Apanhado death/thrash/black de abril

Apanhado death/thrash/black de abril na área. Com notícias boas, como o retorno da formação clássica do Exciter, e notícias péssimas, como o falecimento de Jason McCash, do Gates of Slumber. Uma perda não só para o doom metal, mas para o cenário subterrâneo como um todo.

A seguir, o que rolou de mais relevante nos últimos trinta dias. Desde Mayhem e 1349 até Tankard e Iron Reagan, passando pela nova música do Slayer. Aliás, o que acharam dela? Digam-nos!

Slayer

O Slayer pegou muita gente de surpresa ao já divulgar uma música nova. Primeira inédita em cinco anos, "Implode" foi apresentada ao mundo durante a participação da banda na sexta edição do Golden Gods Awards, premiação promovida em Los Angeles pela revista norte-americana Revolver.

"Implode" é curta - 3:53 - e segue a mesma linha das músicas que estiveram presentes nos últimos trabalhos do quarteto californiano, sobretudo em World Painted Blood (2009). Ela marca a primeira contribuição do guitarrista Gary Holt (Exodus) como membro efetivo no lugar do falecido Jeff Hanneman, bem como o retorno do baterista Paul Bostaph, que voltou a substituir Dave Lombardo.

Logo em seguida foi disponibilizada para streaming a versão de estúdio, que teve produção de Terry Date e coprodução de Greg Fidelman. Além disso, Kerry King e cia anunciaram o acerto para fazerem parte do cast da Nuclear Blast a partir de agora. Um novo disco, com previsão de lançamento para 2015 e no qual constará "Implode", já sairá pelo novo selo. Confira a seguir a nova canção:


Exciter

Talvez o exemplo mais palpável do que se convencionou a chamar e categorizar de speed metal, o Exciter anunciou oficialmente a retomada da formação clássica, que consiste no power trio Dan Beehler (bateria/vocal), John Ricci (guitarra) e Alan Johnson (baixo).

Os três são responsáveis pela trinca Heavy Metal Maniac (1983), Violence & Force (1984) e Long Live the Loud (1985), que chacoalhou o cenário underground dos Estados Unidos e do Canadá na primeira metade dos anos 80, funcionando como grande influência para o desenvolvimento da estética thrash metal, que também se consolidava naquele momento. Os primeiros shows da turnê de reunião já estão rolando. Um novo disco, porém, ainda não parece ter sido cogitado.

Gates of Slumber

Jason McCash, baixista e um dos fundadores do Gates of Slumber, faleceu no dia 5 de abril, aos 37 anos. A causa da morte do músico não foi revelada pela família.

Em setembro de 2013, Jason havia deixado a banda. Pouco depois, Karl Simon (guitarra) decretou o fim das atividades por não concordar em seguir sem o companheiro de longa data. Formado em 1998, o grupo vivia uma de suas melhores fases, muito por conta do excelente The Wretch (2011).

Tankard

Os maníacos por álcool do Tankard revelaram detalhes de R.I.B (Rest in Beer), seu novo e 15° álbum de estúdio. Sucessor de A Girl Called Cerveza (2012), o disco foi gravado no Studio 23, em Frankfut, e será lançado no dia 20 de junho via gravadora alemã Nuclear Blast.

A produção ficou a cargo de Michael Mainx. Já a arte da capa (veja acima) foi desenvolvida por Patrick Strogulski. Serão dez faixas, sendo que "Fooled By Your Guts" já está disponível.

1 War Cry
2 Fooled By Your Guts
3 R.I.B. (Rest In Beer)
4 Riders Of The Doom
5 Hope Can't Die
6 No One Hit Wonder
7 Breakfast For Champions
8 Enemy Of Order
9 Clockwise To Deadline
10 The Party Ain't Over 'Til We Say So


Fireborn

O Fireborn, uma espécie de supergrupo de death metal, já que conta com membros de Entombed, Unleashed e Necrophobic, se prepara para lançar o primeiro disco. Antes, a banda diivulgou a versão demo de três músicas: "The Emperor", "Shadow Realms" e "Lucifer Has Spoken". Ouça todas aqui.

