Ronnie James Dio: crítica do tributo This is Your Life (2014)

Ronnie James Dio é uma das poucas unanimidades do heavy metal. Em sua longa trajetória, fez história em bandas como Rainbow, Black Sabbath e Dio, escrevendo o seu nome definitivamente no Olimpo do estilo. Seu timbre de voz privilegiado, assim como o gesto que ajudou a popularizar (com os dedos fazendo o sinal do chifre característico do metal \m/), estão na memória afetiva dos fãs e no DNA da música pesada.

This is Your Life, álbum tributo lançado pela Rhino, é uma bela homenagem ao pequeno Deus do metal. Com a participação de nomes do porte de Metallica, Rob Halford, Anthrax, Motörhead, Scorpions, Corey Taylor e outros, contém um dos elencos mais estelares já reunidos. Dio merece.

No entanto, o resultado final oscila bastante. No topo, lá em cima, temos versões excelentes como as gravadas pelo Andrenaline Mob (“The Mob Rules”), Motörhead com Biff Byford (“Starstruck”) e, sobretudo, as fenomenais releituras de Corey Taylor para “Rainbow in the Dark” e o medley executado pelo Metallica unindo as faixas “Tarot Woman”, “Stargazer”, “A Light in the Black” e “Kill the King”. No meio, covers competentes e apenas corretos como as entregues pelo Anthrax (“Neon Knights”), Halestorm (“Straight Trough the Heart”), Scorpions (“Temple of the King”), Doro (“Egypt (The Chains Are On)”), Killswitch Engage (“Holy Diver”) e Oni Logan (“I”). E, lá embaixo, regravações equivocadas em um número acima do aceitável. Nesse último bloco entram o Tenacious D com “The Last in Line” (o que essa banda, um projeto humorístico do ator Jack Black, faz aqui é um mistério para mim), Glenn Hughes conseguindo a proeza de estragar a belíssima “Catch the Rainbow” (apesar de cantar menos forçado do que nos últimos anos, Hughes desata a executar malabarismos vocais totalmente desnecessários, como se precisasse provar que ainda pode soar como há décadas atrás - o que, todos sabemos, não e mais possível) e Rob Halford em “Man on the Silver Mountain” (que, além de ter o seu riff clássico deturpado, é transformada pelo Metal God em um pseudo e equivocado power metal).

No final, o saldo é positivo, muito devido à força descomunal do repertório, que esbanja clássicos. Nesse ponto, é preciso frisar o quanto o trabalho de Dio ao lado de Ritchie Blackmore no Rainbow segue não apenas soando atual mas, sobretudo, o quão boas são as canções gravadas pela dupla nos três discos em que trabalharam juntos. Ainda que involuntariamente, o merecido tributo a Ronnie acaba respingando, de maneira mais do que justa, no genial Ritchie Blackmore, um dos maiores guitarristas da história.

Apesar dos delizes, This is Your Life vale a compra. Uma bonita homenagem a um dos artistas mais emblemáticos e influentes do heavy metal, que deixou a sua marca em todo o estilo.

Nota 7

1. Anthrax - Neon Knights
2. Tenacious D - The Last in Line
3. Adrenaline Mob - The Mob Rules
4. Corey Taylor & Friends - Rainbow in the Dark
5. Halestorm - Straight Through the Heart
6. Motörhead & Biff Byford - Starstruck
7. Scorpions - The Temple of the King
8. Doro - Egypt (The Chains Are On)
9. Killswitch Engage - Holy Diver
10. Glenn Hughes & Friends - Catch the Rainbow
11. Oni Logan & Friends - I
12. Rob Halford & Friends - Man on the Silver Mountain
13. Metallica - Ronnie Rising Medley
14. Dio - This is Your Life

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. O som que eu mais curti foi Buried Alive com o Jasta, Tenacius D só ta ai pq o Jack virou amigo do Dio.

    ResponderExcluir
  2. Também torci o nariz quando vi o Tenacious D. Mas depois que ouvi, puxa, entregaram um cover muito mais digno que o vexatório cover de Rainbow in the Dark do Corey Taylor, do Killswitch Engage, o do chatíssimo Adrenaline Mob.

    Doro e Halestorm tb achei só ok.

    Hughes e Halford entendo bem as críticas, poderiam ter feito melhor.

    Motorhead e Biff, Anthrax, Scorpions gostei muito. Do Metallica é o melhor disparado.

    ResponderExcluir
  3. Curti muito - Starstruck com Motörhead & Biff Byford. A voz do tiozinho é cativante!

    Como eu gostei muito de todas, os destaques negativos ficam por contas das já citadas Catch the Rainbow (Ah , meu querido Glenn, por que? por que?) e Tenacious D.

    ResponderExcluir
  4. Ah, tenho que destacar negativamente o assassinato de Man on the Silver Mountain. Ficou uma vergonha!!!

    ResponderExcluir
  5. Tributos são assim mesmo: dividem opiniões. Mas é super saber que Ronnie James Dio consegue reunir uma constelação de músicos para tocar suas músicas. Ele merece, aconteceu em vida (o que foi muito bom) e agora volta a acontecer. Dio Forever!

    ResponderExcluir
  6. Baixei ontem, estou ouvindo e sinceramente ainda não me empolguei com nada...ainda tenho que me "acostumar" com essas versões
    O problema de covers deste tipo é; Não era a musica de qualquer um, era de Ronnie James Dio uma das vozes mais poderosas e únicas do Metal, então o desafio é enorme

    Mas simpatizei logo de cara com a versão de I do Jimmy Bain, Mob Rules do Andrenaline Mob (não conhecia a banda)e Rainbow in the Dark do Corey Taylor mesmo não tendo o teclado que era um grande elemento na versão original

    E apesar de ter o Motorhead como banda favorita não gostei muito do cover, talvez pela voz do Biff, correta claro mas não é do meu gosto, nunca fui muito fã de Saxon

    ResponderExcluir
  7. O medley do Rainbow, gravado pelo Metallica: valeu a intenção, mas ficou muito meia-boca!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.