Kurt Cobain (e o grunge) mataram o heavy metal?


Na data em que o mundo inteiro relembra as duas décadas que se passaram desde a trágica morte do vocalista Kurt Cobain, líder do Nirvana, só consigo lembrar do filme O Lutador, de Darren Aronofsky. Mais especificamente de uma determinada cena na qual o decadente wrestler vivido por Mickey Rourke dança ao som de "Round and Round", clássico absoluto do Ratt. Num papo com a personagem de Marisa Tomei, ele relembra algumas boas bandas do hard rock oitentista. E logo depois, ele dispara: “aí veio aquele maricas do Cobain e arruinou tudo”. Para então completar: “cara, eu odeio os anos 90″.

Como o filme todo traz na trilha-sonora uma série de clássicos do chamado hair metal (ou glam metal, ou metal farofa, ou metal laquê, ou poodle metal… escolha a opção que mais lhe agrada), sucesso na década de 80 mas ofuscado pelo grunge na década seguinte, surge a pergunta recorrente: o grunge matou o metal? Kurt Cobain, mais especificamente, matou o heavy metal?

Mas é claro que não, querido colega headbanger. Embora, sejamos honestos, alguns exemplares mais true insistam em defender esta hipótese e tenham no grunge um inimigo e alvo primordial.

Vamos começar partindo de um princípio bem básico. Nunca acreditei nestas afirmações apocalípticas que dão conta da morte deste ou daquele estilo musical. O heavy metal, assim como o punk e, pasmem, como o funk carioca e o rap paulistano, nunca precisou da grande mídia. São estilos que sobrevivem por conta própria. Têm suas próprias rádios (digitais ou analógicas), seus próprios veículos, suas casas especializadas de shows, suas formas particulares de divulgação. Ou alguém aí já deixou de ir a uma apresentação de banda internacional de metal só por que não tinha nada sobre ela no Guia da Folha? Tá bom. Como Sam Dunn diz no documentário A Headbanger’s Journey: obrigado, estamos bem e não precisamos de você.

O que rolou na década de 80 é que o mainstream (rádios, gravadoras, publicações especializadas, boates, a ainda poderosa e absoluta MTV) se interessou pelo metal de grupos como Mötley Crüe, Poison, Skid Row, Cinderella, Twisted Sister e demais maquiados. É absolutamente natural, um processo cíclico, que este ou aquele estilo musical entrem sob os holofotes da imprensa de vez em quando, dando a falsa impressão de que ele só está “bombando” naquele momento em particular. Isso acontece no mundo todo, incluindo o Brasil. Tivemos a era do pagode, do axé, do sertanejo e hoje em dia tem-se uma tendência a prestar atenção em roqueiros como NX Zero, Fresno, Pitty e demais variantes.

Mas muito antes dos veículos de comunicação descobrirem a Banda Calypso, Joelma e Chimbinha já reuniam milhares de pessoas nos palcos do Nordeste, sem precisar aparecer no palco do Faustão. E alguém acha que, se a Rede Globo desencanar do Calypso, eles vão simplesmente sumir e parar de fazer shows? É óbvio que não. Quando a grande imprensa gringa então percebeu que tinha uma molecada de camisa flanelada em Seattle fazendo barulho, esqueceram os cabeludos e suas canções sobre a Sunset Strip e foram ver qual era a daquelas canções melancólicas e raivosas. Natural, ué.

O jovem dos anos 80 se identificava com os excessos do rock farofa de uma forma aspiracional – a molecada queria ser como aqueles estranhos sujeitos de calça de oncinha que entravam no bar montados numa motocicleta, cravavam uma faca na mesa do rival, colocavam uma gostosa na garupa e disparavam cantando uma melodia sobre festejar a noite inteira. Mas conforme avançaram os anos 90, aquilo já não falava mais com eles. Tudo que era lindo, belo e colorido passou a desmoronar em uma crise cinzenta. E então os jovens passaram a se identificar com Cobain e sua galera de uma forma relacional – eles podiam, de fato, ser como aqueles caras. Um bando de moleques de cabelos desarrumados e roupas rasgadas tocando rock com as entranhas em uma garagem qualquer. Come as you are, já dizia a música.