Mayhem

Mais uma música do novo disco do Mayhem foi revelada. Desta vez, a lendária banda norueguesa disponibilizou para streaming a faixa "Six Seconds" (ou "VI.Sec"). Esoteric Warfare está previsto par sair em 23 de maio. O trabalho quebrará um intervalo de sete anos sem material inédito.


Misery Index

Prestes a lançar The Killing Gods, novo álbum de estúdio, o Misery Index disponibilizou para streaming via Soundcloud a faixa-título do trabalho. O quinto disco da banda norte-americana foi gravado no Wright Way, em Baltimore, e deve sair no dia 23 de maio. Ouça aqui.

Vader

"Where Angels Weep", nova música do Vader e que estará no track list de Tibi Et Igni, próximo disco da banda, foi lançada em forma de lyric video. Já o disco sai agora já no fim de maio via Nuclear Blast. Será o 11° trabalho de estúdio do grupo. Gravado em Bialystok, na Polônia, o play foi produzido por Wojtek e Slawek Wiesawski no Hertz Studio. A arte da capa ficou a cargo de Joe Petagno, famoso por ter desenvolvido o logo do Motörhead. Ouça abaixo:


Iron Reagan

Formado por membros de nomes como Municipal Waste, Mammoth Grinder, Cannabis Corpse, Suppresion e Darkest Hour, o Iron Reagan lançou em abril o EP Spoiled Identity, que conta com um total de faixas e está disponível na íntegra no próprio Bandcamp da banda.

1 Tounge Tied
2 The Living Skull
3 I'm Regret
4 Zero Gain
5 One Shovel Short Of A Funeral
6 Spoiled Identity
7 Your Kids an Asshole
8 The Hungry Male (Of Wall St.)
9 Cops Don't Like Me, I Don't Like Cops
10 Declaration Of War
11 I Spit on Your Face/Grave
12 Court Adjourned
13 The Hill Witch


Impaled Nazarene

O Impaled Nazarene soltou um lyric video para "Vigorous And Liberating Death", música que estará presente no disco homônimo, previsto para ser lançado em 14 de maio via Osmose Productions. Será o 12° álbum de estúdio dos finlandeses, que estão na estrada desde 1990. A arte da capa foi feita por Taneli Jarva e está estampada ao fundo do vídeo. O track list será composto por 13 faixas:

1 King Reborn
2 Flaming Sword Of Satan
3 Pathological Hunger For Violence
4 Vestal Virgins
5 Martial Law
6 Riskiarvio
7 Apocalypse Principle
8 Kuoleman Varjot
9 Vigorous And Liberating Death
10 Drink Consultation
11 Dystopia A. S.
12 Sananvapaus
13 Hostis Humani Generis


1349

Os noruegueses do 1349 pretendem lançar disco novo ainda em 2014. Antes disso, a banda divulgou "Slaves", um single digital em forma de lyric video.


Lost Society

Os garotos finlandeses do Lost Society divulgaram o clipe de "Terror Hungry", faixa homônima ao novo álbum da banda, lançado no início de abril. Assista:


Den Saakaldte

Após hiato de cinco anos, os noruegueses do Den Saakaldte retornam com seu segundo álbum de estúdio: Kapittel II: Faen i Helvete. O novo disco, calcado no black metal tão comum no país, será lançado entre maio e junho via Agonia Records. O track lista terá sete faixas.

1 Din Siste Dag
2 Forbanna Idioter
3 Du Selvproklamerte Misjonær
4 Endeløst Øde
5 Djevelens Verk
6 Som Ett Arr på Sjelen
7 Ondskapens Nødvendighet

Aborted

"Coffin Upon Coffin", música do recém-lançado The Necrotic Manifesto, disco novo dos belgas do Aborted, foi contemplada com um lyric video. Assista abaixo:


Por Guilherme Gonçalves

Comentários

  1. Putz... se antes já era uma péssima notícia o fim do The Gates of Slumber imagina agora com a morte do baixista? Q perda.

    Outro grande apanhado. O Álbum do Aborted pode ser considerado o melhor de Death nesse ano, tranquilo!!

    Essa nova canção do Slayer tá similar com a nova do Judas: Mais do mesmo!!!!

    Humor negro: Precisou alguém morrer p vcs falarem algo de Doom Metal!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.