Apanhado death/thrash/black de maio

Já estamos quase na metade de junho, mas ainda vale destacar o que rolou de mais interessante em maio. Notícias com cheiro de mofo sobre os subterrâneos do death, thrash e black metal.

A começar pelo belo cast do Zoombie Ritual Festival em 2014, que promete dar o que falar. Tem também notas sobre discos e músicas novas, mudanças de formação, vídeos e demais infos sobre bandas nacionais e gringas. Um verdadeiro apanhado, como o nome em si sugere.

Zoombie Ritual

Foi divulgado o cast (quase) completo da edição de 2014 do Zoombie Ritual, festival realizado anualmente em Rio Negrinho (SC) e que, há pelo menos duas temporadas, figura como o maior e melhor evento especializado em heavy metal no Brasil.

Desta vez, o Zoombie ganha mais uma data e passa a ter quatro dias de shows - 11, 12, 13 e 14 de dezembro. Os principais headliners serão: Destruction, Terrorizer, Incantation e Onslaught. Destaque também para M:Pire of Evil, Enthroned, Belphegor, Artillery, Whiplash e alguns nomes veteranos do cenário nacional, como Harppia, Salário Mínimo, Overdose, Sexthrash, Headhunter DC, dentre outros.

No entanto, há ainda a expectativa pelo anúncio de mais uma grande banda e que, de acordo com a produção do festival, seria a maior atração desta edição.

Nos seis anos anteriores, passaram pela bucólica Fazenda Evaristo, responsável por sediar o Zoombie Ritual, nomes como Kreator, Vader, Benediction, Malevolent Creation, Tim Ripper Owens, Vital Remains, Dark Funeral, Gamma Bomb e The Accüsed.

Veja o cartaz oficial, com mais informações sobre o cast, bem como preço e venda de ingressos. Apesar de constar o nome do Krisiun, a banda não irá se apresentar.


Incantation

Por falar em Incantiaon, a banda capitaneada pela mago John McEntee está prestes a soltar um novo álbum. Dirges of Elysium será o décimo trabalho de estúdio do grupo norte-americano e tem previsão de lançamento para este mês de junho.

Sucessor do excelente Vanquish in Vengeance (2012), Dirges of Elysium já teve capa e track list divulgados. "Carrion Prophecy" está disponível para streaming.

1 Dirges of Elysium  
2 Debauchery
3 Bastion of a Plague Soul 
4 Carrion Prophecy  
5 From a Glaciate Womb 
6 Portal Consecration 
7 Charnel Grounds  
8 Impalement of Divinity  
9 Dominant Ethos
10 Elysium (Eternity Is Nigh)


Belphegor

Quem também estará no Zoombie e prepara novo disco é o Belphegor. Sucessor de Blood Magick Necromance (2011), Conjuring the Dead sai em agosto e foi gravado no renomado Mana Recording Studios, na Florida, sob a batuta de Erik Rutan, do Hate Eternal, e que já cuidou de albuns de nomes clássicos no death metal, como Morbid Angel e Cannibal Corpse.

Trata-se do décimo trabalho de estúdio dos austríacos, que já revelaram o track list e a arte da capa, desenvolvida mais uma vez pelo grego Anthon Siro Seth.

01 Gasmask Terror
02 Conjuring The Dead
03 In Death
04 Rex Tremendae Majestatis
05 Black Winged Torment
06 The Eyes
07 Legions Of Destruction
08 Flesh, Bones And Blood
09 Lucifer, Take Her!
10 Pactum In Aeternum


Triptykon e H.R. Giger

Devido ao estreito relacionamento com o surrealista H.R Giger, falecido em 12 de maio após graves lesões decorrentes de uma queda, Thomas Gabriel Fischer cancelou o show que o Triptykon faria no Maryland Deathfest, em Baltimore, nos Estados Unidos.

O artista suíço foi o responsável não apenas pela arte da capa dos dois discos do Triptykon, Eparistera Daimones (2010) e Melana Chasmata (2014), mas também pelo desenho que estampa uma das obras-primas do Celtic Frost: To Mega Therion (1985) - veja abaixo. A proximidade entre Tom e Giger, conterrâneos, se dá desde o início dos anos 80, na época do Hellhammer.


Apokalyptic Raids, Whipstriker e Farscape

Apokalyptic Raids, Whipstriker e Farscape, três pilares da cena underground no Rio de Janeiro, anunciaram uma turnê conjunta pela Europa no segundo semestre. O giro vai passar por Alemanha, Itália, Áustria, República Tcheca, Bélgica e França.

O Apokalyptic Raids está em fase de composição de seu quinto álbum, sucessor do ótimo Vol. 4: Phonocopia (2010). Whipstriker e Farscape lançaram trabalhos novos no ano passado: Troopers of Mayhem e Primitive Blitzkrieg, respectivamente.