Talvez a sentença mais acertada não seja “Kurt Cobain matou o heavy metal”, mas sim “Kurt Cobain tirou a atenção de um tipo peculiar de heavy metal”. Até porque, sejamos honestos: não creio que nem Cobain e nem nenhum dos músicos costumeiramente associados ao movimento grunge tivesse algo contra o heavy metal de maneira geral. Apesar do grunge ser tratado pelos críticos como uma espécie de herdeiro natural do punk, o caldeirão de influências daqueles moleques era muito maior. Cobain gostava do Kiss – lembram do já lendário desenho que ele fez na lateral da van de turnê da banda Melvins? E já é público e notório que uma de suas maiores influências era justamente o Black Sabbath, considerados os pais do heavy metal.

Se eu gosto do Nirvana? Não. Essa é fácil. Acho que Pearl Jam e Soundgarden, só para citar os dois mais óbvios (nem vou falar no Alice in Chains e no Stone Temple Pilots), faziam um som muito mais competente e representativo do que o executado pelo trupe de Kurt Cobain. Gosto bem mais de Foo Fighters do que de Nirvana. O Mötley Crüe que o Nirvana ajudou a derrubar na década de 90 é uma das minhas favoritas. E completo: acho um saco o fanatismo quase religioso que se formou ao redor de Cobain e cia. Além disso, tenho minhas opiniões pouco populares a respeito dos motivos de sua depressão, sobre como o grunge, movimento tipicamente independente e garageiro, atravessou as fronteiras do mainstream e tornou-se popular entre jovens de todo o planeta – e como a pressão foi demais para a cabeça dele. Mas isso sou eu. Isso é a minha opinião pessoal. No entanto, aqui o papo é outro.

É claro que entendo as críticas que um sujeito linguarudo como Gene Simmons faz à mítica que gira em torno de Kurt Cobain. Mas é preciso admitir que, como um dos grandes expoentes daquela cena de Seattle, ele foi um dos principais responsáveis por fazer com que os jovens não apenas voltassem a se interessar por ouvir rock, mas também por fazer rock. Aquela coisa de “pegue a guitarra e saia tocando”, muito comum no chamado do-it-yourself, o faça você mesmo que os punks popularizaram. Assim como os quatro fantásticos do Sabbath, assim como a maior parte das bandas do movimento conhecido como NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal, do qual fazem parte mestres como Iron Maiden e Saxon) e assim como um certo James Hetfield, Cobain e os grunges eram filhos de uma classe operária, moleques de vida complicada e loucos para berrar suas frustrações em canções repletas de críticas ácidas.

Gostemos ou não, Cobain esteve no epicentro de um movimento que acendeu uma chama que reverbera até hoje. Os indies de hoje, sejam eles de quais vertentes forem, devem muito ao músico. Mas não apenas eles. Toda a música dita independente, todos os garotos que acham que não precisa de muito para montar uma banda e tocar sem se preocupar com cifras. É apenas subir ao palco e mandar ver, nem que seja debaixo e goteiras e para meia-dúzia de pés-sujos. É tudo sobre querer fazer e ter prazer fazendo. Se depois você e seus camaradas de banda vão conseguir um contrato milionário para se lançar no mercado, é consequência. E não o objetivo final. Claro que todo músico quer viver de música. E está certíssimo em fazê-lo, em ter ambições. Mas ambicionar a fama pela fama é vazio demais. A fama verdadeiramente duradoura vem com muita ralação. E ralar quer dizer não ter medo de dar as caras. Isso Cobain e os grunges fizeram e muito.

Não é pouco. Já é uma missão e tanto. E esta ele cumpriu com louvor.

Por Thiago Cardim

Comentários

  1. Como gosto de ler seus textos Thiago.

    Vc consegue emitir sua opinião de forma clara e fundamentada.

    Se as pessoas vão concordar, é outra história...

    Parabéns..

    ResponderExcluir
  2. “aí veio aquele maricas do Cobain e arruinou tudo”. Para então completar: “cara, eu odeio os anos 90″.


    como se ratt,motley crue e poison fossem homem pra caramba...pra mim tal bandas são tão gays quanto... essa parte dos anos 80 pra mim eh igual ao emo de alguns anos atras

    ResponderExcluir
  3. As maiores vendagens de Metallica,Megadeth,Slayer,Anthrax,Testament,Pantera e Ozzy foram entre 91 e 94 nos EUA...então é claro q o Mirvana nao matou o metal

    ResponderExcluir
  4. Bem... deixe-me pensar o estrago q o grunge causou com as Bandas de Metal dos anos 90...

