhos, e saiu algo aproximado da vibe new metal anos 2000.

    vocalista colocaria três:
    Max Cavalera no comando, Chino Moreno e M.I.A. rimando a vera.
    Guitarra:
    Andreas Kisser e Tom Morello
    Na bateria:
    Chris Adler

    ResponderExcluir
  41. Bateria - Bonzo ou Neil Peart

    Guitarra - Page (óbvio) só trocaria por Gilmour

    Vocal - Robert Plant ou Dio

    Baixo - Roger Waters

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.