Avatarium

Mesmo ainda colhendo frutos de seu aclamado e auto-intitulado álbum de estreia, lançado no fim de 2013, o Avatarium anunciou que já começou a gravar o sucessor. Ainda sem nome definido, o novo trabalho tem previsão para sair nos últimos meses deste ano.

O Avatarium é um projeto recente de Leif Edling, baixista e mente maligna por trás da lenda chamada sueca Candlemass. Destaque total para a bela vocalista Jennie-Ann Smith, que canta muito bem e eleva a música da banda a um patamar altíssimo.

Origin

O Origin lança em julho seu sexto álbum de estúdio, Omnipresent, que sairá pela Nuclear Blast e terá 13 faixas, dentre elas um cover do S.O.D.: "Kill Yourself". Algumas músicas já estão disponíveis: "Manifest Desolate", via streaming, e "All Things Dead", que ganhou lyric video - veja abaixo.

1 All Things Dead
2 THRALL:FULCRUM:APEX
3 Permanence
4 Manifest Desolate
5 Absurdity of What I Am
6 Source of Icon O
7 Continuum
8 Unattainable Zero
9 Redistribution of Filth
10 Obsolescence
11 Malthusian Collapse
12 The Indiscriminate
13 Kill Yourself (S.O.D. cover)


Ressonância Mórfica

O Ressonância Mórfica divulgou a bela capa de seu novo disco, Mapinguari. A arte foi desenvolvida por Luiz Souza, guitarrista da banda. A previsão de lançamento do trabalho, sucessor de Agregados Onímodos Malditos (2005), é para os próximos meses.


Vallenfyre

O Vallenfyre, quarteto formado por membros de Paradise Lost, Doom, My Dying Bride e At The Gates, divulgou no último mês o vídeo de "Splinters", música que dá nome ao segundo álbum da banda e que foi lançado no início de maio. Confira!


Goatwhore

Prestes a soltar Constricting Rage of the Merciless, seu sexto álbum de estúdio, o Goatwhore lançou o lyric vídeo de "FBS", uma das dez músicas que irão compor o track list. A capa do novo trabalho também já foi revelada e pode ser vista acima.


Cemitério

One man band formada por Hugo Golon, o Cemitério está prestes a lançar seu debut homônimo. O disco de estreia sai na próxima sexta-feira, 13 de junho, via Kill Again Records e já teve a arte da capa e o track list divulgados. Tudo baseado em filmes clássicos de terror.

As 11 músicas foram compostas, gravadas e produzidas por Hugo, que, como baterista, coleciona passagens por bandas emblemáticas: Em Ruínas, Apokalyptic Raids, Side Effects, Farscape, Blasthrash, Infect e Toxic Holocaust (durante turnê no Brasil).


Warbringer

John Kevill, vocalista do Warbringer, anunciou que John Laux (guitarrista) e Carlos Cruz (bateria), não fazem mais parte da banda. Ao que tudo indica, a opção partiu dos próprios músicos. Kevill afirmou não descarta encerrar as atividades do grupo, formado em Ventura, Califórnia, em 2004.

O Warbringer surgiu como uma grande promessa do thrash metal norte-americano, mas jamais conseguiu fazer jus à atenção que recebeu no início de sua trajetória. Ao todo lançou quatro discos, sendo IV: Empires Collapse (2013) o mais recente.

Behemoth

Por problemas com visto, o Behemoth teve cancelada parte de uma turnê de três semanas pela Rússia e, em seguida, também foi obrigado a deixar o país. Os músicos chegaram a passar uma noite sob custódia no serviço de imigração de Yekaterinburg.

De acordo com Nergal, guitarrista, vocalista e líder da banda, o que houve foi uma confusão sobre o tipo de documentação necessária para o período de shows.

Assassin

Mudanças no Assassin, que anunciou a saída Robert Gonnella, vocalista original e que gravou toda a discografia da banda, incluindo o clássico The Upcoming Terror (1987). Gonella esteve nas duas fases do grupo: de 1983 a 1989 e, posteriormente, entre 2002 e 2014. O novato Ingo Bajonczak foi recrutado e já assumiu o posto.

Loudblast

"Ascending Straight In Circles", presente no recém-lançado Burial Ground, sexto disco de estúdio do Loudblast, ganhou um vídeo, que pode ser conferido a seguir.


Por Guilherme Gonçalves

Comentários

  1. Avatarium é muito foda.... atmosférico e riffs totalmente Black Sabbath.

    ResponderExcluir
  2. Não é muito minha praia, então, além de ter boiado, não me interessei muito. Mas aproveito pra mencionar o disco Hail Death, do Black Anvil. Algo meio black and roll...

    ResponderExcluir
  3. Goatwhore é uma banda que a cada disco vai melhorando consideravelmente... valeu

    ResponderExcluir
  4. Essa nova música do Incantation parece que saiu direto das profundezas do inferno. Pelo jeito vai manter o nível do Vanquish in Vengeance.

    ResponderExcluir
  5. Concordo, Alissön!

    Expectativa grande por esse disco. E pelo show deles no Zoombie!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.