    Annihilator - Never, Neverland
    Black Sabbath - Dehumanizer
    Bruce Dickinson - Accident Of Birth
    Carcass - Necroticism: Descanting The Insalubrious e Heartwork
    Corrosion Of Conformity - Blind e Deliverance
    Danzig - II - Lucifuge e III - How The Gods Kill
    Death - Spiritual Healing e Individual Thought Patterns
    Entombed - Left Hand Path e Wolverine Blues
    Fear Factory - Soul Of A New Machine e Demanufacture
    Immortal - At The Heart Of Winter
    Iron Maiden - Fear Of The Dark
    Judas Priest - Painkiller
    Kreator - Coma of Souls
    Machine Head - Burn My Eyes e The More Things Change...
    Megadeth - Rust in Peace e Countdown To Extinction
    Metallica - The Black Album
    Ministry - Psalm 69
    Morbid Angel - Blessed Are The Sick e Covenant
    Neurosis - Through Silver In Blood
    Nevermore - Nevermore e The Politics Of Ecstasy
    Obituary - Cause Of Death
    Overkill - Horrorscope e I Hear Black
    Pantera - Cowboys From Hell e Far Beyond Driven
    Rage Against The Machine - RATM e Evil Empire
    Sepultura - Chaos A.D. e Roots
    Slayer - Seasons In The Abyss
    System Of A Down - SOAD
    Tool - Aenima e Undertow
    Type O Negative - Bloody Kisses
    e etc....

    Concordo com o autor... serviu pra acabar com essas bandas enjoativas de Pop Metal da MTV!

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto. Thiago, você merece o Tocantins inteiro.

    ResponderExcluir
  6. Penso exatamente do mesmo jeito que vc Thiago, porém ficou a impressão de que vc escreveu esse texto em 2009 já que faz tempo que a mídia não liga para NXZero, Fresno e Pitty. Outra coisa...o Calipso já era porque a mulher lá resolver virar cantora gospel...rs
    VALEU

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,

    Lembro quando escutei a primeira fez Nirnava, achei hipnótico!! Pois adoro som feito com simplicidade e brutalidade! Acho que os Ramones, Pixieis ajudaram bastantes!! Hoje você saca umas serie de bandas boas com influencia do nirvana, como: THE STROKES, conheci essa semana e achei o som legal: CAGE THE ELEPHANT...Meus estilo é o trash metal, hardcore NY, Reggae...mais uma coisa aprendi com o membro do colectors room..ROCK NAO COMBINA COM PRECONCEITO!! Entendi perfeitamente a mensagem do texto..

    ResponderExcluir
  8. Acho que quem afundou as bandas de Metal da Califórnia que tanto fizeram sucesso na TV e no rádio durante a década de 80 foram os próprios grupos de Hair Metal. É só ver algumas cenas do documentário The Decline of Western Civilization, para perceber como esses caras estavam se matando pouco a pouco. O excesso arruinou o gênero, que saturadíssimo, saiu de campo para dar lugar ao Grunge.

    ResponderExcluir
  9. O problema não é o outro, o problema é que aqueles que deveriam fazer as coisas funcionarem não fazem e ai o resultado é ruim. Não entendo porque a década de 1990 foi tão marginalizada e hostilizada como se tivesse sido uma época de idade das trevas.

    ResponderExcluir
  10. O que matou o Heavy Metal, foi o próprio Heavy Metal. Se repararem bem, as grandes bandas de Metal, Iron Maiden, Metallica,Dio,Ozzy, Scorpions, Queensryche, Slayer, Accept, Saxon etc.., depois de 1989/90, lançaram 1 ou no máximo 2 discos interessantes. As grandes obras primas da grande maioria das bandas de Metal, ficaram nos anos 80. Ou alguém acha o X Factor tão bom qto o Piece of Mind, ou Load no mesmo nível do Ride The Lightning?! Não estou dizendo que não tenha coisas boas nos anos 90.. Dehumanizer do Sabbath é sensacional, In The Shadows do Merycful Fate é lindo, mas se pegarmos no geral, vão ver que as coisas mais interessantes , ficaram no underground, pq o Metal mais "mainstream" ficou meio sem inspiração, na minha opinião.
    Então pra mim, isso é papo furado de que o "Grunge matou o Metal". Nirvana é muito mais pesado do que Winger, não concordam!? rsrsrs

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Na minha mente o grunge "venceu" o heavy metal nos anos 90 tratado-se de popularidade. Não dá pros costumes oitentistas durarem pra sempre. Nos anos 90 o metal ainda continuou(só lembrar de black metal, que dse tornou mais conhecido nessa época)e ainda continua. No caso temos que ir atrás dele via internet Hehehe até hoje lançam-se bandas novas do gênero e de boa qualidade de som :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.